tomatico.com.br

Planilhas de gestão financeira: conheça alguns tipos

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

29/04/2021

Planilhas de gestão financeira ajudam na administração do negócio!

homem elaborando uma planilha

A boa e velha planilha ainda tem muita utilidade. É uma ferramenta que pode ser usada pelo empreendedor para diversos aspectos da gestão do negócio, como controle de fluxo de caixa, controle de estoque e adequação do preço de venda.

As planilhas de gestão financeira, em particular, ajudam a controlar custos, lidar com o caixa, com o crédito e manter o capital de giro em dia. Todo esse controle é fundamental para manter a empresa saudável financeiramente.

O Sebrae, organização de apoio aos pequenos negócios, disponibiliza gratuitamente algumas planilhas de gestão financeira que podem ser bastante úteis na administração do empreendimento.

Abaixo, explicamos para que servem algumas das planilhas e colocamos o link para download.

Planilha de fluxo de caixa

Serve para organizar despesas e receitas, o que é útil tanto para o momento presente, permitindo que a empresa mantenha seu fluxo de caixa saudável, com capital de giro suficiente para arcar com as despesas, quanto para elaborar projeções financeiras

Com a planilha de fluxo de caixa é possível ter domínio do entra e sai de dinheiro. Analisando os dados, o empreendedor consegue visualizar quais são os períodos de maior entrada de recursos financeiros e quando acontecem as baixas no caixa, permitindo um melhor planejamento.

Planilha para pagamento de fornecedores

O documento serve para registrar os valores e as datas de pagamento dos fornecedores, bem como os valores e datas de recebimento de contas. Vai oferecer, portanto, uma radiografia do que entra e sai de dinheiro da empresa.

Uma análise dessa planilha permite ao empreendedor saber se os prazos de recebimento e pagamento estão compatíveis, evitando problemas de capital de giro.

Controle de pagamento de tributos

Nesta planilha o empreendedor pode lançar todos os tributos que precisa pagar ao longo do ano, incluindo valores e datas. É uma forma de ter clareza sobre quanto se gasta com isso e ainda manter um controle para não atrasar nenhuma obrigação fiscal.

Controle de estoque

A planilha de controle de estoque permite ao empreendedor ter clareza sobre o valor de seu estoque, inclusive por linha de produtos, além da quantidade de itens estocados e o custo das mercadorias.

Dá para saber também quais produtos estão sem movimentação, quais saem mais e, com isso, ter uma visão mais clara do que é preciso comprar.

Cálculo do preço de venda

Definir os custos do negócio é fundamental para precificar de forma precisa produtos e serviços. Esta planilha ajuda o empreendedor nessa tarefa.

Os custos incluem impostos, comissões, custos de aquisição e margem de lucro. Ao lançar essas informações fica mais fácil determinar o preço de venda.