tomatico.com.br

Retomada pós-pandemia: seu negócio está pronto?

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

07/10/2021

Conheça formas valiosas de preparar seu negócio para a retomada pós-pandemia!

Retomada de se negócio

Após os impactos que a pandemia de covid-19 trouxe para o mundo, muitos empreendedores vêm esperando pela retomada das atividades pós-pandemia. Afinal, existem dificuldades que envolvem tanto a área da saúde quanto a economia.

Assim, o cenário exige que as empresas saibam tomar decisões imediatas e estratégicas para conseguirem se manter na ativa. Ainda, é necessário saber como se preparar para a retomada da economia após a crise.

Neste artigo, você acompanhará as principais dificuldades enfrentadas por empreendedores — como você — durante a crise e conhecerá uma lista com dicas importantes para preparar seu negócio para retomada na economia.

Confira!

As dificuldades enfrentadas pelos empreendedores durante a pandemia

Com a pandemia do coronavírus, empreendedores de vários setores no mundo se viram diante de um grande desafio gerado pela crise econômica. Nesse caso, foi preciso buscar estratégias para se manter ativo diante do cenário que se formou.

Por exemplo, o isolamento social trouxe mudanças que micro, pequenas, médias e grandes empresas sequer consideravam possíveis até então. Bares, restaurantes e o comércio físico, por exemplo, se viram obrigados a fechar suas portas por longos períodos.

Dessa forma, o número de vendas e prestações de serviço diminuíram. Isso trouxe impacto à saúde financeira das empresas e, em muitos casos, levou ao encerramento de atividades.

Por outro lado, o avanço da vacinação e a reabertura gradativa do mercado exige que as empresas estejam prontas para a retomada da economia. Para tanto, será preciso entender como será o “novo normal” e aproveitar as oportunidades existentes para fazer o seu negócio avançar.

Como preparar seu negócio para a retomada econômica?

Para facilitar a adaptação às mudanças, existem pontos importantes que devem ser observados por micro, pequenos e médios negócios. Assim, com o planejamento adequado, se tornará mais fácil preparar sua empresa para aproveitar o reaquecimento da economia e voltar a crescer.

Confira a seguir as principais dicas para a retomada das atividades pós-pandemia!

Entenda que nada voltará ao normal — ao menos em um curto prazo

Os impactos globais da crise da Covid-19 foram muito intensos. A forma como a sociedade vive e se relaciona foi afetada diante do cenário de isolamento social. Então é natural que, mesmo na retomada, o cenário não seja o mesmo que existia no final de 2019.

Assim, é preciso ter em mente que existirão diferenças e que, na verdade, surgirá um novo conceito de normal. Isso tornará a adaptação mais fácil e poderá reduzir riscos do negócio, como a insistência em modelos de atuação que não funcionam nesse cenário de retomada.

Ademais, nos últimos meses, muitas pessoas experimentaram novas maneiras de viver — como no trabalho home office ou realizando mais ações sem sair de casa. Porém, parte desses hábitos serão incorporados à rotina pós-pandemia. Logo, a empresa deve se adaptar.

Faça uma pesquisa e veja se o seu público-alvo mudou

A pandemia afetou a população de diversas maneiras. Muitos enfrentaram perdas de pessoas queridas, enquanto outros passaram por dificuldades financeiras ou aproveitaram o cenário para reavaliar os seus valores pessoais.

Diante disso, pode ser que seu cliente tenha mudado sua forma de enxergar a vida e o que ele consome. Portanto, vale estudar o mercado e suas tendências para trazer novas opções que atendam as demandas do seu público-alvo.

Em complemento, vale expandir seus canais de atendimento para se adaptar aos modelos à distância e, até mesmo, ampliar o alcance da empresa. Dessa forma, surgem oportunidades de aumentar seu leque de clientes.

Uma alternativa interessante para acompanhar as tendências do mercado é estar presente no ambiente online e offline. Ainda, é preciso integrar os canais, criando um atendimento omnichannel.

Analise as tendências pós-pandemia

Para evitar prejuízos no negócio, é importante estar atento às novas tendências que surgem. Com a crise econômica, os consumidores estão começando a rever seus hábitos de consumo, considerando o que é prioridade ou não em suas vidas.

Além disso, há um crescimento no uso dos meios digitais, que deve perdurar no pós-pandemia. Por exemplo, pessoas que não tinham o hábito de fazer compras online se viram com essa nova necessidade. Assim, saber aproveitar essas oportunidades pode fazer a diferença no seu negócio.

Além do crescimento dos e-commerces, também existem outras tendências que devem ser observadas, e que podem ajudar a preparar sua empresa para a retomada pós-pandemia.

Confira as principais:

  • adoção oficial do home office ou um modelo híbrido, permitindo alguns dias de trabalho em casa durante a semana, por exemplo;
  • manutenção de reuniões à distância, facilitando a rotina de todos os envolvidos;
  • aumento dos cuidados relacionados à higiene;
  • investimento nas estratégias que viabilizem uma presença online mais sólida da empresa e proximidade com seu público-alvo.
Reavalie o seu modelo de negócio

Se os clientes mudaram seus hábitos, talvez seja necessário reavaliar o seu modelo de negócio. Afinal, os consumidores são parte essencial da sua estratégia empresarial. Então, esse é o momento de avaliar para o que você construiu.

Veja onde é preciso ajustar a forma de atuação para adaptá-la ao cenário atual. Mudanças nos espaços físicos, criação de mais canais para atendimento à distância e outras práticas, como você viu, podem ser essenciais.

Depois de identificar esses pontos, dedique-se a projetos que possam trazer um retorno a curto prazo e com um custo baixo — a fim de preservar o caixa. Porém, planeje-se também para mudanças maiores que possam ser necessárias.

Capacite e valorize seus colaboradores

Os colaboradores são essenciais para que seu negócio se mantenha em crescimento na retomada de suas atividades. Sendo assim, é importante treiná-los sobre as melhores práticas e valorizá-los como medida de retenção de talentos.

Nesse sentido, procure por alternativas de aprimoramento e apresente-as à equipe. Ademais, seja claro ao explicar o processo de volta, as medidas que a empresa adotará e o que o empreendimento espera nesse novo momento.

Não se esqueça de que é importante transmitir segurança à equipe, fazendo com que todos se sintam motivados e confiantes.

Siga aprendendo e se aprimorando

No mundo dos negócios, é essencial entender que sempre existirão pontos que podem ser melhorados. Logo, o ciclo de construção, coleta de dados e análise de resultados deve ser constante. Internalizar que ele é contínuo, portanto, ajudará a empresa a adotar uma nova rotina.

Dessa maneira, também é importante que o aprendizado seja uma constante. Estude sempre para aprender mais sobre o seu negócio, seu ramo de atuação, clientes e os concorrentes. Isso pode impulsionar o desenvolvimento de qualquer empresa.

Agora você sabe como se preparar para a retomada pós-pandemia, vale a pena se organizar para montar um planejamento e adaptar a sua empresa. Assim, você poderá se adaptar às mudanças trazidas pela pandemia e impulsionar os resultados do seu negócio!

Gostou deste artigo e gostaria de acompanhar mais conteúdos? Então assine nossa newsletter e receba outros materiais diretamente em sua caixa de entrada!