tomatico.com.br

Black Friday Brasil: como preparar seu negócio para esta data?

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

30/09/2021

Entenda como a Black Friday pode ajudar a expandir o seu negócio e como se preparar para essa data!

Black Friday Brasil - como preparar seu negócio para esta data

A primeira Black Friday Brasil aconteceu em 2010 e foi totalmente online, consolidando um evento importante para o mercado.

Desde então, o comércio utiliza a data para aquecer as vendas de fim de ano. Além disso, é uma ótima oportunidade para divulgar o negócio e atrair mais clientes.

Afinal, a cada ano que passa, os consumidores ficam mais atentos a esse período, reservando o momento para fazer suas compras por um preço melhor. Mas você sabe o que é e como funciona essa data?

Neste post, você descobrirá as respostas para essas perguntas e entenderá como preparar o seu negócio para aproveitar o evento. Acompanhe!

O que é a Black Friday?

É bastante comum falar em Black Friday no mercado varejista e entre os clientes. Trata-se de uma data destinada a grandes promoções com descontos mais atrativos. Ela teve origem nos Estados Unidos, sendo a data que abre o período de compras de Natal.

Por conta dos grandes saldões, em que os estabelecimentos com ofertas e preços baixos atraem filas imensas de consumidores, o costume se espalhou pelo mundo.

No Brasil, o evento começou pelo e-commerce, mas conquistou clientes e empresários, chegando também às lojas físicas.

Como ela funciona?

Como você conferiu, ela surgiu a partir da abertura do período norte-americano de compras de Natal. Por essa razão, acontece um dia depois do Dia de Ação de Graças — feriado comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro.

Na Black Friday Brasil, é comum que as lojas online ofereçam descontos logo nos primeiros minutos da sexta-feira. Portanto, os consumidores mais assíduos ficam à espera dos preços baixos.

Ainda, vale saber que muitos comércios já reduzem os preços alguns dias antes, complementando com ofertas específicas na sexta-feira.

Também há a Cyber Monday, evento que acontece segunda-feira depois da Black Friday com foco em descontos concedidos pelos e-commerces.

Quais são as oportunidades que ela pode trazer para o comércio?

Agora que você já sabe o que é e como funciona a Black Friday Brasil, é possível notar que ela traz vantagens para os clientes. Entretanto, a data também gera oportunidades para o negócio.

Veja os benefícios de aderir à promoção!

Aumentar o faturamento

Por conta dos descontos, a Black Friday costuma aumentar as vendas. Como a data já é tradicional, os consumidores já estão familiarizados com as ofertas e se preparam financeiramente para fazer compras.

Inclusive, essa pode ser uma boa ocasião para queimar estoque e vender o que está parado.

Atrair novos clientes

Com preços mais acessíveis, a loja tem a chance de mostrar seus produtos e diferenciais para atrair novos clientes. Com isso, surge uma oportunidade para captar leads e trabalhar em estratégias para fidelização de consumidores.

Como se preparar para a Black Friday?

Embora a Black Friday Brasil aconteça somente em novembro, o varejista que deseja aproveitar essa oportunidade deve se preparar nos meses anteriores.

Isso porque não basta reduzir os preços. Também é preciso montar uma boa estratégia financeira, operacional e de marketing.

Descubra como se organizar para essa época do ano!

Analise os produtos

O primeiro passo para se preparar é analisar os produtos que entrarão em promoção. Para isso, é interessante conferir quais possuem uma margem de lucro, permitindo descontos atrativos sem prejudicar os ganhos da empresa.

Além disso, separe os itens que têm venda sazonal e que em breve estarão com pouca saída. Por exemplo, roupas e sapatos de inverno, já que a Black Friday ocorre próxima ao verão. Nesse caso, eles se tornam ainda mais atrativos com os descontos, ajudando a escoar o estoque.

Invista em marketing

O marketing é essencial para as vendas, e na Black Friday isso não é diferente. Ao mesmo tempo, os canais digitais estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. Isso significa que muitos clientes serão atraídos até a loja por meio do marketing digital.

Se você ainda não investiu nessa área, como site, blog e redes sociais, considere atualizar as suas estratégias. Essas plataformas funcionam como uma vitrine online e um canal de relacionamento direto e estreito com o cliente. Ademais, é uma forma efetiva de captar e atrair consumidores.

Anuncie os descontos

Considerando a importância do marketing, é fundamental que a empresa se organize para fazer a divulgação dos descontos. Como você aprendeu, muitos consumidores acompanham as oportunidades antes mesmo da data oficial.

Portanto, divulgar as promoções antes é uma forma de chamar a atenção do consumidor. E não se esqueça de garantir descontos verdadeiros: como os clientes tendem a acompanhar os preços, ofertas que não refletem a realidade podem ter o efeito oposto na sua estratégia.

Prepare sua equipe para o aumento de vendas

Por conta da popularidade e oportunidades de compras a ótimos preços, as vendas na Black Friday podem ser surpreendentes. Em 2020, por exemplo, o faturamento da data movimentou 4 bilhões de reais somente na internet. Isso representou um crescimento de 25% em relação a 2019.

Logo, é imprescindível preparar a equipe para esse pico nas vendas. Caso contrário, você pode enfrentar problemas e obter o efeito negativo.

Por exemplo, a falta de estoque e de controle nas vendas podem gerar cancelamentos por ausência de produtos suficientes para as compras realizadas.

Vale destacar que as dificuldades resultantes de despreparo da loja costumam deixar o cliente insatisfeito e prejudicar a imagem do negócio. E se a loja é física, vale fazer a contratação de vendedores temporários para auxiliar os efetivos.

Também é importante ter um bom esquema de reposição de estoque e de atendimento. Já no e-commerce, é fundamental que o site esteja funcionando adequadamente, suporte um grande número de acessos e ofereça uma boa experiência de compra também via smartphone.

Durante a leitura, você entendeu que a Black Friday Brasil pode ser uma grande oportunidade para o seu negócio. Além de alavancar as vendas, esse é um meio de divulgação do comércio, de captação e de fidelização de clientes.

Portanto, vale a pena se preparar para essa data tão importante no varejo!

Quer saber mais sobre empreendedorismo e novidades no setor? Siga nossas páginas nas redes sociais — estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!