tomatico.com.br

Como sair da crise financeira empresarial

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

12/08/2020
como sair da crise financeira empresarial

Crises econômicas vêm, vão e fazem parte da história de qualquer país. Por isso, empreendedores precisam estar preparados para lidar com elas – porque tanto esse instável cenário externo quanto questões mais ligadas diretamente aos negócios podem abalar o fluxo de caixa, fazendo com que o empreendedor tenha que saber como sair da crise financeira empresarial.

Uma rápida busca na memória traz uma série de lembranças de crises anteriores no país:

  • Crise da dívida externa dos países da América Latina na década de 1980
  • Recessão técnica em 2014, quando o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil caiu por dois trimestres seguidos
  • Crise econômica global em 2008, iniciada nos Estados Unidos com a quebra do Lehman Brothers

Elas não são raras, bem como os percalços que qualquer empresa enfrenta – seja por surgimento de um concorrente, queda na demanda, aumento do desemprego, e por aí vai.

Nas crises, que têm a característica de serem voláteis, as atenções devem se voltar para o curto prazo – é ligado o modo de sobrevivência. Isso não significa que o planejamento de médio prazo tenha que ser abandonado – pelo contrário: as decisões de agora devem ser cautelosas e levar em conta o momento atual da crise, até pela sobrevivência da empresa, mas também precisam considerar os próximos meses e anos. Não são decisões impensadas, tomadas em momentos de ansiedade, que ajudarão o empreendedor na hora de sair da crise financeira empresarial.

Em uma crise, de forma geral, duas ações precisam ser tomadas:

·  Entender o tamanho do problema e agir rapidamente

·  Cortar custos

Para sair da crise financeira empresarial é preciso tomar decisões

Ninguém sabe quanto tempo uma crise vai durar, então é preciso tomar decisões precisas para garantir a sobrevivência. Isso inclui garantir o fluxo de caixa nos próximos meses. Como fazer isso com a demanda pelos produtos e serviços em queda? Gerenciando melhor os custos. É hora de fazer uma análise aprofundada e detalhada nos gastos e ver onde é possível reduzir custos na empresa.

Também é uma boa estratégia se aproximar dos clientes e entender como é possível criar uma experiência melhor para eles. Isso nem sempre requer muito investimento e ajuda a fidelizar o consumidor em momentos de crise econômica – e pode ser mais barato e inteligente focar nos atuais clientes do que sair em disparada em busca de novos consumidores.

Lembre-se ainda dos funcionários, pois é preciso mantê-los engajados durante as crises. Se for necessário demitir, certifique-se de manter uma comunicação transparente e clara com quem ficar, mostrando a atual situação da empresa e a estratégia para sair da crise.

Crises exigem muitas habilidades de quem está à frente de um negócio, como paciência, resiliência, foco e capacidade de tomar decisões certeiras. Você está preparado?