tomatico.com.br

É possível fazer a antecipação de notas fiscais? Entenda!

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

22/12/2021

Será que é possível antecipar as notas fiscais? Descubra agora!

É possível fazer a antecipação de notas fiscais - Entenda

Em alguns momentos do negócio, pode ser necessário conseguir mais capital para pagar dívidas ou investir no crescimento. Nessas ocasiões, é comum que as empresas busquem por linhas de crédito. Assim, uma dúvida comum se refere à possibilidade de fazer a antecipação de recebíveis com as notas fiscais.

Conseguir receber pagamento de maneira antecipada pode ser vantajoso para o negócio. Por essa razão, é importante conhecê-la e entender quais são as alternativas disponíveis. Assim, você também poderá se beneficiar e seguir rumo ao sucesso do seu negócio.

Quer saber mais sobre o assunto? Na sequência, você entenderá se é possível antecipar as notas fiscais e quais as vantagens da antecipação de recebíveis!

O que é antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é um tipo de crédito que permite à empresa receber à vista os valores que receberia no futuro. Desse modo, não se trata de um empréstimo, mas de um adiantamento de capital do qual a organização é credora.

Por exemplo, um cliente faz uma compra de R$ 5 mil e parcela em 5 vezes de R$ 1 mil. Em vez de ter que esperar 5 meses para receber todo o dinheiro, você solicita a antecipação de recebíveis e obtém um valor à vista.

Para prestar esse serviço, a instituição financeira cobra um deságio. Desse modo, você não precisa mais cobrar a dívida do cliente, pois o credor passa a ser a instituição — geralmente, uma securitizadora.

Na prática, o processo é feito somente após uma análise de crédito, que verifica os valores que a empresa tem a receber e o faturamento mensal. Assim, a securitizadora pode entender quais são as melhores soluções para oferecer ao seu negócio.

É possível fazer antecipação de nota fiscal?

Agora que você conhece a antecipação de recebíveis, vale saber que é possível utilizar o serviço a partir das notas fiscais. Nesse caso, o diferencial é o instrumento utilizado para a obtenção do crédito.

Por exemplo, há como solicitar a antecipação de boletos ou de venda da máquina de cartão. Contudo, a nota fiscal traz mais uma modalidade disponível para as empresas que precisam antecipar recebíveis.

Quais são as vantagens da antecipação de recebíveis?

Depois de entender o que é a antecipação de nota fiscal, vale conferir as vantagens desse serviço. Primeiramente, o processo é bem menos burocrático do que outras modalidades de crédito, como um empréstimo ou financiamento.

Isso porque se trata de uma quantia lastreada em uma dívida da empresa, com prazo de vencimento e condições determinadas. Por essa razão, também é muito mais prático e rápido. Logo, em pouco tempo após a solicitação, você pode ter a quantia disponível para usar como preferir.

Outra vantagem está no fato de que a empresa não assume uma dívida, como no empréstimo. Na verdade, ela está cedendo o seu direito de receber a quantia para a securitizadora. Assim, é possível ter um maior controle sobre o seu fluxo de caixa.

Mais um benefício é a praticidade para obter a antecipação de recebíveis online. Afinal, existem empresas que permitem a realização de todo o processo digitalmente, incluindo o envio de documentos.

Quais os pontos de atenção ao solicitar a antecipação de recebíveis?

Além de compreender o funcionamento da antecipação de recebíveis e as suas vantagens, é interessante conhecer os pontos de atenção na contratação do serviço. Conheça os principais!

Pesquise as condições oferecidas

Cada empresa que oferece a antecipação de recebíveis apresenta condições específicas, especialmente em relação ao deságio e processo de contratação. Portanto, é interessante que você faça uma pesquisa para encontrar o melhor custo-benefício no serviço.

Mantenha um bom controle financeiro

Para que a antecipação de recebíveis consiga impulsionar o negócio, é essencial ter um bom controle financeiro. Caso contrário, há risco de surgirem problemas no fluxo de caixa, resultando em prejuízos para o empreendimento.

Isso pode acontecer, por exemplo, ao não retirar dos registros dos valores a receber a quantia adiantada pela securitizadora. Por consequência, há risco de contar com a entrada de valores que já foram adiantados, prejudicando o orçamento.

Como seu negócio pode se beneficiar dessa alternativa? 

Como você viu, a antecipação de recebíveis traz vantagens em relação a outras modalidades de crédito. Mas você sabe como o seu negócio pode se beneficiar dela? Descubra a seguir!

Melhora no fluxo de caixa

A venda a prazo é uma alternativa para aumentar as vendas — sem ela, muitos clientes não teriam condições de comprar os produtos ou serviços desejados. Entretanto, esse modelo exige um capital de giro que seja suficiente para manter as atividades da empresa.

Nesse sentido, a antecipação de recebíveis pode ser uma boa estratégia para injetar dinheiro no fluxo de caixa e conseguir gerenciar melhor os compromissos do seu negócio.

Renegociação de dívidas

Se a sua empresa tem dívidas, saiba que a negociação com pagamento à vista pode trazer condições mais atrativas para a quitação. Isso porque os credores tendem a dar descontos para a liquidação do débito.

Logo, se você não tem o valor em mãos, mas possui notas fiscais de recebíveis, pode fazer a antecipação. Assim, há chances de aproveitar a oportunidade de quitar as dívidas com um valor mais baixo.

Investimento para crescimento

Existem situações em que o negócio tem um grande potencial de crescimento, mas não tem capacidade produtiva para atendê-los. Nesse cenário, é importante fazer um investimento para compra de matéria-prima, mercadoria ou equipamentos.

No entanto, começar um projeto de expansão com o endividamento gera riscos. Aqui, a antecipação de recebíveis pode ajudar, pois libera recursos para a empresa sem que seja necessário contrair débitos.

Pagamento de funcionários

Outro benefício é o suporte para garantir as folhas de pagamento em dia. Afinal, além de ajudar no engajamento dos funcionários, é uma obrigação para evitar problemas jurídicos. No entanto, existem situações que podem gerar atrasos no pagamento dos colaboradores.

Excesso de rescisões contratuais, férias coletivas e 13° salário são algumas das principais causas. Desse modo, se você fez as contas do fechamento do caixa e percebeu que faltará capital para cumprir com esses custos, pode considerar a antecipação de recebíveis para evitar maiores prejuízos.

Como você viu, a antecipação de notas fiscais é uma modalidade de crédito que pode ser mais vantajosa e menos burocrática do que o empréstimo. Portanto, não deixe de considerar antecipar os recebíveis para a sua empresa e aproveitar os benefícios dessa prática.

Quer saber como contratar esse serviço? Acesse o nosso site e confira as condições do Tomático!