tomatico.com.br

Crédito para pequenas empresas do comércio é necessidade na crise

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

19/10/2020
crédito para pequenas empresas

O acesso a um novo crédito para pequenas empresas é a principal necessidade dos empreendedores do comércio junto aos bancos nesta crise causada pelo novo coronavírus. A informação foi constatada em uma pesquisa feita pela Visa e pela empresa de inteligência de mercado Americas Market Intelligence (AMI) com cem PMEs dos setores da indústria, comércio e serviços localizadas no Brasil, México e Colômbia em maio de 2020. A definição de PME é ter no máximo 100 funcionários.

Para a indústria e o setor de serviços, a principal necessidade é a flexibilidade para o pagamento dos cartões de crédito, item que ficou em segundo lugar na ordem de prioridade do comércio. Também foram citados pelos três setores as seguintes necessidades:

  • Assessoria personalizada do banco;
  • Flexibilidade para pagamento de financiamentos;
  • Acesso ao banco online;
  • Capacidade de fornecer crédito aos clientes.

Em seu estudo, a Visa concluiu que as atividades das PMEs têm sido fortemente impactadas pela pandemia da Covid-19 e as mesmas precisam de ajuda financeira. “A maioria delas gostaria de receber mais apoio de seus bancos, tanto para terem melhores soluções digitais como para terem condições de crédito mais flexíveis”, comentou a empresa. Como a Visa não é responsável por negociações que envolvem solicitação ou negociação de crédito, informa que a demanda deve ser tratada diretamente entre os empreendedores e as instituições financeiras. “Do nosso lado, a Visa trabalha para ajudar tanto as PMEs quanto nossos parceiros (emissores, adquirentes e estabelecimentos comerciais) a tornar as operações comerciais usando meios de pagamentos e soluções digitais cada vez mais seguros, práticos e convenientes, o que contribui com a conversão em um número maior de vendas e melhores experiências durante as transações realizadas”, disse a empresa. 

Ainda segundo a pesquisa, as PMEs também disseram que seria importante ter aplicativos mais fáceis de usar e que todas as operações bancárias pudessem ser feitas de forma online. Outros aspectos apontados foram a vontade de que as instituições financeiras ofereçam tarifas reduzidas, créditos com taxas menores e créditos empresariais especiais com melhores condições para o pagamento de salários e matérias-primas.

Solicitação online de crédito para pequenas empresas ainda é incipiente

Ainda que 87% das pequenas empresas consultadas pela pesquisa utilizem o internet banking ou aplicativo do banco (contra 78% no levantamento feito em 2018), são poucas as pequenas empresas que solicitam crédito online (menos de 10%). As principais operações financeiras realizadas pelos canais digitais são:

  • Consultas;
  • Transferências;
  • Pagamentos.

No atual momento, 60% das pequenas empresas não faz uso de crédito, incluindo aqui recursos financeiros oferecidos por instituições financeiras, amigos ou familiares e excluindo financiamentos e cartões de crédito. Essa porcentagem é inferior à detectada em 2018: 86%.

Entre os 40% que estão utilizando algum tipo de crédito, metade está utilizando linhas de crédito de bancos comerciais.

O levantamento também quis saber quantas empresas utilizam terminais POS – as maquininhas de cartão. Na indústria, somente 1 a cada 10 pequenas empresas faz esse uso. No setor de serviços são 25% e no comércio, 50%.