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Vendas online crescem sem parar na quarentena

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07/09/2020
vendas online

Com o isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus, as vendas online aumentaram no Brasil, segundo um levantamento feito pela empresa de pesquisa de mercado Kantar. A segunda onda do estudo “Barômetro Covid-19”, feita entre 27 e 31 de março, mostra que o número de pessoas que aumentaram as compras online subiu de 19% para 34%. Enquanto isso, o de pessoas que diminuíram as compras em lojas físicas subiu de 32% para 46%.

Para Valkiria Garré, CEO de Insights da Kantar Brasil, isso demanda que as empresas sejam rápidas na disponibilidade e sortimento em um primeiro momento para, depois, conseguirem escalonar a operação e a entrega para acompanhar o crescimento de pedidos.

O mesmo estudo da Kantar mostra que 72% das vendas online acontecem porque as pessoas querem economizar tempo e 71% dos respondentes acreditam que o e-commerce é mais conveniente do que ir a lojas físicas. Muitos brasileiros usaram o período de pandemia para fazer suas primeiras compras online:

  • 17% alimentos e bebidas
  • 15% remédios sem prescrição médica
  • 12% cosméticos e produtos de cuidado pessoal
  • 12% serviços
  • 8% roupas e acessórios
  • 7% eletrônicos

Alta nas vendas online passa de 380%

Um outro estudo feito pela Kantar e veiculado pelo site de vendas online Mercado Livre mostrou que as vendas do e-commerce na América Latina estão crescendo continuamente. Entre 16 e 23 de março, quando a quarentena começou a ser adotada em alguns lugares do Brasil, a alta nas vendas online foi de 100% em relação à semana anterior. Na semana seguinte, o aumento foi de 179% na comparação semanal e depois a alta foi de 161% na terceira semana, até chegar ao aumento de 387% na semana de 9 a 16 de abril em relação à semana anterior. No Mercado Livre a quantidade de novos compradores subiu 28%.

O levantamento da Kantar “Barômetro Covid-19” indicou, ainda, que 28% dos brasileiros querem que as marcas sejam práticas e realistas e ajudem os consumidores no dia a dia (esse dado foi de 21% na pesquisa anterior). Já 25% dos consultados querem que as empresas sirvam de exemplo e sejam guias para a mudança (índice que ficou constante nas duas pesquisas).

“Para atingir esses objetivos, é necessário evoluir o propósito de marca para abraçar o impacto humano e social, além de adaptar sua comunicação para essa nova realidade”, afirma Valkiria.

A pesquisa “Barômetro Covid-19” da Kantar foi realizada de forma online com 500 brasileiros com 18 anos ou mais.