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O que são ativos intangíveis e como fazer sua empresa crescer com eles?

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

21/09/2021

Saiba a importância dos ativos intangíveis para o seu negócio!

O que são ativos intangíveis e como fazer sua empresa crescer com eles?

Se você é um empresário e tem uma nova empresa ou já vem crescendo o negócio, provavelmente sabe que a atividade requer muito esforço.

É preciso bastante tempo e dinheiro para tirar a ideia do papel e fazer o empreendimento prosperar.

Agora, você saberia indicar qual é o valor do seu nome comercial, marca, lista de clientes e outras coisas que não são físicas do seu negócio?

Esses são exemplos de ativos intangíveis, que muitas vezes acabam sendo esquecidos ou não tão valorizados.

Mas eles são fundamentais. Quer saber mais sobre ativos intangíveis e como fazer sua empresa crescer com eles? Então aproveite este conteúdo!

O que são os ativos intangíveis?

Os ativos intangíveis de sua empresa são bens que não podem ser tocados, ou seja, não possuem existência física.

Segundo a definição técnica do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), no pronunciamento 04, o ativo intangível é um bem não monetário identificável sem substância física.

Ainda de acordo com o CPC 04, um ativo é identificável como intangível quando:

  • for separável, isto é, capaz de ser separado ou dividido da entidade e vendido, transferido, licenciado, alugado ou trocado, seja individualmente ou em conjunto com um contrato, ativo ou passivo relacionado;
  • resultar de direitos contratuais ou de outros direitos legais, quer esses direitos sejam transferíveis, quer sejam separáveis da entidade ou de outros direitos e obrigações;
  • for provável que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo serão gerados em favor da entidade;
  • o custo do ativo possa ser mensurado com segurança.

Os principais exemplos de ativos intangíveis são: marca, modelos, projetos, protótipos, licenças, know-how, franquias, direitos autorais, capital intelectual, patentes, softwares, desenvolvimento de tecnologias, carteira de clientes, equipe qualificada, entre outros.

Quais as diferenças entre os ativos tangíveis e os ativos intangíveis?

Ao conhecer a definição dos ativos intangíveis fica mais fácil de diferenciá-los dos ativos tangíveis— que são justamente o oposto.

Ou seja, aqueles ativos que existem fisicamente e podem ser tocados, por exemplo: terrenos, prédios ou salas, veículos, computadores, impressoras e assim por diante.

Porém, as diferenças não se resumem na existência física ou não do ativo. Outra grande diferença diz respeito à liquidação e venda de um ativo intangível. Afinal, como mensurar algo que não existe fisicamente, não pode ser tocado ou visto?

Além disso, os ativos tangíveis sofrem com a depreciação enquanto os ativos intangíveis são amortizados.

A depreciação é a redução no valor de bens tangíveis pelo uso e desgaste. Já a amortização é a redução contábil dos bens intangíveis, por sua utilização ou obsolescência.

Como os ativos intangíveis não sofrem depreciação — por não existirem fisicamente, é feita a definição de sua via útil para amortizá-los, o que pode se dar de duas formas:

  • definida: é o período determinado em que se espera que o ativo gere entradas líquidas de caixa. Assim, a amortização deverá ser calculada de acordo com a estimativa de utilidade econômica do bem;
  • indefinida: na hipótese de não existir um limite previsível para o período durante o qual o ativo deverá gerar entradas líquidas de caixa. Nesse caso, o CPC 01 exige que seja feito um teste de impairment (recuperabilidade) anual ou sempre que houver qualquer sinal de que o ativo tenha se desvalorizado.

Qual a importância dos ativos intangíveis para uma empresa?

O modo como uma empresa se estabelece no mercado mudou ao longo dos anos.

Antes o que demonstrava a força de uma companhia eram a parte física (seu patrimônio, maquinários, frota, etc.). Porém, atualmente, o conhecimento produzido por ela possui mais visibilidade e a faz crescer.

Por isso, é possível encontrar no mercado muitas empresas com valor de mercado superior ao seu valor contábil.

Esse fenômeno acontece em razão do valor de seus ativos intangíveis, na qual a capacidade de inovação e capital humano são mais reconhecidos que ativos físicos em si.

Os ativos intangíveis são os novos responsáveis por construir a riqueza de uma companhia.

Eles contribuirão no aumento da confiança que consumidor sente em relação aos produtos e serviços ofertados por ela. Por isso, empresas de todos os portes precisam se preocupar com o tema.

Torna-se um erro dar atenção apenas aos ativos tangíveis — por mais importantes que sejam.

E muitos empresários não compreendem como sua marca ou sua base de cliente, por exemplo, afetam o valor de seus negócios. Assim, deixam de lado um grande potencial de valorização.

Qual o papel dos ativos intangíveis no crescimento de uma empresa?

Imagine que determinado dia você decida vender a sua empresa. Ao longo de muitos anos de esforço e investimento, ela possui o know-how da atividade, já tem uma base de clientes estabelecida e um nome reconhecido no mercado.

Você saberia quantificar esse patrimônio imaterial construído durante todo esse tempo? Ou venderia a companhia considerando apenas os bens físicos que iriam para o novo dono?

É comum que empresários vendam seus negócios por um preço inferior ao que efetivamente valem. Isso porque não conseguem determinar o valor da empresa levando em consideração o conjunto: ativos tangíveis e ativos intangíveis.

Logo, independente do porte da empresa, tende a ser altamente recomendado realizar com frequência a avaliação patrimonial dos ativos intangíveis, que são determinantes para valorização mercadológica de sua companhia — mais até que os ativos tangíveis.

E não somente avaliá-los, mas investir neles. Empresas que investem em capital humano, por exemplo, além de otimizar seus processos operacionais oferecendo produtos e serviços melhores aos seus clientes, costumam ganhar mais espaço no mercado.

Essa dinâmica, no longo prazo, pode contribuir para o crescimento da companhia. Portanto, o foco de uma empresa não deve ser somente em práticas com resultados previstos no curto prazo. É preciso pensar como as medidas tomadas hoje podem impactar na valorização do negócio no futuro.

Agora que você sabe o que são ativos intangíveis e sua importância, poderá avaliar como dar maior atenção a eles no seu negócio. E, caso queira investir em melhorias para sua empresa, conte com boas soluções de crédito — como os serviços oferecidos pelo Tomático.

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