tomatico.com.br

Golpe do empréstimo: depósito antecipado é cilada

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

07/01/2021
homem sentado na frente do notebook

Em momentos de crise econômica, é comum que empreendedores recorram a crédito empresarial para equilibrar o fluxo de caixa.

Dependendo da situação do negócio, é possível que haja urgência na obtenção da linha de crédito e aí é que o empreendedor pode perder a atenção e cair no golpe do empréstimo.

Isso acontece quando a suposta instituição financeira que concede a linha de crédito para empresas pede um depósito antecipado para a liberação do crédito. Se isso acontecer, suspenda a contratação da linha de crédito, porque trata-se de um golpe.

Como funciona o golpe do empréstimo

O empreendedor, precisando de recursos para capital de giro, entra em contato com uma suposta instituição financeira e faz uma simulação de crédito empresarial.

Após essa etapa, tem um valor de crédito aprovado. Só que, antes de receber o dinheiro em sua conta, é solicitado que faça um depósito antecipado para a liberação do crédito.

Essa prática é ilegal.

Instituições financeiras sérias e corretas não solicitam nenhum depósito antecipado para liberação do crédito.

Para saber se uma instituição financeira é confiável, é importante checar se ela é autorizada pelo Banco Central a funcionar.

Também é válido averiguar o tempo de existência da empresa e olhar suas redes sociais. Perceba, por exemplo, se suas contas estão ativas, se há posts recentes, e verifique os comentários. A forma como a empresa responde aos clientes pode dar algumas pistas.

Também é possível procurar em sites de avaliações de serviços, como o Reclame Aqui, além de avaliações feitas no Google.

Mais um passo é checar se o site da instituição financeira é confiável. Para isso, no navegador, veja na barra de endereços se há um cadeado. Ao clicar nesse cadeado aparecem informações sobre a segurança do site.

Fique atento e escolha a melhor opção para o seu negócio, que no caso, é o Tomático: o crédito rápido, 100% on-line e transparente.