tomatico.com.br

Como empreender na crise: 7 dicas que você precisa saber

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

13/08/2020
como empreender na crise

Empreender na crise é algo que faz parte da vida do empreendedor brasileiro. No atual cenário, o país está vivendo uma das crises econômicas mais difíceis entre todas já enfrentadas, consequência da pandemia causada pelo novo coronavírus, mas já existiram muitas outras. Por isso, não há outra maneira de fazer o negócio prosperar: é preciso saber administrar a empresa em situações adversas.

1. Fique atento à demanda dos clientes

Em uma crise, as necessidades dos consumidores mudam. Na atual crise econômica, nunca houve tanta busca por máscaras, por exemplo, então, uma fabricante de fantasias infantis incluiu esse item em seu portfólio. É importante estar atento ao que os clientes precisam, e, se for o caso, adaptar seus produtos e serviços a esse novo cenário.

2. Intensifique a comunicação com os clientes

É importante o cliente saber como a empresa está lidando com a crise. Para isso, informe sua clientela sobre como o empreendimento está atendendo aos consumidores no momento, as adaptações que foram feitas e produtos ou serviços que foram descontinuados temporariamente, bem como novas modalidades ou itens lançados.

3. Melhore a experiência do cliente

Faça o possível para gerar uma experiência de compra ainda melhor, porque isso fideliza o consumidor – algo ainda mais importante durante uma crise econômica.

4. Se for o caso, busque novos clientes

Em uma crise, pode ser que o seu perfil tradicional de consumidor seja o mais afetado e, com isso, os pedidos diminuam drasticamente. Avalie se não é o caso de pesquisar outro público que possa usufruir dos seus produtos ou serviços. Foi o que fez, por exemplo, uma empresa de logística de estoque que atendia a restaurantes na pandemia. Ela migrou e passou a atender minimercados.

5. Força-tarefa no marketing digital

Divulgar a marca na internet e impulsionar as vendas on-line podem ser estratégias interessantes durante a crise. Quando bem feita, a comunicação digital consegue trazer bons resultados para o negócio.

6. Corte custos onde for possível

Em épocas de crise a receita costuma cair, então tome todas as medidas necessárias para manter seu fluxo de caixa saudável. Isso passa por olhar com atenção aos gastos e cortar custos da empresa onde houver possibilidade.

7. Avalie a necessidade de tomar crédito


Durante a crise é preciso pensar na sobrevivência do negócio enquanto o momento difícil está acontecendo, mas também é importante se atentar ao pós-crise e preparar-se para a recuperação. Avalie a necessidade de contar com um crédito empresarial para esse momento.