tomatico.com.br

Como manter colaboradores com engajamento no trabalho

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

03/08/2020
engajamento no trabalho

Os funcionários de uma empresa são peças-chave para o crescimento do negócio, por isso o engajamento no trabalho é tão importante. Colaboradores engajados se sentem responsáveis pelo desempenho da empresa e isso contribui para que eles façam o melhor trabalho possível, o que, claro, vai ajudar no bom desempenho dos negócios.

Ter funcionários engajados depende de uma série de fatores – todos ao alcance de quem administra a empresa e faz a gestão das pessoas. Não é, portanto, algo inalcançável, mas requer atenção a alguns pontos a serem desenvolvidos quando se fala em recursos humanos.

Retenha os bons profissionais

O custo de mandar embora e contratar novamente é alto. Por isso, a melhor dica é reter os funcionários que já estão treinados e que fazem a diferença na sua empresa. Pense em estratégias que façam com que essas pessoas se sintam valorizadas a ponto de quererem trabalhar na sua empresa.

Reconheça publicamente os bons resultados

Todo mundo gosta de ser reconhecido quando faz algo bem feito – e na vida profissional não é diferente. Então, premie quem alcança as metas ou quem demonstra uma atitude diferenciada. Além de valorizar o profissional que recebe a premiação, essa ação estimula os demais a fazerem algo parecido.

Atenção às metas

Estabelecer objetivos e metas pode ser extremamente produtivo, pois estimula a equipe a correr atrás do resultado esperado. Só que a estratégia pode ir por água abaixo caso as metas estabelecidas sejam inalcançáveis. Planeje bem as metas antes de apresentá-las para a equipe.

Cuidado com o favoritismo e os vieses inconscientes

Para que o engajamento no trabalho aconteça, é preciso evitar favorecer alguns funcionários. Isso, às vezes, acontece até de forma inconsciente, por alguma afinidade que o chefe tenha com o colaborador. É muito importante ficar atento e trazer para a consciência esse favoritismo, caso ele esteja acontecendo. O reconhecimento precisa ser justo e seguir critérios pré-definidos.

Transparência com a política salarial

O mesmo vale para o estabelecimento de salários e a concessão de promoções internas. É importante deixar claro para a equipe quais são as trilhas possíveis de carreira e como se conquista uma promoção. E, novamente, evitar os vieses inconscientes ao decidir promover um funcionário, seguindo apenas os critérios pré-estabelecidos.

Vale lembrar que valorizar as competências técnicas e comportamentais individuais e o desempenho dos colaboradores e das equipes em conjunto, além de manter total transparência nos processos, é algo que contribui significativamente para o engajamento no trabalho.

Escute seus funcionários e entenda o que eles valorizam. Trabalhar em casa alguns dias na semana? Ter um vale alimentação que possa ajudar nas compras do supermercado? Conhecer as necessidades da equipe ajuda a ter um ambiente e benefícios que façam os funcionários se engajarem com o trabalho ainda mais.