tomatico.com.br

Aprenda práticas para reduzir custos na empresa

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

21/09/2020
práticas para reduzir custos na empresa

Cortar gastos é sempre um desafio, tanto na vida pessoal quanto em uma empresa. Só que isso é necessário em diferentes momentos da vida de um negócio, porque fatores externos fazem com que as vendas caiam às vezes e, com uma receita menor, é preciso lançar mão de práticas para reduzir custos na empresa.

Um dos primeiros pensamentos que vem à mente do empreendedor é cortar a folha de pagamentos, ou seja, demitir pessoas. Mas, ainda que por vezes isso seja necessário, nem sempre essa é a melhor ou a única solução. Demitir funcionários pode ter um custo alto para a empresa, que pode precisar dessas pessoas para a retomada – e contratar bons profissionais não é lá muito fácil.

Práticas para reduzir custos na empresa

Para conseguir cortar despesas de forma eficiente o empreendedor precisa ter em mãos, de forma detalhada, todos os gastos do negócio. É trabalhoso? É, mas sem conhecer os custos da empresa não será possível fazer cortes precisos que realmente ajudem o empreendimento a enfrentar a crise. É preciso saber quanto se gasta com matéria-prima, fornecedores, transporte, salários, tributos, contas de consumo, licenças de software etc. Absolutamente tudo precisa estar listado em uma planilha.

Com essa informação bem detalhada é possível entender para onde está indo o dinheiro, a proporção que vai para cada um dos itens acima listados e, assim, pensar em onde é possível reduzir os gastos.

Olhar o desperdício ajuda a reduzir custos na empresa

Além de ver onde é possível cortar gastos, vale a pena prestar atenção também nos desperdícios – eles podem parecer pequenos, mas ajudam na hora de reduzir os gastos da empresa. Para diminuir o desperdício:

  • Conscientize seus funcionários sobre o uso de papeis, descartáveis e da necessidade de apagar as luzes e desligar o ar condicionado.
  • Troque lâmpadas incandescentes por LED ou até pense em investir na geração de energia renovável, que pode gerar grande economia no médio e longo prazo.
  • Renegocie os planos com os fornecedores de telefonia e internet e avalie a oferta da concorrência.
  • Fale também com seu banco e verifique opções de pacotes de tarifas mais econômicos.

Outra frente que pode ser atacada é o pagamento de impostos. Será que sua empresa está enquadrada no melhor regime de tributação? O contador pode ajudar nesse assunto e ajudar a fazer um planejamento tributário que gere economia.