tomatico.com.br

Gestão financeira: entenda como deve ser feita

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

01/12/2020
gestão financeira

Organizar todos os processos gerenciais da empresa é fundamental para o sucesso do negócio – e, talvez, a principal etapa dessa faxina seja a gestão financeira. É a partir de uma boa organização financeira que o dono da empresa pode conhecer como o negócio realmente está, se saudável financeiramente ou não – o que vai determinar, em última instância, sua sobrevivência.

É, ainda, a partir de uma boa gestão financeira que o empreendedor pode fazer projeções financeiras, o que vai lhe dar uma perspectiva para os próximos meses, já sabendo se haverá sobra de recursos para investimentos ou previsão de falta.

Entenda como fazer a gestão financeira

O primeiro passo é fazer um controle financeiro. Isso significa saber, detalhadamente, todos os custos fixos e variáveis do negócio, bem como a receita e a quantidade de estoque. Esses números permitem fazer um boa gestão do capital de giro da empresa.

Depois de ter um retrato do presente momento com o controle financeiro, a segunda etapa é partir para as projeções financeiras. Isso nada mais é do que estimar o que vai acontecer nos próximos meses em relação aos gastos da empresa e a receita estimada. Nessa etapa, o empreendedor pode considerar três cenários, se assim achar necessário: pessimista, realista e otimista. É mais trabalhoso, mas ajudará a antecipar possíveis problemas de fluxo de caixa e, sabendo do problema com antecedência, fica mais fácil pensar em soluções para ele.

Organização é fundamental para fazer a gestão financeira

A base de tudo é, na verdade, a organização.

Fazer a gestão financeira requer tempo e dedicação. O empreendedor precisa lançar todas as despesas da empresa, todas as receitas e manter as informações de estoque atualizadas. Esse processo pode ser facilitado com o uso de softwares de gestão, mas também é possível fazê-lo em planilhas.

Um detalhe importante, que às vezes donos de pequenas empresas acabam não contabilizando, é a retirada de pró-labore dos sócios. É importante incluir na lista de despesas as retiradas mensais e separar as contas da pessoa física e da jurídica. Isso vai dar um panorama melhor da real situação financeira da empresa.