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Aumentam as fraudes no e-commerce

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21/01/2021

Fraudes no e-commerce ficam mais frequentes na pandemia. Saiba mais!

Mulher com notebook na mesa

A taxa de tentativas de fraudes no e-commerce brasileiro ficou em 3,49% no primeiro semestre de 2020, registrando um aumento em meio à pandemia do novo coronavírus.

O mês de março, quando muitos consumidores e varejistas migraram para o on-line, registrou a maior taxa, com 3,99. O que significa que a cada 100 compras feitas em lojas virtuais no Brasil, quatro tiveram origem fraudulenta.

Os dados foram colhidos a partir da análise de mais de 123 milhões de pedidos que passaram pelos sistemas da Konduto, serviço antifraude para e-commerces e pagamentos digitais. Foram incluídas na amostra mais de 4 mil lojas virtuais de todos os segmentos, no período de 1 de janeiro a 30 de junho.

O início do ano começou com dados de fraudes no e-commerce que estavam dentro da normalidade. Em janeiro, as lojas virtuais apresentaram taxa de 2,78%, enquanto fevereiro ficou em 3,05%. Em março, como citado anteriormente, o índice registrou o ápice de 3,99%, caindo para 2,85% em abril.

No entanto, nos meses seguintes houve um novo aumento significativo nas fraudes no e-commerce: 3,59% em maio e 3,89% em junho.

Outro dado relevante registrado pelo levantamento é que o tíquete médio dos pedidos fraudulentos no e-commerce seguiu bem acima das compras legítimas no primeiro semestre: R$ 641,38 contra R$ 302,22.

Segundo a Konduto, os dados mostram que os criminosos cibernéticos tentaram lucrar com a pandemia aplicando diferentes tipos de golpes, como phishing, engenharia social e invasão de contas. O valor das compras ilegítimas acaba sendo maior porque os fraudadores visam principalmente produtos de alto valor agregado e poder de revenda.

Fraudes no e-commerce podem causar prejuízo a lojistas virtuais

A taxa de tentativas de fraude aumentou quase 15% se comparados os períodos pré-pandemia com a reabertura. Antes da Covid-19, o índice de fraudes no e-commerce ficou em 3,30%. No período de reabertura já estava em 3,75%.

O número é preocupante, uma vez que as fraudes no comércio eletrônico podem causar prejuízos financeiros, danos à reputação e outros problemas para as lojas virtuais. O levantamento da Konduto traz também um panorama geral do e-commerce brasileiro no primeiro semestre.

Em fevereiro, o setor teve queda de 1,18% no número de pedidos em relação ao mês anterior. Já em março, com os primeiros efeitos da pandemia no Brasil, veio um avanço de mais de 22,11% nas compras virtuais, se comparado ao mês anterior.

Em abril, o e-commerce apresentou 49,73% a mais de vendas do que março, enquanto maio registrou um crescimento de 36,25% em relação a abril. Só em junho que houve a primeira queda em comparação ao mês anterior (de 10,85%), o que coincidiu com a reabertura do comércio físico e a flexibilização da quarentena em algumas regiões.

Ainda assim, o aumento das vendas pelo e-commerce em junho quando comparadas a janeiro é de 119,45%.Conta pra gente, você tem feito compras on-line?