tomatico.com.br

5 dicas úteis para reduzir custos na empresa

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

06/07/2020

Cada real conta. Um bom empreendedor não pode ter preguiça de fazer contas ou menosprezar a importância de fazer uma boa gestão financeira: para o sucesso do negócio, é de extrema relevância ter muito clara a estimativa de faturamento da empresa e onde estão os gastos. Isso é importante porque somente com esses números detalhados em mãos é possível saber como reduzir custos na empresa.

Como reduzir custos na empresa em 5 dicas

Detalhe os custos do empreendimento

O primeiro passo é bem básico e fundamental: tenha claro quais são os custos fixos e variáveis do negócio. Os fixos são aqueles gastos recorrentes, como despesa com aluguel, contas de consumo (água, luz e internet), salário dos funcionários, etc. Já os variáveis são aqueles que, como o nome diz, variam e não acontecem todos os meses. Aqui entram os custos para produzir mercadorias e a comissão dos vendedores, por exemplo. É importante registrar todos os custos da empresa – pode ser até em uma simples planilha eletrônica, mas essa regra básica da gestão de custos é o início do caminho para uma eficaz redução de custos.

Analise os custos que você detalhou

O segundo passo é dedicar um tempo para analisar todos os custos listados na etapa anterior. Ao fazer essa leitura criteriosa e atenta será possível identificar gastos desnecessários, que podem ser cortados, e despesas que estão acima do ideal, para assim partir para uma readequação de valores.

Renegocie com fornecedores

Ao identificar gastos que estão acima do que você considera ideal, procure seus fornecedores e inicie uma negociação. Faça, antes, uma pesquisa de mercado para chegar na negociação já com uma proposta. Essa renegociação vale, inclusive, para os custos fixos com telefonia, internet e instituições financeiras – quase sempre passíveis de redução de custos.

Veja onde mais é possível reduzir custos na empresa

Aqui o leque é bastante amplo e provavelmente há espaço para cortar gastos. Pode ser com o volume de impressões – e aí cabe uma conscientização dos funcionários sobre esse assunto -, a quantidade de descartáveis – muitas empresas já pedem que seus colaboradores usem a própria garrafa de água ou caneca – e até com a conta de energia elétrica, lembrando a equipe diariamente sobre a importância de o último a sair desligar o ar condicionado. Também vale olhar com atenção os custos que a empresa tem com impostos. Uma boa conversa com seu contador pode ajudá-lo a fazer um planejamento tributário mais eficaz.

Estabeleça metas de redução de custos

Para tornar a gestão de custos mais eficaz, vale a pena estabelecer metas a serem alcançadas, tanto para os custos fixos como para os variáveis. Dessa forma você se força a dedicar tempo e energia para esse assunto. Tenha claro que não existe uma boa gestão de custos sem disciplina.