tomatico.com.br

Como calcular o ROI da sua empresa?

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

11/11/2021

Descubra como calcular o ROI de uma empresa e aprenda a interpretar o resultado desse indicador!

Como calcular o ROI da sua empresa

Acompanhar o desempenho do negócio não envolve apenas conhecer lucros e custos. Também é preciso entender questões mais profundas, como a capacidade de gerar resultados e retorno. Por isso, saber como calcular o ROI de uma empresa é importante.

Por meio dessa métrica, há como ter informações relevantes sobre a atuação do empreendimento e suas finanças. Ainda, é uma forma de planejar a tomada de decisão, em busca dos objetivos estratégicos.

Para usar o indicador a seu favor, descubra como calcular o ROI da sua empresa!

O que é o ROI?

A sigla ROI faz referência ao termo return over investment ou retorno sobre investimento. Essa é uma métrica que indica qual é o volume de resultados produzidos em relação a um investimento realizado. Por isso, o indicador pode ser aplicado a diversas áreas, incluindo todo o negócio.

Como calcular o ROI de uma empresa?

Agora que você sabe o que representa o indicador, o próximo passo consiste em conhecer a fórmula do ROI. A equação é dada por:

ROI = (Receita – Custos) / Custos x 100

Ao final, você terá um valor percentual que indica qual é a relação dada entre o lucro e os custos em determinado momento.

Para calcular o ROI de uma empresa, você pode utilizar todos os investimentos realizados no empreendimento em determinado período ou conferir o resultado dessa métrica financeira para cada iniciativa.

Exemplo prático

Para conhecer a parte prática do cálculo, pense em uma empresa A cujo investimento geral no período de 3 meses foi de R$ 150 mil. Se as receitas nesse período tiverem sido de R$ 250 mil, o ROI será:

ROI = (250 – 150) / 150 x 100

ROI = 66,67%

Esse é o ROI geral da empresa no período avaliado. Porém, também pode ser interessante saber quais foram os resultados dos projetos, já que eles tendem a ser diferentes do ROI geral.

Na área de marketing, considere que uma campanha pode ter tido investimento de R$ 5 mil e gerado R$ 10 mil de receita, por exemplo. Nesse caso, o ROI será de 100%.

Já a compra de estoque de determinado produto pode ter custado R$ 15 mil, mas ter gerado apenas R$ 18 mil de receita. Nesse cenário, o ROI é de 20%.

Não é preciso fazer esse cálculo manualmente. Você pode utilizar uma calculadora de ROI. Mas entender como o cálculo é feito e o que ele representa é fundamental para usar a métrica a favor do negócio.

Avaliando os resultados

Tão importante quanto conhecer a fórmula do ROI da empresa é saber interpretar os resultados. Na prática, um ROI positivo significa que o investimento deu lucro, enquanto o resultado negativo indica prejuízo. Então, no primeiro caso, é sinal de que o investimento já se pagou.

Além disso, quanto maior for o ROI, maior é o retorno financeiro daquele valor alocado. Por outro lado, um ROI menor significa que o custo de investimento é maior, já que gerou menos resultados positivos.

Um investimento de R$ 10 mil com ROI de 10% pode ser visto como sendo mais caro que um investimento de R$ 15 mil, mas com ROI de 20%, por exemplo.

Além disso, a avaliação do resultado do ROI deve considerar o período ao qual ele faz referência. Um ROI de 400% em 10 anos pode ser menos interessante que 20% em 3 meses. Afinal, quanto maior o tempo necessário para alcançar retorno com o seu negócio, maiores podem ser os riscos.

Por que fazer o cálculo de ROI?

Depois de aprender como calcular o ROI de uma empresa é preciso entender que essa métrica pode ajudar na obtenção de resultados. O cálculo pode auxiliar o cotidiano do empreendimento e a conquista do desempenho previsto no planejamento estratégico.

A seguir, descubra por que vale a pena fazer o cálculo do ROI da sua empresa!

Favorece o planejamento financeiro

Compreender quanto um investimento no negócio é capaz de render na forma de receita é essencial para o planejamento financeiro. Afinal, isso afeta a composição do capital de giro e o cumprimento de obrigações, por exemplo.

Com um ROI elevado, a empresa tende a apresentar melhor performance financeira, menos endividamento e otimização do fluxo de caixa. Já um resultado abaixo do esperado pode indicar a necessidade de realizar mudanças nas finanças para que o retorno seja favorecido.

Apoia a tomada de decisão

O cálculo do ROI também ajuda a tomada de decisão, tanto de maneira pontual como em um cenário macro. O que significa? Na prática, você pode comparar o ROI de diversos projetos e entender qual deles foi o mais rentável, por exemplo.

Em vez de focar apenas no quanto foi gasto e nas receitas geradas, essa é uma forma de compreender qual apresenta maior capacidade de retorno.

Além disso, é fundamental considerar que isso ajuda a entender se a empresa está na direção certa ou não. Com o cálculo e acompanhamento da métrica, fica mais fácil reconhecer a necessidade de ajustar a rota.

Amplia o nível de competitividade

Calcular e buscar a ampliação do ROI da empresa pode torná-la mais competitiva — e isso é essencial para pequenas e médias empresas. Afinal, gerar mais resultados a partir dos investimentos tende a gerar mais lucratividade.

Com isso, há possibilidade de realizar novos investimentos. Portanto, a métrica pode apontar a capacidade de trazer resultados de modo consistente e obter destaque em relação aos concorrentes.

O que fazer quando o ROI não é o ideal?

Ao fazer o cálculo, pode ser que o resultado encontrado seja baixo ou considerado insatisfatório. Nesse caso, é preciso implementar mudanças que ajudem a elevar o retorno do seu negócio.

Uma das formas de fazer isso é buscando a redução de custos. Ela aumenta a lucratividade e, como visto, permite realizar mais investimentos. Com melhorias, as receitas podem ser incrementadas, o que eleva o ROI.

Além disso, pode ser interessante recorrer a linhas de crédito inteligentes. Com condições especiais, é possível dispor de recursos para efetuar melhorias e executar projetos no negócio. Isso tende a aumentar as receitas, o que poderá elevar o ROI geral.

Como você viu, calcular o ROI de uma empresa envolve a aplicação da fórmula específica e a interpretação dos resultados obtidos. A partir disso, há como entender a situação do negócio e de seus projetos, o que ajuda a tomar decisões melhores para a otimização do desempenho.

Se o retorno da sua empresa não estiver tão elevado, buscar crédito pode ser interessante. Conheça nossa solução da Tomático!