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A importância de uma boa gestão de pessoas para a empresa

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

26/10/2020
gestão de pessoas

Os funcionários são um dos pilares mais importantes de uma empresa de sucesso e, por isso, fazer uma boa gestão de pessoas é parte fundamental de uma trajetória empreendedora bem-sucedida. Mas, o que é uma boa gestão de pessoas?

Fazer uma boa gestão de pessoas passa por manter a equipe motivada, porque colaboradores engajados costumam ser mais produtivos. Uma pesquisa realizada pela empresa de recursos humanos Right Management mostrou que profissionais motivados são 50% mais produtivos – é um índice alto, importante de ser considerado, certo?

Sendo assim, podemos dizer que existem três pontos fundamentais que motivam as pessoas, e então todo gestor deve se atentar a eles para manter a equipe motivada e, consequentemente, produtiva. São eles:

  • Autonomia na gestão de pessoas
  • Domínio de novos temas
  • Propósito e outros benefícios

Vamos entender um pouco melhor cada um desses pontos.

Autonomia na gestão de pessoas

É importante o líder da equipe dar autonomia aos seus funcionários, pois assim as pessoas se sentirão parte de um objetivo comum, porque entendem que seus chefes confiam em seus trabalhos e em suas decisões. Isso, de forma geral, melhora o clima, o que, por sua vez, impacta na eficiência e produtividade.

Domínio de novos temas

A partir do momento que o gestor de pessoas dá autonomia para seus funcionários, eles passam a procurar, de forma proativa, novos conhecimentos – o que os leva a dominar temas importantes para o negócio e o trabalho fluírem cada vez melhor.

Propósito e outros benefícios

Você pode até duvidar disso, mas não é só o dinheiro que importa; as pessoas valorizam outras coisas além do retorno financeiro. Muitos profissionais, para se sentirem motivados, precisam perceber e sentir que seu trabalho está relacionado a algo maior, que vá levar benefícios a outras pessoas. Uma pesquisa feita pela multinacional Glassdoor, que atua no setor de recursos humanos, mostrou que o bom clima no ambiente corporativo é a qualidade mais valorizada pelos 115 mil profissionais que avaliaram as suas empresas na plataforma. Outros pontos mencionados foram os benefícios oferecidos pelos empregadores e a competência profissional dos colegas de trabalho. Os salários surgiram apenas em quarto lugar na lista de qualidades mais valorizadas.

Outros aspectos importantes na gestão de pessoas

Além da motivação, também há outros pontos fundamentais para uma gestão de pessoas eficiente. Entre eles, uma comunicação interna clara e assertiva, a aplicação de pesquisas de clima organizacional e de avaliação de desempenho, a promoção de programas de treinamento e desenvolvimento, plano de carreira bem definido, equilíbrio entre vida profissional e pessoal, reconhecimento dos colaboradores e estímulo à criatividade.