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Roadmap de produtos: o que é e como criar um em 4 etapas!

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

12/05/2022

O roadmap de produtos é uma ferramenta que orienta as equipes para que seja possível alcançar o objetivo proposto.

Para alcançar o sucesso em um projeto, é importante que os colaboradores trabalhem de forma direcionada. Independentemente dos objetivos do negócio, o mais seguro é traçar o caminho que se deve seguir — o que pode ser feito por meio de um roadmap de produtos.

A ferramenta não é relevante apenas para a equipe que lida diretamente com o desenvolvimento e lançamento de produtos, mas para todos os envolvidos no processo. Logo, os colaboradores que atuam com projetos internos e de melhorias nos serviços também podem aproveitar os benefícios desse plano.

Quer saber mais? Este artigo visa ajudá-lo a entender como funciona o roadmap de produtos. Continue a leitura e entenda como criar um projeto em 4 etapas práticas!

O que é roadmap de produtos?

Para criar um roadmap de produto, é imprescindível conhecer esse conceito. Trata-se de uma ferramenta de comunicação visual que alinha os objetivos do negócio às necessidades e expectativas dos clientes em relação ao produto que será lançado.

O planejamento também envolve a descrição de todas as atividades necessárias para atingir os objetivos propostos. Assim, os elementos essenciais do projeto devem estar alinhados e claros antes de iniciar o desenho do roadmap do produto.

Após elaborado, o roadmap mostrará um roteiro com as tarefas que devem ser feitas ao longo do tempo. Desse modo, as equipes devem adotar estratégias que coloquem em prática as funcionalidades do produto seguindo os prazos propostos.

Portanto, os roadmaps também são ferramentas de coordenação. Afinal, eles fornecem aos colaboradores e partes interessadas as atividades necessárias para que todos os envolvidos nos processos possam focar nas prioridades do desenvolvimento do produto.

Para que serve o roadmap de produtos?

Agora você sabe o que significa o roadmap de produtos e pode compreender sua utilidade em micro, pequenas e médias empresas. Como o plano é bastante amplo, é possível entender em que ponto a companhia está, aonde deseja chegar e como agirá para alcançar esse objetivo.

Nesse sentido, o responsável pela criação de um projeto para desenvolvimento de um novo produto precisa lidar com diversos setores. A depender da estratégia, há o envolvimento de equipes de marketing e vendas, desenvolvedores de produtos, além dos fornecedores e clientes.

Logo, o roadmap de produto serve para comunicar caminhos e evolução para as pessoas visualizarem o andamento de todo o projeto. Ademais, ele indica as prioridades que devem ser seguidas, as etapas do desenvolvimento dos processos e como elas se alinham aos objetivos do negócio.

Para isso, um bom roadmap de produto deve alinhar as expectativas de todos os agentes envolvidos no processo. Também é preciso deixar claro quais serão os passos, prazos e recursos necessários para alcançar os objetivos.

Por que o roadmap é importante?

Como você aprendeu, quando uma empresa mapeia os processos e implementa uma cultura de roadmap de produtos, os objetivos são alcançados com mais facilidade. Além disso, a ferramenta estimula conversas contínuas sobre o porquê, como e quem deve executar o trabalho.

Essa dinâmica cria uma rotina de alinhamento na empresa e se torna um poderoso canal de comunicação. Outro ponto importante do roadmap de produtos é a clareza que proporciona a respeito das prioridades nos processos.

Afinal, a priorização no desenvolvimento de produtos é complexa, além de exigir diálogo contínuo e colaborativo entre os times e partes interessadas.

Por fim, o roadmap garante maior visibilidade do que está ocorrendo no projeto. Isso permite entender quais mudanças e progressos ocorreram na estratégia. Assim, o objetivo é criar confiança para que a empresa possa avaliar seu desenvolvimento.

O que não pode faltar em um roadmap de produto?

Antes de entender como criar um roadmap de produto, é preciso saber que o modelo deve apresentar os feedbacks e direcionamentos obtidos a partir do contato com clientes e lideranças.

As descrições são essenciais para definir os recursos e usabilidades que o novo produto deverá apresentar ao mercado. Ademais, a metodologia utilizada nos ciclos de construção deve estar de acordo com a estrutura desenhada no roadmap.

Conforme as atividades são executadas, iniciam os períodos de testes e experimentações. Dessa forma, o produto ou serviço passa por adequações que permitam o lançamento no mercado conforme o planejado.

Como planejar um roadmap de produtos em 4 etapas?

Após entender o que é, para que serve e qual a importância do roadmap de produtos, o próximo passo é colocá-lo em prática. Confira 4 dicas práticas para preparar e executar o projeto:

1.      Defina os objetivos estratégicos

Estabelecer os objetivos estratégicos é fundamental para que os caminhos desenhados em um roadmap convirjam para que as metas se cumpram. Então não é preciso criar atalhos incertos para acelerar o processo.

Ao seguir as diretrizes planejadas, aumentam as chances de que os produtos lançados tenham boa aceitação no mercado. Afinal, todo o roadmap é resultado de estudos realizados, que podem considerar questões como as necessidades dos consumidores e do mercado.

2.      Encontre os problemas que devem ser resolvidos

O uso do roadmap de produto envolve uma comunicação clara com o cliente e a construção colaborativa de novas ferramentas. Isso permite que os envolvidos indiquem os problemas que enfrentam e que devem ser solucionados.

Com pesquisas e consultas de mercado, a empresa terá dados suficientes para traçar as rotas em seu roadmap. Assim, os empreendedores poderão definir todas as etapas necessárias para que o lançamento do produto seja inovador e alcance o objetivo proposto.

3.      Avalie os fatores necessários

Para tirar o projeto do papel, é preciso avaliar quais recursos serão necessários para a aprovação do produto. Nesse sentido, o roadmap permite listar os profissionais envolvidos, detalhar a organização das atividades e definir o aporte financeiro para concretizar a ideia.

4.      Revise o roadmap com frequência

Também é preciso ter em mente que o roadmap deve ser revisado frequentemente. Isso porque os feedbacks recebidos podem indicar novos caminhos para o projeto durante a sua execução.

Ademais, mesmo após o lançamento, o documento deve continuar sendo atualizado. Afinal, novos feedbacks podem surgir, resultando em atualizações e incrementos do serviço ou produto oferecido.

Essa dinâmica, inclusive, mostra que a empresa está preparada para acatar as sugestões e valorizar a opinião dos clientes.

Agora você sabe que o roadmap de produtos é fundamental para o planejamento estratégico e para o desenvolvimento da empresa. Com essas 4 etapas, é possível incluir a cultura gradualmente na companhia, até que todos tenham maturidade suficiente para executar o plano.

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