tomatico.com.br

Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa: um raio-x do setor no Brasil

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

05/10/2020
micro e pequena empresa

No dia 5 de outubro comemora-se o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, uma data que merece toda atenção, afinal, esses negócios são parte relevante da economia do país. As micro e pequenas empresas representam 98% do universo empresarial brasileiro e respondem por 27% de tudo o que é produzido no país, segundo dados levantados pelo Sebrae, organização de apoio aos pequenos negócios. Esses micro e pequenos empreendedores são responsáveis por 52% dos empregos gerados no Brasil e por 40% da massa salarial.

Essas empresas fazem parte do dia a dia de qualquer brasileiro: são padarias, pet shops, lojas de roupas, de sapatos, perfumarias, prestadores de serviços de tecnologia, chaveiros, lavanderias… A lista é bem grande.

Tem gente que dá tanta importância aos pequenos negócios que até já surgiu um movimento que valoriza o consumo de produtores e comerciantes locais, que normalmente são pequenas empresas da região onde vive o consumidor. Esse movimento ganhou nome, é o locavorismo.

De acordo com o Panorama dos Pequenos Negócios, do Sebrae São Paulo, as micro e pequenas empresas estão assim divididas:

  • Serviços (41%)
  • Comércio (37%)
  • Indústria (12%)
  • Construção (7%)
  • Agropecuária (3%)

Os desafios da micro e pequena empresa

A vida dos pequenos empreendedores costuma ser cheia de dificuldades. O mesmo relatórios mostra que, no estado de São Paulo, a taxa de sobrevivência desse tipo de negócio é de 76,3%. Portanto, aproximadamente uma em cada quatro empresas registradas fecha as portas antes de completar dois anos no mercado. Por setores, a maior taxa de sobrevivência é a da indústria (81,4%), seguida da construção (80,5%), comércio (76,3%) e serviços (74,1%).

Neste ano de 2020, com a crise, o cenário está ainda mais desafiador para as micro e pequenas empresas. O faturamento desses empreendimentos caiu 27,5% em março deste ano na comparação com o mesmo período de 2019. Por setores, os resultados quanto ao faturamento real, no mesmo período, foram:

  • Indústria (-19,0%)
  • Comércio (-27,0%)
  • Serviços (-31,3%)

O número de pessoas empregadas pelas micro e pequenas empresas também caiu este ano: 13,6% na comparação de março de 2020 com o mesmo mês de 2019.

O futuro da micro e pequena empresa

Diante desse cenário, os micro e pequenos empreendedores estão pessimistas em relação ao resto do ano. Entre os entrevistados, 42% acreditam em piora do faturamento da empresa; na mesma pesquisa, 27% acreditam em manutenção da receita e 17% em melhora. Outros 14% não souberam informar o que esperam.

O pessimismo dos pequenos empreendedores é reflexo da situação que estamos todos vivendo. Para conseguir pagar as contas e despesas, 16,6% dos entrevistados citaram a necessidade de fazer ou negociar linhas de crédito e 15,6% mencionaram a renegociação de dívidas com fornecedores.

A situação está complicada, e neste Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, o que o Tomático deseja é que todos consigam superar a atual crise. Reforçamos que estamos aqui, com nossas linhas de crédito, para quem precisar de um fôlego extra. Para saber mais detalhes sobre como funciona o Tomático, acesse nosso FAQ.