tomatico.com.br

Pequenas empresas criam mais vagas de emprego que as grandes

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

10/08/2021

Pequenas empresas têm papel relevante na geração de vagas de emprego. Entenda!

Uma boa notícia. As micro e pequenas empresas estão perto de recuperar as vagas de emprego perdidas durante a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Segundo um levantamento feito pelo Sebrae, organização de apoio aos pequenos negócios, as micro e pequenas empresas geraram 271 mil postos de trabalho em outubro, 68,6% do total de vagas criadas no país.

Com esse número, no acumulado do ano de 2020, de janeiro a outubro, o saldo de empregos entre as micro e pequenas empresas ficou negativo em 26 mil vagas.

Vale lembrar que o setor dos pequenos negócios foi duramente afetado pela crise econômica.

Empresas desse porte chegaram a fechar 1 milhão de vagas! Com a reabertura do comércio, pouco a pouco os empregos foram sendo recuperados.

Pequenas empresas têm papel relevante na geração de vagas de emprego

Um outro levantamento, feito pelo Sebrae com base em dados do Ministério da Economia, indica que o saldo de empregos nas médias e grandes empresas de janeiro a outubro teve um déficit de 215 mil vagas.

Entre os pequenos negócios, o setor que mais criou vagas em outubro foi o comércio, seguido por serviços e indústria. Entre os estados que mais abriram postos de trabalho estão Roraima, Amazonas, Maranhão, Ceará e Santa Catarina.

Somente entre julho e outubro de 2020 as micro e pequenas empresas criaram 714 mil vagas de emprego em todo o país.

Esse número é quase o dobro das oportunidades geradas por médias e grandes companhias, que abriram cerca de 364 mil vagas de emprego no mesmo período.

Ao divulgar os dados, o Sebrae lembrou da importância do setor de pequenas empresas para o país e da necessidade de fomentar o segmento, principalmente com acesso a crédito empresarial.

Hoje, existem no Brasil mais de 6,4 milhões de empresas, sendo que 99% são de micro e pequeno porte. Esses negócios respondem por 52% dos empregos com carteira assinada.