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Preparativos para o final de ano: 8 ações para implementar na sua empresa!

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

04/10/2021

Quer aproveitar o final de ano para aumentar o faturamento da sua empresa? Então confira!

Preparando a sua loja para o final de ano.

O final de ano pode trazer muitos desafios para as pequenas e médias empresas, mas também grandes oportunidades. Esse é um período de trabalho intenso e gastos extras — que, ao mesmo tempo, gera chances de alavancar as vendas.

Isso porque a fase é marcada por um aquecimento da economia por conta do 13º salário. Além disso, há diversas confraternizações e festas que motivam as compras. Esses acontecimentos beneficiam diversos setores do comércio e serviços.

Com uma boa preparação, é possível ter ótimos resultados, que ajudarão a conquistar o público e fidelizá-lo. Confira 8 ações para implementar em sua empresa e aproveitar o período de final de ano!

1. Programe-se com antecedência

O planejamento ajuda a adotar propostas mais assertivas e minimizar os imprevistos. Para isso, é importante considerar os anos anteriores, observando quais estratégias trouxeram um saldo positivo e aquelas que não foram tão eficazes.

Observe também o movimento do mercado. Afinal, eventos como a Black Friday antecipam o início da temporada e interferem na sua preparação. Essa pode, inclusive, ser uma chance de analisar o cenário e testar ideias antes das festividades.

Verificar também o comportamento dos consumidores em relação ao seu produto ou serviço ajuda a indicar os melhores caminhos. Para isso, é preciso mobilizar diversos setores da organização, como estoque, logística, estrutura e fornecedores.

2. Defina metas

Definir metas é outra prática relevante para orientar a sua programação e elevar os resultados. Propósitos bem delimitados, quantificáveis e realistas encorajam a gestão a solucionar os problemas e alcançar um desempenho melhor.

Apesar de as metas de final de ano serem importantes por permitirem aproveitar esse período para impulsionar a sua empresa, é interessante que elas não sejam isoladas. Isso significa que é preciso conciliá-las com os projetos de longo prazo da organização.

Os resultados desse período podem ajudar a potencializar os objetivos de vendas de todo o ano. Mantendo esse foco, os líderes precisam inspirar a equipe para que também desejem alcançar o objetivo e seguir com a motivação e a eficiência em outros momentos.

3. Negocie com fornecedores

Entre as vantagens de se planejar está a possibilidade negociar melhores preços e condições de pagamento com os fornecedores. Considere que nessa época do ano a demanda por produtos e insumos aumenta e passa a ser mais difícil encontrar bons acordos.

Logo, antecipar-se amplia as chances de conciliar vantagens no que se refere a custos e qualidade, pois a empresa terá tempo suficiente para fazer pesquisas e aguardar o prazo de entrega. Consequentemente, proporciona economia sem abdicar de bons produtos.

4. Acompanhe o fluxo de caixa

Um dos aspectos mais importantes da sua preparação para o final do ano é estar com o caixa em dia, pois esse equilíbrio viabilizará todas as ações para alavancar o sucesso da empresa. Desse modo, garantir que tem recursos para utilizar é fundamental.

Na hora de abastecer a empresa para as demandas da temporada, é importante ter muito cuidado para não comprometer o orçamento. Essa preparação precisa acontecer ao longo de todo ano para que o período de festas tenha um impacto positivo em vez de acarretar dívidas.

Ademais, avalie a necessidade de recorrer ao crédito empresarial.

Esse recurso pode ajudar a colocar as ideias em prática, desde que elas estejam baseadas em uma estratégia sólida de faturamento. Novamente, o planejamento ajuda a encontrar as melhores taxas e condições de pagamento.

5. Dê atenção ao marketing

Com a organização cuidadosa, você terá maior consciência sobre o potencial da sua empresa para o final do ano. Desse modo, poderá organizar campanhas de sucesso para atrair a atenção para o seu negócio.

É ótimo apostar em diferentes mídias para realizar um marketing eficiente. Nesse sentido, é preciso conhecer o seu público e analisar os melhores veículos para encontrá-lo — além do formato ideal das campanhas para atingir as pessoas certas.

A internet é um excelente espaço para o marketing e até mesmo para realizar vendas. Mas tenha em mente que as ações de divulgação também precisam acompanhar o planejamento geral. Por isso, devem ser definidas em conformidade com as metas da empresa.

6. Prepare a equipe

Outro aspecto essencial para que tudo flua bem nas ações de final de ano da sua empresa é contar com uma equipe bem preparada. Dessa forma, avalie a necessidade de contratar profissionais para suprir a necessidade do período.

Para que tudo flua bem, o treinamento de pessoal é indispensável. Os colaboradores precisam conhecer produtos, campanhas e objetivos da empresa. Com isso, estarão mais engajados e prontos para prestarem um ótimo serviço.

O processo de capacitação leva tempo, então também merece uma atenção antecipada. Esteja ciente que um bom trabalho dos funcionários é decisivo para o sucesso dos planejamentos e resultados satisfatórios nesse período.

7. Invista na decoração

A decoração de final de ano faz parte do espírito festivo e é um atrativo importante para os clientes. Ao investir nela, você trará mais destaque ao seu empreendimento e criará um clima temático que favorece o engajamento nas compras.

A dica para acertar na decoração é apostar em luzes e elementos típicos de Natal, além de usar os enfeites para evidenciar suas ofertas. Contar com embalagens especiais também é uma forma de chamar a atenção e agradar os clientes.

8. Fortaleça o relacionamento com o cliente

O poder de atração dessa época do ano é uma oportunidade para captar pessoas para a sua empresa e elevar os ganhos. Além disso, um bom trabalho para garantir a satisfação dos consumidores será o diferencial na fidelização dos novos clientes.

A melhor estratégia para isso depende do seu público-alvo. Porém, é preciso considerar aspectos fundamentais, como: atendimento de qualidade, atenção ao pós-venda, canais de relacionamento efetivos e disposição para solucionar os problemas.

Como você pode ver, preparar-se para o final do ano é primordial para garantir o orçamento saudável e um bom faturamento nesse período. Observe as sugestões deste artigo e impulsione seus resultados!

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