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Como atrair clientes usando as redes sociais

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

10/09/2020
como atrair clientes

O Brasil é um dos países que mais usam redes sociais. O brasileiro fica, em média, 3h34 online por dia nesse tipo de plataforma, e esse dado coloca o país como o segundo que mais tempo gasta nas redes sociais, atrás apenas das Filipinas – segundo dados do relatório Digital in 2019, da We Are Social. Diante disso, todo empreendedor precisa aproveitar essa oportunidade e aprender como atrair clientes pelas redes sociais.

Até porque a tendência é de aumento no uso dessas plataformas: em 2019, o relatório identificou 10 milhões de novos usuários brasileiros nas redes sociais – número nada desprezível, certo? Aliás, veja abaixo a quantidade de brasileiros que acessa cada rede social, segundo dados da We Are Social de julho de 2020:

  • Facebook: 130 milhões
  • Instagram: 91 milhões
  • LinkedIn: 43 milhões
  • Twitter: 15,7 milhões
  • Snapchat: 12,3 milhões

Aprenda como atrair clientes usando as redes sociais

Já que há uma quantidade imensa de brasileiros navegando nas redes sociais, vale a pena entender como atrair clientes usando essas plataformas e, dessa forma, melhorar as vendas e o seu fluxo de caixa.

Antes de começar, é importante entender como usar cada um desses canais de comunicação, porque cada rede social tem as suas particularidades. O Instagram, por exemplo, muitas vezes é usado para mostrar o cotidiano do negócio e até os seus bastidores. Nesses casos, vale usar vídeos curtos e fotos e sempre incluir nas legendas hashtags (#) que tenham a ver com o seu negócio. Essas hashtags podem estar ligadas:

  • ao produto ou serviço que a empresa vende: #vinho #roupasesportivas #pranchadesurf #tênis #colar
  • a um tema que pode atrair seu público: #surffeminino #receitas #modacomproposito
  • a uma tendência do momento: #diadospais #dicadepresente

O Facebook serve mais para reforçar a presença digital da empresa, mantendo interação com quem já é cliente – e também com potenciais consumidores. Já o Twitter requer uma atualização constante, pois as pessoas usam a plataforma como uma espécie de feed de notícias, com compartilhamento de informações em tempo real – então avalie se vale a pena para o seu negócio.

Ao usar as redes sociais para atrair clientes e aumentar as vendas, é importante pensar em imagens de boa qualidade, porque isso acaba passando uma boa impressão aos usuários. De forma contrária, fotos mal produzidas podem afastar a clientela. Já para realmente conseguir engajar os usuários é preciso interagir, interagir e interagir. E aí não é preciso seguir um manual. Seja criativo, e use a linguagem que tem mais a ver com o seu tipo de negócio.

Ao escolher os conteúdos que irá publicar, não precisa usar apenas fotos de produtos ou dos serviços. Diversifique! Mantenha-se alinhado aos temas que interessam seu consumidor, mas vá ir um pouco além do que a empresa oferece, mostrando-se ao mundo como um verdadeiro especialista no assunto que interessa seu público-alvo. Para dar dois exemplos:

Se você tem uma loja de colares e brincos com pedras naturais, pode gerar conteúdo informativo sobre as propriedades de cada uma das pedras que utiliza nos produtos.   

Já se você tem uma loja de vinhos, publique receitas e sugira tipos de vinhos que servem como acompanhamento.

Se você quiser profissionalizar um pouco mais o uso das redes sociais, procure ferramentas de gestão que ajudem a gerenciar essas plataformas. Essas ferramentas permitem agendar publicações e acompanhar o desempenho de cada post, o que pode ser muito útil para montar o plano de conteúdo. Mãos à obra?