tomatico.com.br

Quando solicitar empréstimo para o seu negócio? Descubra!

Tempo estimado de leitura: 9 minutos

07/04/2022

Entenda como funciona uma linha de crédito e o que considerar antes de contar com ela!

solicitar empréstimo

Contar com capital é fundamental para garantir o bom funcionamento de um negócio e permitir que ele possa se desenvolver. Desse modo, solicitar um empréstimo pode ser uma solução prática para negócios — especialmente para micro, pequenas e médias empresas.

Com mais recursos disponíveis, os gestores podem tomar melhores decisões e otimizar o planejamento financeiro do negócio. Por isso, é importante saber qual o momento certo para solicitar uma linha de crédito.

Neste artigo você entenderá o que é e quando solicitar um empréstimo para o seu empreendimento. Além disso, saberá como organizar sua empresa antes de realizar essa solicitação.

Confira!

O que é e como funciona um empréstimo?

Para entender o melhor momento de solicitar um empréstimo, é preciso saber como ele funciona. Afinal, muitos empreendedores, especialmente aqueles à frente de pequenas e médias empresas, podem ter dúvidas sobre o assunto.

Como o próprio nome sugere, o empréstimo consiste no processo de conseguir capital de terceiros para implementar no seu negócio. A solicitação se dá por meio de instituições e empresas que oferecem a solução. Em troca, o empresário precisa quitar o montante em parcelas e com o acréscimo de juros.

Desse modo, é necessário que os gestores entrem em contato como uma instituição — chamada de cedentes — para realizar a solicitação. É comum que ela realize uma análise de crédito do negócio antes de liberar o capital.

Vale destacar que a instituição financeira pode optar por não conceder o crédito. Isso acontece porque a análise prévia tem o objetivo de identificar se a sua empresa terá capacidade de arcar com a dívida. Assim, é possível que não exista a liberação.

Além disso, cada cedente pode estipular as próprias regras para a concessão. Elas variam de acordo com as características dos clientes e demais outros critérios internos. Por isso, é indispensável ter atenção aos termos apresentados no contrato.

Em relação aos juros, é importante saber que não é preciso aguardar até o vencimento das parcelas para quitar o montante do empréstimo. Caso sua empresa tenha capital disponível, é possível adiantar esse processo e usufruir de diminuição dos juros.

Apesar de semelhanças, o empréstimo apresenta diferenças relevantes em relação a outras linhas de crédito — principalmente o financiamento. Enquanto no empréstimo sua empresa tem liberdade de uso para o capital, no financiamento ele deve ter um fim específico.

Quais as vantagens e desvantagens do empréstimo?

Contar com um empréstimo pode trazer vantagens para a sua empresa. Em primeiro lugar, essa modalidade de linha de crédito permite ter capital de giro disponível para investir na própria operação — podendo auxiliar no crescimento do negócio.

O empréstimo também pode ser benéfico para micro e pequenas empresas que estão começando sua história ou ainda estão se estruturando. Dessa forma, com mais recursos, pode ser mais fácil estruturar sua operação.

Além disso, a linha de crédito pode ser vantajosa para manter as finanças da empresa em dia. Afinal, mesmo com um planejamento financeiro adequado à realidade do negócio, é possível que a companhia enfrente crises. Assim, esse capital pode garantir uma maior estabilidade.

A solicitação de um empréstimo também pode servir como uma estratégia de alavancagem. Ou seja, a empresa usa o capital como uma forma de expandir o seu crescimento sem utilizar, necessariamente, recursos próprios.

Contudo, independentemente do cenário em que o negócio se encontra, é indispensável lembrar que o empréstimo se torna uma obrigação financeira. Portanto, os gestores devem fazer um planejamento financeiro para assegurar que será possível quitar a dívida sem prejudicar as finanças empresariais.

O que avaliar antes de solicitar um empréstimo para o seu negócio?

Como você viu, apesar de trazer vantagens para uma empresa, a solicitação de um empréstimo implica na contração de uma dívida. Por isso, é fundamental saber o que avaliar antes de realizar a solicitação de crédito.

Confira!

Finanças da sua empresa

O primeiro aspecto que precisa ser considerado na avaliação do empréstimo é, justamente, a situação financeira da empresa. Nesse sentido, contar com um planejamento financeiro é indispensável para otimizar o processo de tomada de decisão.

Caso a sua empresa já esteja em operação, é preciso dar início a um processo de organização das finanças. Ou seja, o objetivo aqui é ter um maior controle sobre o fluxo de caixa — que se refere às entradas e saídas de capital.

Como o nome sugere, as entradas dizem respeito ao que entrará no caixa da organização — por exemplo, a renda das vendas. Por sua vez, as saídas são as obrigações financeiras, como salário dos funcionários, impostos e custos com fornecedores.

Esse processo de organização permite que exista uma visão mais clara sobre a situação financeira do negócio. Dessa forma, será mais fácil entender o papel que o capital do empréstimo desempenhará nessa realidade.

