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Como preparar seu negócio para datas comemorativas?

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

18/10/2021

Entenda como se planejar para aproveitar as temporadas para faturar mais!

Imagem Natalina

As datas comemorativas representam chances de aumentar as vendas em diversos setores do mercado. O Natal, por exemplo, é a principal data para o comércio brasileiro. Além dos setores de vestuário, brinquedos, eletrônicos e presentes em geral, ela movimenta o nicho supermercadista.

Embora os consumidores já estejam dispostos a gastar mais nesses períodos, é preciso se preparar para atendê-los. Afinal, a concorrência é cada vez mais acirrada.

Quer saber como preparar o seu negócio para datas comemorativas? Então continue a leitura! Neste post, você entenderá como é possível organizar a sua empresa para faturar nas temporadas.

Vamos lá?

Saiba quais são as datas comemorativas

Para preparar o seu negócio para as datas comemorativas, primeiramente, é necessário saber quais são os dias especiais. Assim, você consegue se organizar com antecedência suficiente para fazer uma boa campanha.

Confira quais são:

  • Ano Novo;
  • Carnaval;
  • Páscoa;
  • Dia Internacional da Mulher;
  • Dia das Mães;
  • Dia dos Namorados;
  • Dia dos Pais;
  • Dia das Crianças;
  • Natal.

Além das datas comemorativas tradicionais, existem outras que podem ser aproveitadas pelo comércio para alavancar as vendas. Apesar de não serem tão habituais no que se refere às compras, servem como temas de campanhas que chamam atenção de determinados perfis de consumidor.

Conheça alguns exemplos:

  • Dia do Esporte;
  • Dia do Amigo;
  • Dia do Beijo;
  • Semana do Brasil;
  • Dia do Orgulho Nerd;
  • Halloween;
  • São João (festividades juninas);
  • Dia do Consumidor;
  • Primavera;
  • Copa do Mundo;
  • Olimpíadas.

Também é preciso lembrar das datas exclusivas de promoção: Black Friday e Cyber Monday. Ainda que não sejam datas comemorativas, são épocas em que os consumidores esperam por bons preços para fazerem compras importantes. Sendo assim, é fundamental que a empresa esteja preparada.

Aproveite as datas relacionadas ao nicho da empresa

Como você viu, existem datas sazonais que podem ser aproveitadas para a criação de campanhas para turbinar as vendas. Por exemplo, uma loja de revistas em quadrinhos e colecionáveis pode se beneficiar do Dia do Orgulho Nerd para elaborar uma promoção especial.

Logo, vale a pena fazer uma pesquisa das épocas que mais se relacionam com o seu negócio. Dessa maneira, é possível organizar promoções que atraiam mais clientes.

Prepare o estoque

A preparação do estoque é fundamental para as datas comemorativas. Afinal, a sua empresa pode ter uma queda na reputação caso ofereça produtos, mas não tenha estoque suficiente para a demanda.

Além disso, de nada adiantará montar uma estratégia de marketing de vendas, se não houver produtos que atendam os consumidores. Portanto, para não desperdiçar as oportunidades que essas temporadas trazem, se programe para renovar o estoque.

Monte uma campanha diferenciada

As campanhas das datas comemorativas não precisam — e nem devem — ser todas iguais. É necessário ter um diferencial para chamar atenção dos consumidores diante da concorrência. Isso é possível com um bom trabalho de pesquisa para obter insights.

Vale a pena buscar inspirações e entender o que o seu o público busca, pesquisando referências e transformando-as em campanhas que se relacionam com a sua marca. Mas tenha atenção para que elas não sejam cópias das ações de outras empresas.

Crie promoções

Além das campanhas, é interessante fazer promoções, colocando preços mais baixos ou condições melhores na compra — como compre 1 leve 2 ou maior parcelamento sem juros. Isso ajuda a atrair clientes e pode incentivar as vendas pelos diferenciais oferecidos.

Há ainda outra vantagem: você pode se desfazer de produtos que estavam parados há muito tempo em estoque ocupando espaço. Eles podem ser oferecidos com descontos imperdíveis ou compondo combos com outros itens de maior procura.

Aposte nas redes sociais

As redes sociais são ótimas ferramentas para divulgação e relacionamento com o consumidor. Ao se preparar para uma data comemorativa, não se esqueça de dar atenção especial na personalização delas.

É interessante que você trabalhe o layout das fotos, vídeos e posts em cima da campanha comemorativa. Por exemplo, ao se preparar para o Natal, tenha um plano para postar conteúdos relacionados à data no Instagram do seu negócio.

Contrate equipe temporária

É muito comum que em datas comemorativas mais tradicionais, como Natal e Dia das Mães, as vendas aumentem exponencialmente. O fluxo de clientes é intenso e, provavelmente, você precisará de mais colaboradores.

Assim sendo, é importante colocar a contratação da equipe em seu planejamento de campanha para que a empresa tenha tempo de fazer a seleção dos funcionários temporários. Além disso, é fundamental oferecer treinamento para os novatos.

Promova atendimento de qualidade

As vendas sazonais são grandes oportunidades para conquistar e fidelizar clientes. Por essa razão, é muito importante promover um atendimento de qualidade. Afinal, quando o consumidor é bem atendido, a tendência é que volte à loja.

Desse modo, ao se preparar para uma data comemorativa, reúna os colaboradores e reforce a importância de atender bem. Para tanto, a empresa também pode promover treinamentos e workshops voltados para o atendimento ao público.

Elabore uma agenda para datas comemorativas

Por fim, elabore uma agenda para as datas comemorativas. É comum que o calendário habitual da empresa esteja com diversas tarefas, o que pode fazer com que as datas especiais passem despercebidas. Se isso acontecer, você perderá todas as oportunidades que esses períodos trazem.

Para evitar esse problema, veja como elaborar o cronograma:

90 Dias: comprando mercadorias e gerenciando estoque

A compra de mercadorias deve ser feita, pelo menos, com 90 dias de antecedência das principais datas comemorativas. Isso porque os produtos já devem estar disponíveis em maior quantidade entre 30 e 60 dias da data especial.

Por isso, não é raro ver nos supermercados panetones a partir de setembro ou ovos de Páscoa logo após o término do carnaval, por exemplo. Dessa maneira, anote na agenda o período em que deverá fazer as compras e gerenciar o estoque para cada ocasião.

60 Dias: estabelecendo ações de marketing

Com 2 meses de antecedência, você deverá reunir a equipe para montar a campanha de marketing da empresa. Não deixe de considerar as dicas que demos sobre as referências e proveito das datas sazonais que mais têm relação com o seu negócio para criar identificação com o público.

30 Dias: divulgando as ofertas

Quando se aproximarem os 30 dias de antecedência da data, é o momento de começar a divulgação das ofertas. Nesse momento, todo o material de marketing — tanto físico quanto digital — já deve estar pronto para ser divulgado e começar a atrair o público.

Como você viu, as datas comemorativas são oportunidades de aumento do faturamento e de captação e fidelização de clientes. Por esse motivo, merecem um planejamento especial para que sua empresa possa obter o melhor proveito dessas temporadas.

Para planejar uma data comemorativa no varejo, pode ser preciso contar com crédito ou antecipação de recebíveis. Esse é o seu caso? Acesse o nosso site e saiba como o Tomático pode ajudar!