tomatico.com.br

Gestão de compras: saiba como fazer

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

14/01/2021

Sete passos são importantes para uma gestão de compras eficiente

Acertar as compras da empresa é um desafio para muitos empreendedores. E é a gestão de compras eficiente que garante estoques em níveis rentáveis. Consequentemente, um fluxo de caixa positivo.

Quanto mais eficiente é a gestão de compras, menos recursos do capital de giro o empreendedor precisa utilizar para suprir necessidades financeiras de compra de estoque.

Essa eficiência acaba se reverberando em mais economia e mais dinheiro em caixa é sempre um alívio, além de uma possibilidade de ter recursos para investimentos.

Para manter a gestão de compras eficiente é importante seguir alguns passos

Entenda a sazonalidade do negócio

É importante entender os momentos de pico e queda de vendas. Isso faz com que haja um melhor planejamento das compras da empresa.

Planeje a data das compras

A organização das compras em uma ou duas datas do mês ajuda no planejamento. Isso acaba evitando acúmulo de estoque e pode, inclusive, render descontos com os fornecedores pelo volume comprado.

Mantenha um registro de vendas

É importante o empreendedor saber exatamente a quantidade de mercadorias que está saindo da sua empresa. Com isso, o estoque não ficará desfalcado e essa informação ajudará nos próximo pedidos.

Fique de olho no estoque

Analisar o estoque com frequência pode ajudar o empreendedor a aumentar a receita. O que está vendendo bem pode indicar uma tendência e, talvez, seja interessante aumentar a compra daquele determinado tipo de produto. Já a mercadoria encalhada, talvez seja hora de pensar em uma promoção.

Separe os produtos por categorias

A categorização dos produtos ajuda o empreendedor a visualizar mais facilmente o que está sendo vendido e o que não está. Isso ajudará nas próximas compras.

Tenha fornecedores alternativos

É importante ter uma lista de fornecedores confiáveis. Ter alternativas para não depender somente de poucos.

Conheça os preços praticados

Também é relevante que o empreendedor se mantenha informado sobre os preços das mercadorias que precisa comprar praticados pelo mercado. Isso ajudará a ter uma gestão de compras mais eficiente. Sabendo disso, é possível aproveitar promoções – só tome cuidado para não exagerar e inflar o estoque.