tomatico.com.br

As empresas podem sair mais fortes da crise econômica no Brasil?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

19/11/2020
crise econômica no Brasil

Para as micro, pequenas e médias empresas, sair de uma crise econômica é extremamente desafiador. Sair dela mais forte até parece impossível, mas não é. Estamos, neste ano de 2020, enfrentando uma crise econômica no Brasil, consequência da pandemia causada pelo novo coronavírus, que obrigou o comércio a fechar as portas por alguns meses.

Como resultado, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que é a soma de tudo o que é produzido no país, caiu 9,7% no segundo trimestre de 2020 comparado ao primeiro trimestre deste ano, na série com ajuste sazonal, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a igual período de 2019, o PIB caiu 11,4%.

Essas porcentagens representam as quedas mais intensas da série, iniciada em 1996.

Corte de custos e decisões ágeis para superar a crise econômica no Brasil

Como superar essa crise? Não existe receita de bolo, uma fórmula que sirva para todas as empresas, mas algumas dicas podem ajudar o empreendedor a superar a crise econômica.

De forma geral, empreendedores são otimistas mas, em um momento de crise econômica, é preciso ser realista – ainda mais na atual crise. O período é realmente difícil – e a situação, nunca antes vista.

A atenção do empreendedor precisa se voltar para o curto prazo, porque o cenário é volátil, muda o tempo todo. Quem administra o próprio negócio sabe bem que, a essa altura, já teve que rever o planejamento estratégico para 2020 ( e essa revisão, bem como as projeções financeiras) precisam ser analisadas e reanalisadas com frequência.

Ainda assim, é preciso calma e ponderação ao tomar as decisões. Fazer escolhas impensadas e desesperadas só vai atrapalhar ainda mais e dificultar o caminho para sair da crise.

Com os números detalhados e as projeções financeiras feitas, é fundamental reduzir os custos da empresa. Um dos maiores erros que o empreendedor pode cometer na crise econômica é não cortar gastos suficientes. Ao fazer as contas, leve em consideração que é preciso garantir fluxo de caixa para os próximos meses de vendas fracas.

Ninguém sabe ao certo quando o fluxo de vendas vai voltar ao normal, mas é preciso estimar e garantir a sobrevivência do negócio para os próximos meses. Há uma luz no fim do túnel, disso sabemos, só é preciso conseguir chegar até ela.

Decisões ágeis e precisas costumam favorecer os negócios em momentos turbulentos e ainda ajudam a empresa a sair mais forte da crise econômica. Sempre se tira algum aprendizado.

Ao cortar custos, por exemplo, o empreendedor pode aprender a ter um orçamento mais enxuto e decisões estratégicas para impulsionar as vendas podem ser levadas para o período pós-crise. Da mesma forma, a transformação digital que muitas empresas passaram nesta crise da Covid-19 pode alavancar as vendas não só agora, mas depois também.