tomatico.com.br

Quando a alternativa é negociar dívidas: veja como fazer

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

24/08/2020
negociar dívidas

Ainda que pareça algo difícil de ser alcançado, negociar dívidas é viável – e uma estratégia que pode ser utilizada pelo empreendedor quando não se consegue mais pagar os débitos contraídos no passado.

Quando a situação financeira da empresa aperta, alguns empreendedores recorrem a linhas de crédito empresarial – e elas podem, de fato, levar o negócio novamente ao equilíbrio financeiro, mas dependendo das condições contratadas acabam causando prejuízos ao negócio e um endividamento que ultrapassa sua capacidade de pagamento, o que põe em risco, inclusive, a sobrevivência da empresa.

Quando se chega nesse ponto, em que não é mais possível pagar as contas contraídas no passado, é importante negociar dívidas para manter a empresa saudável financeiramente e, assim, perpetuar o negócio.

Não existe no mercado uma linha de crédito empresarial específica para o pagamento de dívidas, mas é possível fazer é mudar o perfil da dívida.

Entenda como mudar o perfil e negociar dívidas

Mudar o perfil da dívida envolve uma renegociação com a instituição financeira da qual sua empresa já é devedora ou buscar uma nova linha de crédito empresarial no mercado.

Em uma renegociação com a instituição financeira atual, por exemplo, o empreendedor pode reajustar o prazo de pagamento de sua dívida antiga para que as parcelas diminuam de valor e passem a caber no fluxo de caixa da empresa.

Outra opção é trocar um crédito por outro – às vezes até buscando novas linhas de crédito para CNPJ em outras instituições financeiras. Essa prática pode ser interessante quando se consegue uma nova opção de crédito empresarial com prazo e custo que caibam melhor no fluxo de caixa do negócio.

Existe no mercado uma linha de crédito com parcelas flexíveis, que se ajustam ao faturamento da empresa. Nesse caso, quando a empresa vende mais, a parcela aumenta e quando vende menos, a parcela diminui automaticamente. O Tomático trabalha com esse modelo de crédito empresarial, que pode ser vantajoso para o empreendedor que enfrenta sazonalidades nas vendas.

De qualquer forma, toda contratação de crédito empresarial deve ser cautelosa. É preciso organizar as contas e fazer um planejamento financeiro para saber se será possível arcar com a nova dívida. Somente com as planilhas abertas e os números em mãos o empreendedor conseguirá tomar as melhores decisões. Bom trabalho!