tomatico.com.br

Como evitar problemas de capital de giro nas empresas

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

06/08/2020
capital de giro nas empresas

Em português bem simples, o capital de giro é o dinheiro que a empresa tem para se manter funcionando, arcar com as despesas do dia a dia. Problemas de capital de giro nas empresas podem afundar o negócio, daí a importância de saber como manter um fluxo de caixa saudável.

O capital de giro pode ficar deficitário por uma série de razões. Uma delas é a diferença entre o dinheiro que a empresa tem em caixa, nos bancos, nas contas a receber no curto prazo e o que ela deve também no curto prazo – seja para fornecedores ou em contas a pagar. Se o valor em caixa e a receber é maior do que a dívida, tudo certo com o capital de giro, mas se acontece o contrário é preciso pensar em uma forma de financiar o capital de giro para manter o negócio funcionando.

Muitos empreendedores só se dão conta de que têm problema de capital de giro na empresa quando ele de fato aparece – e o motivo geralmente está na falta de um planejamento financeiro. Quando faz uma gestão de caixa eficiente, o empreendedor calcula a necessidade de capital de giro da empresa e, assim, consegue ter uma ideia antecipada do problema – a ponto de ter tempo para pensar em soluções.

Ao fazer o planejamento, é possível entender o ciclo financeiro da empresa – e a necessidade de capital de giro está diretamente ligada a ele. Quanto mais longo for o ciclo financeiro, maior será a necessidade de capital de giro. Então, para reduzir a necessidade de capital de giro, é preciso reduzir o ciclo financeiro da empresa.

Como reduzir a necessidade de capital de giro nas empresas

Uma das medidas para reduzir o ciclo financeiro é reduzir o prazo de recebimento – o que nem sempre é fácil, porque isso significa diminuir o financiamento ou o parcelamento oferecido aos clientes. É possível fazer isso incentivando as vendas à vista com algum desconto ou outro benefício, por exemplo.

Outra opção é otimizar o estoque. Compras em escala, mesmo que garantam um preço melhor pela mercadoria, podem não ser uma boa opção se isso for causar problemas de capital de giro na empresa. É preciso avaliar caso a caso, oferta a oferta.

Um terceiro ponto a ser levado em conta é a negociação de prazos de pagamento com os fornecedores. Conseguir alongar esse tempo dá um fôlego extra para o capital de giro. Aqui, novamente, o desconto pelo pagamento à vista deve ser avaliado caso a caso. Vale a pena? Não vai prejudicar o capital de giro?

Ninguém disse que seria fácil administrar um negócio, certo? Manter o planejamento financeiro atualizado e avaliar cada oportunidade de compra e venda é fundamental para manter a saúde financeira do negócio e o capital de giro longe de problemas.