tomatico.com.br

Como organizar as finanças da empresa

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

21/06/2021

Isso inclui separar o dinheiro da empresa e da família!

Manter a gestão financeira em ordem é condição básica para a sobrevivência de qualquer negócio, então sempre vale a pena ler sobre o assunto e aprender um pouco mais sobre como organizar as finanças da empresa.

Tudo começa com um bom planejamento. O plano de negócios, que é importante ter, funciona como um mapa que vai mostrar ao empreendedor onde ele deve colocar dinheiro e onde precisa cortar custos.

A falta de planejamento e de projeções financeiras pode levar as pessoas a tomarem decisões erradas, e isso acaba prejudicando o fluxo de caixa e a saúde financeira de forma geral.

Além da falta de planejamento, comum em muitas empresas, principalmente as de menor porte, também é um erro frequente superestimar o mercado e o próprio negócio e, com isso, investir mal.

Exemplos? Gastar mais do que o necessário na compra de um computador, adquirindo um equipamento além da necessidade da empresa, ou até mesmo de um veículo.

Isso imobiliza o capital e, dependendo da situação financeira da empresa, pode prejudicar o fluxo de caixa, atrapalhando o pagamento das despesas do dia a dia e fazendo o empreendedor cair em dívidas.

Como organizar as finanças passa por separar o dinheiro da empresa e da família

Outro ponto a se atentar é a tomada de crédito. Às vezes ela é realmente necessária, mas é importante planejar bem os investimentos feitos na ampliação do negócio para que não faltem recursos para as contas rotineiras.

Além disso, quando for necessário contratar uma linha de crédito empresarial é necessário pesquisar as opções oferecidas pelo mercado.

A parcela precisa caber no orçamento, caso contrário o crédito, ao invés de ser uma solução, será mais um problema.

Por fim, também faz parte do processo de organizar as finanças separar as contas da vida pessoal e da empresa.

Entre os micro, pequenos e médios empreendedores, é comum misturar as finanças do negócio e da família, e isso acaba gerando uma série de problemas.

É importante manter o controle do que é dinheiro da empresa e o que é para os gastos da família. A empresa gera uma receita e esse recurso tem que ser utilizado para pagar as despesas do negócio.

O que sobra, o lucro, não é receita do empreendedor em sua totalidade. O dono do negócio deve ter, sim, seu pró-labore, mas isso não é o lucro.

O lucro precisa ser separado tanto para o crescimento da empresa quanto para retirada dos sócios no momento oportuno.

Cabe ao empreendedor fazer essas contas de forma bastante racional para que sua empresa mantenha um recurso financeiro em caixa para emergências e reinvestimentos.