tomatico.com.br

Livros para empreendedores: dicas de CEOs de startups

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

14/06/2021

Conheça alguns livros para empreendedores!

A leitura sempre serviu de apoio para muitos donos de empresas. As páginas dos livros podem trazer inspiração para a gestão empresarial e a gestão de pessoas.

Por isso, separamos alguns livros para empreendedores indicados por CEOs de startups. Confira:

Satisfação garantida, do autor Tony Hsieh

A dica é do CEO do Apto, Alex Frachetta. Para ele, a leitura inspirou a cultura corporativa da sua empresa.

“Tanto no livro quanto para nós, o sucesso e a felicidade do cliente são o nosso objetivo principal. É o início, o meio e o fim de toda a nossa operação.”

Baseado no livro, Frachetta criou uma sala de reuniões com um nome que ajuda a lembrar constantemente da importância de fazer sempre mais e melhor, priorizando os clientes. A ideia é lembrar toda a empresa, e não somente o time de Customer Success.

Os Nove Titãs da IA: Como os gigantes da tecnologia e suas máquinas pensantes podem subverter a humanidade, da autora Amy Webb

Este é o livro para empreendedores recomendado pelo sócio da Curseria, Celso Ribeiro. A obra aborda o curso da história da Inteligência Artificial, analisando as nove maiores empresas do mundo, e discute a influência dessa tecnologia na economia e na política.

“Amy Webb apresenta tendências do mundo e do mercado a partir da análise do que está sendo feito por essas companhias”, diz.

Segundo o empreendedor, a leitura é uma excelente oportunidade para expandir as ideias, entender como essas empresas de tecnologia estão se posicionando e evoluindo com a inteligência artificial.

A Regra é Não Ter Regras: A Netflix e a Cultura da Reinvenção, escrito por Reed Hastings, fundador da Netflix

A indicação é de Carlos Naupari, CEO da Fligoo no Brasil. Para ele, o livro teve papel fundamental no entendimento sobre como funciona a criação de uma equipe fora de série e uma cultura forte.

Os principais aprendizados, segundo Naupari, foram: confie nas pessoas que você contrata, seja sempre honesto com seu time, procure por um feedback sincero e, por fim, faça o melhor pela organização, não procure ficar agradando os seus superiores.

“Esses pontos trazem liberdade e leveza ao ambiente corporativo. Isso possibilita um crescimento que gera melhores resultados.”

Negocie como se sua vida dependesse disso, escrito por Chris Voss

O livro foi indicado pelo CEO do Vakinha, Luiz Felipe Gheller. Nele, segundo o empreendedor, o leitor aprende os cinco passos para ser bem sucedido em negociações.

“Além de ser fácil de ler, tem dicas muito práticas sobre negociação. O conteúdo me ajudou bastante nos negócios e também nos relacionamentos da vida pessoal.”