tomatico.com.br

Entenda a cultura de redução de despesas

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

16/11/2020
redução de despesas

Existe uma conta básica que funciona tanto para as finanças pessoais quanto para a empresa: o dinheiro que sobra na conta é resultado de tudo o que entra menos o que sai. Assim, bem simples. No caso das empresas, esse dinheiro que sobre é o lucro, fruto da receita menos os gastos. Quanto mais lucro, mais oportunidades de reinvestimento, inovação, crescimento, certo? E uma das formas de aumentar o lucro é promover a redução de despesas.

Para implementar uma cultura de redução de despesas na empresa é preciso, primeiro, ter o hábito de monitorar bem de perto os gastos, para ter ciência de onde eles estão e como evoluem com o passar do tempo. Isso inclui detalhar despesas fixas e variáveis e registrar todas as informações em um sistema ou planilha. Quanto mais detalhadas estiverem as informações, melhor será a gestão dos custos, e mais fácil será implementar a redução desses custos.

Feito esse detalhamento, é possível começar a pensar em implementar uma cultura que valorize a redução das despesas.

Cultura de redução de despesas direciona os gastos

A cultura de redução de despesas, como explica a Endeavor, organização global de apoio ao empreendedorismo, garante que o dinheiro da empresa seja gasto nas iniciativas mais alinhadas aos objetivos do negócio.

A partir daqui, estabeleça metas de custos, de quanto deve ser gasto em cada área da empresa, e tome as medidas necessárias para alcançar esses objetivos.

Para que isso funcione, é importante manter uma frequência de análise das informações e dos resultados que estão sendo alcançados. Pode ser interessante promover reuniões com gestores de área nesse momento, para gerar uma conversa que resulte em sugestões de novas ações a serem tomadas.

Redução de despesas e projeções financeiras andam juntas

Em paralelo, esse trabalho requer ainda que o empreendedor trace projeções financeiras, pois saber qual deve ser a receita nos próximos meses é algo que impacta nas metas de redução de despesas. Da mesma forma, se a empresa planeja aumentar o faturamento, talvez precise adequar seus gastos para fazer essa entrega.

É importante que as projeções financeiras sejam realistas e que tanto essas previsões quanto as metas sejam revistas periodicamente para a correção de possíveis desvios.

Por fim, mas não menos importante, para que a cultura de redução de despesas seja bem-sucedida, uma equipe engajada com a ideia é fundamental. É uma tarefa que engloba diferentes áreas e profissionais e, para contar com o apoio da equipe, mostre quais são os benefícios dessa cultura.