Black Friday Brasil: como preparar seu negócio para esta data?
Tempo estimado de leitura: 6 minutos
Entenda como a Black Friday pode ajudar a expandir o seu negócio e como se preparar para essa data!
A primeira Black Friday Brasil aconteceu em 2010 e foi totalmente online, consolidando um evento importante para o mercado.
Desde então, o comércio utiliza a data para aquecer as vendas de fim de ano. Além disso, é uma ótima oportunidade para divulgar o negócio e atrair mais clientes.
Afinal, a cada ano que passa, os consumidores ficam mais atentos a esse período, reservando o momento para fazer suas compras por um preço melhor. Mas você sabe o que é e como funciona essa data?
Neste post, você descobrirá as respostas para essas perguntas e entenderá como preparar o seu negócio para aproveitar o evento. Acompanhe!
O que é a Black Friday?
É bastante comum falar em Black Friday no mercado varejista e entre os clientes. Trata-se de uma data destinada a grandes promoções com descontos mais atrativos. Ela teve origem nos Estados Unidos, sendo a data que abre o período de compras de Natal.
Por conta dos grandes saldões, em que os estabelecimentos com ofertas e preços baixos atraem filas imensas de consumidores, o costume se espalhou pelo mundo.
No Brasil, o evento começou pelo e-commerce, mas conquistou clientes e empresários, chegando também às lojas físicas.
Como ela funciona?
Como você conferiu, ela surgiu a partir da abertura do período norte-americano de compras de Natal. Por essa razão, acontece um dia depois do Dia de Ação de Graças — feriado comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro.
Na Black Friday Brasil, é comum que as lojas online ofereçam descontos logo nos primeiros minutos da sexta-feira. Portanto, os consumidores mais assíduos ficam à espera dos preços baixos.
Ainda, vale saber que muitos comércios já reduzem os preços alguns dias antes, complementando com ofertas específicas na sexta-feira.
Também há a Cyber Monday, evento que acontece segunda-feira depois da Black Friday com foco em descontos concedidos pelos e-commerces.
Quais são as oportunidades que ela pode trazer para o comércio?
Agora que você já sabe o que é e como funciona a Black Friday Brasil, é possível notar que ela traz vantagens para os clientes. Entretanto, a data também gera oportunidades para o negócio.
Veja os benefícios de aderir à promoção!
Aumentar o faturamento
Por conta dos descontos, a Black Friday costuma aumentar as vendas. Como a data já é tradicional, os consumidores já estão familiarizados com as ofertas e se preparam financeiramente para fazer compras.
Inclusive, essa pode ser uma boa ocasião para queimar estoque e vender o que está parado.
Atrair novos clientes
Com preços mais acessíveis, a loja tem a chance de mostrar seus produtos e diferenciais para atrair novos clientes. Com isso, surge uma oportunidade para captar leads e trabalhar em estratégias para fidelização de consumidores.
Como se preparar para a Black Friday?
Embora a Black Friday Brasil aconteça somente em novembro, o varejista que deseja aproveitar essa oportunidade deve se preparar nos meses anteriores.
Isso porque não basta reduzir os preços. Também é preciso montar uma boa estratégia financeira, operacional e de marketing.
Descubra como se organizar para essa época do ano!
Analise os produtos
O primeiro passo para se preparar é analisar os produtos que entrarão em promoção. Para isso, é interessante conferir quais possuem uma margem de lucro, permitindo descontos atrativos sem prejudicar os ganhos da empresa.
Além disso, separe os itens que têm venda sazonal e que em breve estarão com pouca saída. Por exemplo, roupas e sapatos de inverno, já que a Black Friday ocorre próxima ao verão. Nesse caso, eles se tornam ainda mais atrativos com os descontos, ajudando a escoar o estoque.
Invista em marketing
O marketing é essencial para as vendas, e na Black Friday isso não é diferente. Ao mesmo tempo, os canais digitais estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. Isso significa que muitos clientes serão atraídos até a loja por meio do marketing digital.
Se você ainda não investiu nessa área, como site, blog e redes sociais, considere atualizar as suas estratégias. Essas plataformas funcionam como uma vitrine online e um canal de relacionamento direto e estreito com o cliente. Ademais, é uma forma efetiva de captar e atrair consumidores.
Anuncie os descontos
Considerando a importância do marketing, é fundamental que a empresa se organize para fazer a divulgação dos descontos. Como você aprendeu, muitos consumidores acompanham as oportunidades antes mesmo da data oficial.
Portanto, divulgar as promoções antes é uma forma de chamar a atenção do consumidor. E não se esqueça de garantir descontos verdadeiros: como os clientes tendem a acompanhar os preços, ofertas que não refletem a realidade podem ter o efeito oposto na sua estratégia.
Prepare sua equipe para o aumento de vendas
Por conta da popularidade e oportunidades de compras a ótimos preços, as vendas na Black Friday podem ser surpreendentes. Em 2020, por exemplo, o faturamento da data movimentou 4 bilhões de reais somente na internet. Isso representou um crescimento de 25% em relação a 2019.
Logo, é imprescindível preparar a equipe para esse pico nas vendas. Caso contrário, você pode enfrentar problemas e obter o efeito negativo.
Por exemplo, a falta de estoque e de controle nas vendas podem gerar cancelamentos por ausência de produtos suficientes para as compras realizadas.
Vale destacar que as dificuldades resultantes de despreparo da loja costumam deixar o cliente insatisfeito e prejudicar a imagem do negócio. E se a loja é física, vale fazer a contratação de vendedores temporários para auxiliar os efetivos.
Também é importante ter um bom esquema de reposição de estoque e de atendimento. Já no e-commerce, é fundamental que o site esteja funcionando adequadamente, suporte um grande número de acessos e ofereça uma boa experiência de compra também via smartphone.
Durante a leitura, você entendeu que a Black Friday Brasil pode ser uma grande oportunidade para o seu negócio. Além de alavancar as vendas, esse é um meio de divulgação do comércio, de captação e de fidelização de clientes.
Portanto, vale a pena se preparar para essa data tão importante no varejo!
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