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Vendas para o Dia das Crianças devem encolher no geral, mas aumentar no e-commerce

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09/10/2020
dia das crianças

As vendas para o Dia das Crianças em 2020 devem encolher 4,8% em relação a 2019, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Essa será a primeira retração em quatro anos, mas não a pior da história. Em 2016, quando o país também passava por uma crise econômica, o recuo nas vendas para o Dia das Crianças chegou a 8,1%.

O Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, é a terceira data mais importante do calendário do varejo nacional, segundo a CNC, atrás de Natal e Dia das Mães. A Fecomércio SP a coloca como a quarta data mais relevante, atrás de Natal, Dia das Mães e Black Friday. De acordo com a CNC, o Dia das Crianças de 2020 deve movimentar R$ 6,2 bilhões.

Guilherme Dietze, assessor econômico da Fecomércio SP, explica que existem algumas causas para a queda nas vendas para o Dia das Crianças deste ano:

  • Desemprego gerado pela pandemia
  • Queda na renda das famílias
  • Isolamento social prolongado, que fez com que as famílias procurassem alternativas ao longo dos meses para entreter as crianças, comprando algum tipo de brinquedo

“Já houve uma prévia do Dia das Crianças, com as famílias comprando brinquedos nos últimos meses, então vai diminuir a necessidade de compra e talvez esvazie um pouco a data”, afirma Dietze.

Para a CNC, o travamento do mercado de trabalho vai repercutir negativamente não apenas no Dia das Crianças, mas também nas demais datas que estão por vir.

Segmentos que costumam se beneficiar do aumento sazonal das vendas no Dia das Crianças tendem a amargar perdas, segundo a CNC. É o caso do setor de brinquedos e eletroeletrônicos (-2,5% ou R$ 1,3 bilhão); livrarias e papelarias (-9,9% ou R$ 48,1 milhões); e lojas de vestuário e calçados (-22,1% ou R$ 489 milhões).

Vendas no e-commerce devem aumentar no Dia das Crianças

A projeção feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) indica caminho contrário para as lojas virtuais no Dia das Crianças de 2020. A expectativa é de aumento de 78% nas vendas on-line em relação ao mesmo período de 2019. O faturamento do e-commerce com a data deve chegar a R$ 4,9 bilhões, segundo levantamento da ABComm em parceria com a Neotrust-Compre&Confie.

“O mercado digital se consolidou no Brasil com a entrada de novos consumidores e novas empresas, o que fez com que aumentasse muito o número de ofertas de produtos. Com a pandemia ainda em alta, as pessoas tendem a não sair de casa para fazer as suas compras para o Dia das Crianças”, diz Rodrigo Bandeira, vice-presidente da ABComm.