Quantia da qual seu negócio precisa

Depois de organizar as finanças e entender mais sobre a saúde financeira do seu negócio, será mais prático visualizar o quanto seu caixa precisa. Esse entendimento facilitará o processo de solicitação do empréstimo junto à instituição financeira.

Outro aspecto essencial está no fato de que muitos cedentes exigem um plano de negócio antes de conceder o empréstimo. Esse documento detalha as principais características sobre o funcionamento da empresa e os seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

O plano de negócio pode ser útil para mostrar para à cedente que seu negócio será capaz de arcar com os custos do empréstimo. Além disso, junto do planejamento financeiro, ele é importante para estruturar o crescimento da sua empresa.

Instituição financeira e juros do empréstimo

Você também deve analisar a instituição ou fintech com a qual fará a solicitação do empréstimo. Como vimos, cada empresa pode estipular as próprias regras para conceder o crédito. Por isso, é preciso analisar as vantagens de cada uma delas.

Um cuidado essencial é conhecer os juros da operação. Esses valores impactarão o seu planejamento financeiro até a quitação da dívida. Desse modo, é interessante buscar empréstimos com melhores condições de juros.

Outro fator relevante é conhecer as garantias do empréstimo. É comum que muitas instituições exijam um tipo de garantia para conceder o crédito — geralmente, um imóvel. Se a sua empresa não conseguir quitar a dívida, haverá a transferência desse bem para a cedente.

No entanto, também existem formas de conseguir crédito sem garantia real. Nesse cenário, você deve entender qual cedente oferece as condições mais vantajosas para sua organização.

Por fim, é necessário conhecer o prazo e as condições para o pagamento do empréstimo. Como os detalhes variam de acordo com o cedente e o perfil da sua empresa, você deve conhecer as características e entender se há espaço para negociação de termos.

Quais são os tipos de empréstimo disponíveis?

Agora que você entendeu como funciona o empréstimo e o que você deve avaliar antes de avançar com o pedido, é essencial conhecer as modalidades de crédito disponíveis. Isso ajuda a entender as finalidades de cada uma e avaliar o momento de solicitar empréstimo para o seu empreendimento.

Confira!

Capital de giro

Entre os tipos mais comuns de empréstimo, um dos principais é aquele voltado para o capital de giro da empresa. Esse termo representa o montante necessário para garantir o bom funcionamento da operação diária do negócio.

Dessa forma, quando sua empresa solicita um empréstimo com finalidade de capital de giro, o objetivo é trazer uma maior robustez para a sua operação. Afinal, ele é importante para arcar com despesas administrativas, comprar materiais com fornecedores ou pagar salários da equipe.

De maneira mais comum, o empréstimo para o capital de giro é buscado por empresas que estão no início de sua operação. Como os primeiros momentos podem ser mais complexos pela falta de recursos, esse montante serve como suporte.

Investimento fixo

O empréstimo para investimento fixo será aquele com uma finalidade clara. Ou seja, a empresa precisa desses recursos para um objetivo específico. Por exemplo, viabilizar um novo projeto ou adquirir novos equipamentos para a operação.

Esse tipo de investimento geralmente tem o objetivo de expandir a produtividade da empresa — visto que pode trazer mais recursos. Nesse contexto, é indispensável a existência de um planejamento financeiro para identificar essa necessidade com riqueza de detalhes.

Assim, o melhor momento para solicitar um empréstimo com esse objetivo será quando sua organização desenhar um novo plano de crescimento. O capital pode funcionar em uma estratégia de alavancagem, por exemplo.

Antecipação de recebíveis

Embora não seja exatamente um tipo de empréstimo, a antecipação de recebíveis pode ser uma solução interessante para empresas — principalmente as micro, pequenas e médias companhias. Isso acontece porque ela é mais prática que outras linhas de crédito.

A antecipação de recebíveis é o processo de adiantar a entrada de um capital que aconteceria apenas no futuro. Logo, é uma solução atraente para empresas que fazem muitas vendas no crédito parceladas, por exemplo.

A partir da antecipação a companhia consegue adiantar todo esse montante ou apenas uma parte dele. Em contrapartida, ela transfere os direitos creditórios para a instituição que fez a antecipação dos recebíveis.

A principal vantagem dessa modalidade é que ela não se configura na contração de uma dívida. Afinal, você estará apenas adiantando um dinheiro que já seria seu, mas que só estaria disponível no caixa da empresa no futuro.

Portanto, a antecipação de recebíveis pode ser interessante para empresas que já contam com a operação em funcionamento. Nesse cenário, pode ser benéfico solicitá-la quando o seu negócio precisar de capital de giro ou contar com um novo projeto em execução.

Como solicitar um empréstimo?

Conhecer os tipos de crédito é importante para escolher aquele mais adequado para o momento da sua empresa. Agora que você entendeu esses aspectos, é preciso saber como solicitar o empréstimo para o seu negócio.

Descubra a seguir!