tomatico.com.br

Risco sacado: veja como funciona esse tipo de antecipação!

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

09/12/2021

Entenda como funciona esse tipo de antecipação de recebíveis e analise se vale a pena optar pela alternativa!

Risco sacado - veja como funciona esse tipo de antecipação

Todas as empresas precisam de recursos financeiros para manter o capital de giro. Nesse sentido, uma das formas de obter crédito é por meio do risco sacado. Essa modalidade de antecipação de recebíveis visa ajudar tanto a companhia quanto os fornecedores.

Por esse motivo, a operação vem ganhando destaque no mercado corporativo. Entender como essa modalidade funciona e conhecer suas características, então, é essencial para avaliar melhor a alternativa de antecipação.

Neste artigo, você entenderá o que é e como funciona o risco sacado, além das vantagens e riscos desse tipo de antecipação a fornecedores. Confira!

O que é o risco sacado?

Você sabia que existe uma solução que até mesmo micro, pequenas e médias empresas podem disponibilizar para seus fornecedores? Trata-se do risco sacado, que permite a antecipação do recebimento das vendas realizadas.

De forma geral, a alternativa consiste na antecipação de títulos que os fornecedores têm a receber de seus clientes. Para isso, a fonte financiadora antecipa o valor a ser pago para o contratante na data de solicitação.

Posteriormente, quem financiou recebe o pagamento do cliente na data de vencimento. Por isso, a operação recebe o nome de risco sacado. Ou seja, o fornecedor utiliza a credibilidade do seu cliente com o banco ou fundo para antecipar seus recebíveis.

Além disso, o próprio comprador pode deixar o caixa da empresa disponível para financiar a operação de antecipação de recebíveis. Vale entender, também, que o risco sacado se diferencia do adiantamento a fornecedores.

No segundo caso, a empresa paga a compra para o fornecedor antes do vencimento. Dessa forma, quem decide quando efetuará o pagamento é a companhia que adquiriu os produtos.

Por outro lado, no risco sacado, quem decide antecipar os recebíveis é o fornecedor. A empresa, nesse caso, apenas oferece a possibilidade de antecipação para o cedente, que pode escolher receber antes.

Como funciona?

A maneira mais simples de entender como o risco sacado funciona utilizando exemplos para visualizar a aplicação da estratégia. Portanto, imagine que um fornecedor realizou a venda de um produto para o seu cliente. Suponha que o prazo de pagamento definido foi de 90 dias.

O fornecedor, então, emite a nota fiscal e envia o boleto para o cliente pagar. Em um processo comum, o comprador agenda o pagamento em seu banco para o dia do vencimento.

Tanto a instituição bancária quanto o cliente que possui a solução de risco sacado conseguem localizar as notas fiscais que podem ser antecipadas. Assim, eles podem disponibilizar para os fornecedores o valor da antecipação antes do prazo do título.

Desse modo, o fornecedor interessado acessa o sistema do banco utilizado para risco sacado ou da solução de antecipação de recebíveis e solicita o crédito. Já a instituição bancária que fizer a antecipação é remunerada com um desconto feito sobre o valor, depositando o restante na conta do fornecedor.

Por fim, o cliente terá o valor debitado da nota fiscal em sua conta na data de vencimento combinada. No caso desse exemplo, em 90 dias após a compra.

Qual o objetivo da operação?

Depois de entender o que é e como funciona o risco sacado, vale conhecer seu objetivo. O processo visa rentabilizar o fluxo de caixa da empresa e fortalecer o relacionamento com os seus fornecedores.

Para os fornecedores, o objetivo dessa modalidade de antecipação de recebíveis é ter acesso ao montante rapidamente. Além disso, a modalidade de crédito é uma opção mais barata que um empréstimo bancário, por exemplo.

Quais são as vantagens do risco sacado?

Antes de optar pelo risco sacado, é fundamental conhecer quais vantagens a operação pode trazer para ambas as partes. Conheça os principais benefícios dessa modalidade de crédito:

Para os fornecedores

O risco sacado pode ser vantajoso para os fornecedores que precisam reduzir o ciclo do fluxo de recebimentos. Com isso, eles podem cumprir com todas as obrigações e obter recursos para realizar investimentos, por exemplo.

No entanto, não é necessário justificar os motivos pelos quais os recursos serão necessários. Dessa forma, o risco sacado oferece para o fornecedor:

  • isenção de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras);
  • redução do endividamento bancário;
  • aumento do poder de negociação;
  • isenção de aprovação de crédito;
  • menor exposição aos riscos dos fundos ou bancos;
  • mais dinheiro em caixa em prazos menores;
  • entre outras vantagens.

Para os compradores

Como visto, os compradores também contam com vantagens. Especialmente aqueles que precisam prolongar pagamentos para aliviar o fluxo de caixa e conseguir melhores condições para compra de matéria-prima, por exemplo.

Nesse caso, eles também podem se beneficiar do risco sacado. Imagine que o seu fornecedor só faz a venda à vista, pois não consegue oferecer pagamento a prazo devido às suas obrigações recorrentes. Por outro lado, você precisa de caixa, especialmente nos meses em que tem mais gastos.

Contar com a operação de risco sacado possibilita e facilita a negociação, permitindo aumentar os prazos de pagamento com os fornecedores. O processo também fortalece o vínculo com eles, pois permite que tenham acesso a recursos financeiros quando mais precisarem.

E quais são os riscos da alternativa?

Conhecer os riscos da modalidade também é importante. Se a operação não for acompanhada de perto pelos gestores, pode colocar em risco a sua empresa, além de abrir brechas para fraudes.

No risco sacado, há o risco de a operação não atender às necessidades dos fornecedores. Afinal, o processo está sujeito a apenas uma instituição financeira e, consequentemente, a uma regra de crédito específica.

Isso pode não atender satisfatoriamente a todas as partes envolvidas. Se houver uma decisão de redução das linhas de crédito por parte da instituição bancária, por exemplo, a operação da empresa pode estar em risco.

Assim, independentemente do tamanho da empresa, é essencial ter planejamento financeiro e uma gestão eficiente de recursos. Também é interessante analisar com cuidado as opções de financiamento para os fornecedores, para não prejudicar sua própria estruturação.

Agora você sabe o que é e como funciona o risco sacado. Vale ressaltar que processos como obtenção de crédito e antecipação de recebíveis podem contribuir para que uma empresa tenha capital de giro para diversas situações como essa.

Se você tem interesse na antecipação de recebíveis, conheça nossas soluções! Assim, você pode antecipar suas vendas e investir no seu negócio!