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Por que é importante fazer a gestão emocional dos funcionários?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

23/11/2020
gestão emocional

Muito tem se falado sobre a saúde mental, que se agravou durante a atual crise sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus. Mas a verdade é que essa já era uma questão no ambiente de trabalho antes de 2020, e aí é que entra a importância de se fazer uma gestão emocional dos funcionários de uma empresa, seja ela de que tamanho for.

Alguns dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram o tamanho do problema.

  • O Brasil é o país com mais pessoas ansiosas em todo o mundo e o mais estressado da América Latina.
  • O burnout, ou exaustão profissional, afeta 33 milhões de brasileiros.

Transtornos comportamentais e de saúde mental como a síndrome de burnout, a ansiedade e a depressão já são a terceira causa de afastamento de trabalhadores no Brasil. Por ano, são mais de 9 mil afastamentos do tipo, segundo a Secretaria da Previdência. Não dá para ignorar a gestão das emoções dos funcionários, certo? Quando deixadas de lado, elas, além de prejudicarem a saúde do colaborador, ocasionam faltas ao trabalho, menor engajamento e queda da produtividade. Prejuízo na certa.

A dúvida, então, é como ajudar a equipe a administrar as emoções.

Gestão emocional passa por rever metas e ter empatia

O primeiro passo é o empreendedor, como líder, olhar para si mesmo e aprender a gerenciar suas próprias emoções, porque somente com esse equilíbrio será possível ajudar a equipe.

Da sua parte, o líder pode auxiliar a equipe, principalmente em um momento de crise econômica como o atual, oferecendo clareza sobre a situação da empresa e os rumos que ela está tomando. Esse tipo de informação ajuda o funcionário a saber onde está pisando, com o que está lidando, e acaba diminuindo a ansiedade.

Outro ponto que vem sendo destacado nesta pandemia é a capacidade de empatia das lideranças da empresa, para entender o momento de seus funcionários, se colocar no lugar e compreender os medos e inseguranças da equipe. A dica é estar aberto para ouvir o que o colaborador tem a dizer e dar as respostas que estiverem ao seu alcance como líder.

Por isso, é de extrema importância manter um bom fluxo de comunicação com as equipes, sem esconder informações importantes e se mostrando aberto para ouvir o que os funcionários queiram falar.

Em relação à produtividade, é um momento de repensar as metas dos funcionários e até os objetivos do negócio. Talvez seja necessário mudar regras antigas, que antes funcionavam, mas que agora podem gerar estresse e ansiedade. Entretanto, mesmo em “tempos normais”, é papel do gestor entender se a equipe não está sobrecarregada, com prazos desumanos e metas inalcançáveis, porque isso gera, também, estresse e ansiedade.