tomatico.com.br

Conheça opções de logística para e-commerce

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

02/12/2020
logística para e-commerce

Diante da pandemia causada pelo novo coronavírus, muitos pequenos comerciantes se viram obrigados a encontrar outras formas de venderem seus produtos. Não à toa, desde o início da pandemia, mais de 135 mil lojas aderiram às vendas online para continuar vendendo e mantendo-se no mercado, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). A média mensal antes da pandemia era de 10 mil lojas por mês. Um dos grandes desafios do setor é a logística para e-commerce.

Saber qual é a melhor alternativa para entregar os produtos comprados pelo consumidor no comércio eletrônico pode ser um assunto que toma algum tempo do dono de uma loja virtual. Até porque o preço do frete impacta na decisão de compra do consumidor.

Custo do frete pesa na logística para e-commerce

Uma pesquisa da ABComm de 2019 mostrou que o frete é o maior responsável pelos custos logísticos da loja virtual, com participação de 65,9%, seguido por armazenagem (23%) e gastos com manuseio (14,8%). A opção preferida dos empreendedores digitais para as entregas das compras feitas em seus sites de comércio eletrônico é os Correios (88,6%). Entre os pesquisados, 58,7% também usam transportadoras privadas e 9,8% possuem frota própria.

Essa dependência dos Correios na logística do e-commerce se explica porque a empresa tem capilaridade, chegando a locais remotos do país, e porque trata-se de uma marca reconhecida e que tem a confiança dos brasileiros.

Ainda assim, é sempre importante que o dono da loja virtual pesquise as opções existentes no mercado antes de decidir qual serviço logístico utilizar. Seguem algumas das empresas de logística para e-commerce citadas pelos empreendedores digitais ouvidos pela ABComm.

·  Andorinha

·  Atlas Transportes

·  Atual Cargas

·  Azul

·  Braspress

·  Carriers

·  Diálogo Logística

·  Direcional Transportes

·  DHL

·  Fedex

·  Flex Transportes

·  Gollog

·  Jadlog

·  Jamef

·  Loggi

·  Mandaê

·  Mercado Envios

·  Now Logística

·  Pacífico Log

·  Plimor

·  Pot Speed

·  Reunidas Cargas

·  Rodonaves

·  LATAM Cargo

·  TNT

·  Total Express

·  Transfolha

·  UPS

Existem, ainda, plataformas que comparam as diferentes opções de frete existentes no mercado. Conheça algumas delas:

·  CargoBR

·  Frenet

·  Melhor Envio

Faça sua pesquisa e escolha a melhor opção.