tomatico.com.br

Aumenta a necessidade por empréstimo empresarial

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

28/10/2020
aumenta a necessidade por empréstimo empresarial

O impacto da pandemia causada pelo novo coronavírus nas micro, pequenas e médias empresas foi intenso e uma das consequências desse cenário foi um aumento da necessidade por empréstimo empresarial.

Segundo uma pesquisa feita pelo Sebrae, organização de apoio aos pequenos negócios, com mais de 6 mil empreendedores de todos os estados brasileiros em junho, 28% das empresas ouvidas tinham dívidas ou financiamentos em aberto e estavam conseguindo arcar em dia com os pagamentos, enquanto 40% estavam atrasando os compromissos.  

Ao longo da pandemia nota-se que aumentou a quantidade de empresas endividadas. Segundo a pesquisa, a porcentagem de empresas que não tinham dívidas ou financiamento caiu de 39% em abril para 32% em junho – um reflexo claro da crise.

Ainda de acordo com o levantamento do Sebrae, aumentou consideravelmente a porcentagem de empresas que já tentou buscar crédito empresarial desde o começo da pandemia. Em março, 30% haviam tentado algum crédito. Em junho, 46% – o que em uma amostra ampliada levando em conta o universo total de 17,2 milhões de pequenos negócios do país representaria 7,9 milhões de empresas. Entre as microempresas e empresas de pequeno porte a porcentagem dos negócios que já tentaram um crédito empresarial é ainda maior: 57%.

Mas uma coisa são as empresas que tentaram crédito no mercado, outra são as que efetivamente conseguiram.

Mais empresas conseguiram empréstimo empresarial

De acordo com os dados levantados pelo Sebrae, em março, 11% haviam conseguido, de fato, o crédito empresarial. Em junho essa porcentagem subiu para 18%. De qualquer forma, a parcela de pequenos negócios que tentam e não conseguem o crédito para pequenas empresas é elevada: 57% em junho.

A principal barreira para o acesso ao crédito empresarial é a negativação, seja da pessoa jurídica ou da pessoa física (29%, somadas). Mas também aparecem como barreiras a falta de garantias ou de avalistas e as altas taxas de juros, que acabam tornando a parcela inviável.

A boa notícia para o empreendedor é que existem alternativas de crédito empresarial no mercado que são menos burocráticas por não exigirem garantias e não barrarem os negativados logo de cara. O Tomático é uma delas: a plataforma trabalha com parcelas flexíveis, que se adequam ao fluxo de caixa da empresa.

Quer saber mais? Acesse o FAQ e tire todas as suas dúvidas.