tomatico.com.br

As melhores práticas de controle financeiro empresarial

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

04/11/2020
controle financeiro empresarial

Qualquer empreendedor que queira ter dinheiro para desenvolver o próprio negócio e aproveitar as oportunidades que surgirem precisa fazer um controle financeiro empresarial eficiente. Isso porque essa gestão financeira adequada permite manter uma reserva de caixa, que pode ser usada em momentos oportunos.

Mas, claro, é sempre mais fácil falar do que fazer.

Muitos donos de pequenas e médias empresas precisam se desdobrar para conseguir manter o negócio vivo, atuando em várias frentes ao mesmo tempo, lidando com crises econômicas, e falta tempo para se dedicar ao controle dos gastos e à gestão financeira.

Dicas para um controle financeiro empresarial eficiente

De alguma forma, no entanto, o empreendedor precisa encontrar tempo para fazer a gestão dos custos e o planejamento financeiro. Só assim para conseguir parar de apagar incêndios e ter reservas financeiras para aproveitar boas oportunidades e alavancar o negócio. Se conseguir reservar um tempinho para se dedicar ao controle financeiro empresarial, veja as dicas abaixo, que podem ajudar nessa árdua tarefa.

Detalhe os custos da empresa

A primeira coisa a se fazer é detalhar os custos da empresa, tanto os fixos como os variáveis. Registre tudo, pois só assim será possível saber onde estão os gastos desnecessários e aqueles passíveis de renegociação. Uma dica que pode ajudar é estabelecer metas mensais de controle de gastos. Essa ação pode melhorar a rentabilidade da empresa.

Analise o fluxo de caixa

Com a lista de custos em mãos, veja as previsões de entrada de dinheiro e analise como está o fluxo de caixa da empresa. Essa análise permite saber qual é a necessidade de capital de giro da empresa e, caso essa frente esteja deficitária, tomar decisões para que entre nos eixos.

Faça o planejamento financeiro

Planejar é sempre uma boa medida para evitar surpresas desagradáveis. Com todas as informações que você coletou nas duas etapas anteriores é possível fazer um planejamento financeiro para os próximos meses, identificando se será viável começar a fazer uma reserva financeira.

Crie uma reserva financeira

A partir do momento que o empreendedor identificou no planejamento financeiro que há margem para começar a fazer uma reserva financeira, é hora de colocar isso em prática. Ter esse fundo dá um grande alívio, pois ele pode ser usado para emergências, situações mais difíceis e até mesmo para aproveitar oportunidades e fazer o negócio se desenvolver e lucrar ainda mais. O segredo aqui é manter a rotina de guardar o dinheiro excedente e investi-lo de forma a conseguir retorno financeiro com ele.

Boa sorte nas contas!