tomatico.com.br

Dicas úteis para aprender como superar a crise financeira

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

10/11/2020
como superar a crise financeira

É difícil encontrar um empreendedor que nunca tenha enfrentado dificuldades no negócio. Os desafios fazem parte da trajetória de qualquer empresa, e alguns deles, aliás, são uma dor constante. É por isso que todos devem estar preparados e saber como superar a crise financeira quando ela se aproximar.

Isso porque a gestão financeira foi apontada como um dos principais desafios do empreendedor brasileiro em um levantamento feito pela Endeavor, organização global de apoio ao empreendedorismo. Para 10% dos quase mil donos de empresas ouvidos, aliás, esse é o principal desafio. Entre esses, 48% sentem que seus custos estão aumentando acima da receita por conta da inflação. Outros três grandes desafios ligados à gestão financeira também foram citados pelos empreendedores:

  • Capital de giro e fluxo de caixa.
  • Planejamento orçamentário.
  • Contabilidade e auditoria.

Superar a crise financeira requer analisar gestão de custos e estratégia operacional

Em ano de crise, como o que estamos vivendo, fazer a gestão financeira se torna um desafio ainda maior.

Para superar a crise financeira em um momento como o atual, o empreendedor precisa reestruturar as finanças e a operação, para fazer a empresa sobreviver. Não é algo simples, mas que precisa ser encarado de frente.

O primeiro passo é fazer um diagnóstico da situação financeira da empresa, analisando o fluxo de caixa, as dívidas e fazendo projeções de receita alinhadas ao novo cenário. A recomendação é fazer projeções para até 12 meses, mas com cenários de mais curto prazo – semanais e até diários se forem necessários, o que depende do tipo do negócio. Com os números detalhados é possível identificar a necessidade de reduzir custos, negociar com fornecedores, alongar prazos de pagamentos etc.

Também se faz necessário fazer um diagnóstico operacional, para analisar o ajuste que precisa ser feito na operação com a queda no consumo. Como o cenário é de incertezas, é importante tomar decisões que mantenham a empresa preparada para enfrentar a turbulência e ainda navegar na retomada.  

Avalie ainda o quão importante é, nesse momento de crise, contratar uma nova linha de crédito empresarial. O recurso financeiro externo pode ajudar a manter o fluxo de caixa saudável.

Se tem dúvidas de qual é o melhor caminho a seguir, converse com outros empreendedores e veja as decisões que eles tomaram. Compartilhar experiências pode ajudar a empresa a superar a crise financeira e se preparar para a retomada da economia.