tomatico.com.br

10 coisas que você precisa saber sobre o PIX

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

08/10/2020
cadastro pix

Já está aberto o período de cadastro Pix. Ainda que o novo sistema de pagamentos instantâneo criado pelo Banco Central entre no ar somente em 16 de novembro, as inscrições no Pix já podem ser feitas – e somente no primeiro dia de cadastro do Pix, 5 de outubro, o Banco Central registrou 3,5 milhões de chaves cadastradas.

Você ainda tem dúvidas de como vai funcionar o Pix? Preparamos 10 perguntas e respostas sobre o novo sistema de pagamentos. Veja só:

O que é Pix

É o sistema de pagamentos e transferências instantâneo lançado pelo Banco Central no começo de 2020. Trata-se de um serviço que irá possibilitar que o dinheiro vá de uma conta a outra em poucos segundos, 24 horas por dia, nos sete dias da semana – inclusive entre contas de diferentes instituições financeiras. Como o DOC ou a TED, só que mais ágil e gratuito para a pessoa física.

Pagamento via Pix

Além de permitir transferências entre bancos, o Pix também poderá ser usado para pagar contas e fazer compras. Nesses casos, o consumidor vai usar apenas o Pix, e não há necessidade de utilizar cartão de crédito ou boleto. Quando a compra for feita em lojas físicas, o usuário vai apenas escanear o QR Code com seu celular – que é um código criado para a loja – e em segundos o dinheiro entrará na conta do comerciante.

Diferenças entre Pix, TED e DOC

Pix: o pagador precisa apenas dar um clique na informação da chave do Pix que já está armazenada no seu celular ou ler o QR Code do recebedor (no caso de uma loja física). A transferência entra na conta do recebedor em segundos, mesmo se a transferência for feita fora do horário comercial, aos finais de semana ou feriados.

TED: o pagador precisa informar os dados do recebedor, como código do banco, número da agência e da conta, além de CPF ou CNPJ. Só está disponível em dias úteis, geralmente entre 6h e 17h30.

DOC: o pagador precisa informar os dados do recebedor, como código do banco, número da agência e da conta, além de CPF ou CNPJ. Só está disponível em dias úteis, geralmente entre 6h e 17h30. O crédito só entra na conta do recebedor no dia útil seguinte.

Cadastro Pix

Para usar o Pix é preciso ter conta em um banco, fintech ou carteira digital, porque são essas instituições que têm autorização do Banco Central para oferecer o Pix. Para fazer o cadastro no Pix é preciso entrar no aplicativo da instituição financeira e cadastrar sua chave.

Pix: como funciona

Depois de fazer o cadastro no aplicativo do banco ou da fintech, a chave cadastrada vai substituir os dados bancários do usuário. Dessa forma, quem for receber alguma transferência, precisará apenas informar a chave e nada mais.

O que é a chave Pix

A chave do PIX é cadastrada pelo usuário no aplicativo de seu banco e passa a ser seu dado principal no sistema de pagamentos. Ela vai substituir os dados bancários em casos de transferência. Existem três possibilidades de chave: com o CPF do usuário ou CNPJ da empresa, e-mail e número de celular. Quem se cadastrar com o número de celular, por exemplo, precisará informar apenas o número do celular para quem for realizar uma transferência. Só com isso o sistema já direciona o dinheiro para a conta do recebedor – sem a necessidade de informar número de agência e conta. Cada pessoa física pode cadastrar até cinco chaves. Já as empresas podem cadastrar até 20 chaves.

Tarifa: o Pix é pago?

O Pix é gratuito para pessoas físicas e empreendedores individuais que fizerem um Pix (envio de recursos com finalidade de transferência e de compra) e

receberem um Pix (recebimento de recursos com a finalidade de transferência). Já as pessoas jurídicas podem ser tarifadas pela instituição financeira no envio e recebimento de recursos, tanto no caso de transferência quanto de compra. Os valores das tarifas serão definidos pelo banco ou fintech.

Como será pagar com o Pix

De forma geral, qualquer pagamento ou compra poderá ser feito pelo Pix. A única condição para que a operação se concretize é que o recebedor aceite o Pix. As transações serão feitas pelo aplicativo da instituição financeira na qual o usuário tem conta e, no caso de lojas físicas, será utilizado um QR Code.

Quem criou o Pix

O Banco Central criou a marca Pix. Segundo a instituição, a existência de uma marca única é imprescindível para que os usuários, tanto pagadores como recebedores, identifiquem esse novo meio de realizar pagamentos e transferências de uma forma clara e inequívoca.

Quem pode usar o Pix

Toda pessoa física ou jurídica com conta em banco ou fintech pode usar o Pix.