Os cuidados que a empresa deve ter ao pedir empréstimo

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

08/02/2021

Pedir empréstimo requer atenção. Saiba mais!

Existem, no mercado, diferentes linhas de crédito empresarial, uma para cada dor do negócio. O empreendedor precisa conhecê-las para saber como pedir empréstimo de forma correta e os cuidados para não bagunçar sua gestão financeira.

Da mesma forma, as linhas de crédito para capital de giro, por exemplo, que costumam ter prazo de pagamento mais curto e taxas de juros um pouco maiores.

Já os financiamentos para investimento fixo, mais utilizados para compra de móveis, equipamentos e máquinas, costumam ter prazos maiores de pagamento. Essa modalidade é compatível com o prazo de retorno que o bem adquirido vai gerar para a empresa.

O crédito para capital de giro normalmente é utilizado para:

  • Despesas correntes da operação da empresa;
  • Compras de insumos, de produtos, de matérias-primas;
  • Pagamento de aluguel atrasado;
  • Pagamento de fornecedores.

É o dinheiro para o curto prazo da empresa. Não é indicado usar o crédito de capital de giro para a compra de máquinas e equipamentos que vão demorar a dar retorno para o empreendedor.

Isso porque se o retorno que essa máquina trouxer for de médio prazo, incompatível com o prazo de pagamento do financiamento, impactará o fluxo de caixa. Ou seja, poderá trazer algum desconforto na gestão financeira.

Pedir empréstimo requer cautela

É por essas e outras que o empreendedor precisa olhar com atenção as condições das linhas de crédito empresariais e entender se elas estão em sinergia com as suas necessidades.

É importante pesquisar as opções tanto na instituição financeira com a qual o empreendedor já trabalha como em outras frentes.

Hoje existem muitas opções de crédito empresarial no mercado, inclusive algumas diferenciadas, como plataformas de crédito digital, que permitem a contratação sem a necessidade de ir a uma agência presencialmente.

O Tomático trabalha com crédito digital e parcelas flexíveis. Quer saber mais? Acesse nosso FAQ e tire as suas dúvidas.