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Como será o ambiente de trabalho pós-pandemia

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

29/09/2020
ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho não será mais o mesmo depois da pandemia da Covid-19. Ela impactou fortemente tanto os negócios quanto os espaços de trabalho. À medida que as pessoas começam a voltar ao escritório, uma série de medidas está sendo tomada pelas empresas para garantir a segurança e a saúde dos funcionários. Algumas dessas soluções envolvem tecnologia de ponta.

A plataforma americana CB Insights, que reúne informações sobre o ecossistema das startups e empresas de tecnologia, listou algumas ações das empresas para garantir um ambiente de trabalho seguro. Conheça:

Antes de chegar ao escritório

Muitas empresas que já voltaram ao trabalho estão usando aplicativos e pesquisas diárias de saúde para examinar os funcionários antes da chegada ao escritório. Isso garante que os colaboradores que apresentam sintomas ou que foram expostos a um caso positivo de Covid-19 não compareçam. Na China, passaportes de imunidade baseados em QR code incorporados a aplicativos como WeChat e Alipay se tornaram onipresentes, já lançados em pelo menos 200 cidades. Indivíduos que usam o Código de Saúde da Alipay preenchem um formulário no aplicativo e o software usa big data para gerar um QR code dependendo do risco de contágio do usuário. Aqueles que são designados como verdes podem transitar livremente, enquanto o amarelo e o vermelho indicam quarentenas sugeridas de uma ou duas semanas, respectivamente.

Entradas dos prédios

As equipes da recepção dos edifícios passaram a usar termômetros portáteis sem contato para verificar as temperaturas de quem quer entrar no ambiente de trabalho. Saguões de edifícios comerciais também instituíram quiosques biométricos para fornecer alguma forma de verificação de imunidade. Dessa forma, o sistema pode alertar a equipe do prédio se um visitante não atender aos requisitos de entrada com base em suas respostas a perguntas relacionadas ao coronavírus.

Espaços comuns de trabalho

Aproximadamente 75% do ar do escritório é recirculado e filtrado no interior. Como resultado, os sistemas de filtragem de ar e os controles de umidade são prioritários para a administração de edifícios e empresas em países que já retornaram ao trabalho. Além de enfatizar a importância do distanciamento social e da lavagem das mãos, as empresas podem melhorar a qualidade do ar instalando e mantendo adequadamente os sistemas de filtragem de ar existentes no ambiente de trabalho. Outra abordagem popular para alguns escritórios reabertos tem sido usar luzes ultravioleta para matar patógenos transportados pelo ar.

Para melhorar o distanciamento social entre as pessoas que estão no escritório, startups desenvolveram soluções de inteligência espacial e tecnologia de contagem de pessoas, que facilita o rastreamento de contatos no escritório. Essas soluções podem ajudar as empresas a planejar suas estratégias de retorno ao escritório e monitorá-las em tempo real quando certas áreas do ambiente de trabalho atingirem a capacidade máxima.

Elevadores

Os elevadores provaram ser particularmente desafiadores para o distanciamento social. Além de soluções de baixa tecnologia, como adicionar dicas visuais para limitar a capacidade, as empresas também começaram a escalonar os tempos de entrada para aliviar problemas de lotação. Em escritórios recentemente reabertos, os elevadores são limitados a duas a quatro pessoas e espera-se que os indivíduos não falem. Soluções de alta tecnologia também surgiram, incluindo elevadores operados pelos pés para minimizar o contato com os botões, bem como uma solução de saneamento ultravioleta que usa raios UVC de grau hospitalar para matar patógenos em elevadores vazios.