tomatico.com.br

Qual a importância de calcular o ponto de equilíbrio da sua empresa? Entenda!

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

20/01/2022

O ponto de equilíbrio pode ajudar a gestão da empresa a encontrar a melhor maneira de gerar lucro. Entenda como isso é possível!

Qual a importância de calcular o ponto de equilibro da sua empresa Entenda!

Antes de um negócio gerar lucro, ele deve conseguir arcar com os custos básicos para o seu funcionamento. Nesse sentido, manter a companhia equilibrada é um dos grandes desafios do empreendedorismo. Para ajudar nessa missão, é necessário identificar o ponto de equilíbrio da empresa.

Você sabe o que é isso? Essa ferramenta é fundamental para calcular a segurança da organização, sendo um indicador importante para as análises periódicas. Assim, vale a pena entender o que ela é e qual é a sua aplicação.

Neste artigo, você aprenderá o significado do ponto de equilíbrio, quais são os tipos e como calculá-los. Boa leitura!

O que são indicadores de desempenho?

Antes de entender o que é o ponto de equilíbrio, é preciso saber o que são os indicadores de desempenho. Eles são ferramentas utilizadas para mensurar os resultados de uma empresa e analisar como está o seu desempenho.

Por exemplo, eles permitem identificar se a companhia precisa de ajustes ou em qual etapa do processo produtivo e da gestão estão os gargalos que prejudicam a empresa.

Desse modo, os indicadores servem como uma base de dados que pode ser utilizada como um termômetro da performance do negócio. Assim, a empresa pode dedicar a sua energia para o aperfeiçoamento de seus processos e gerenciamento.

Além disso, o uso desses indicadores viabiliza tomadas de decisões mais acertadas, aproveitando melhor as oportunidades do mercado e prevenindo ameaças. Entre os fatores que devem ser observados está o ponto de equilíbrio.

O que é o ponto de equilíbrio e como encontrá-lo?

O conceito de ponto de equilíbrio pode ser definido como o momento em que as receitas e as despesas se equivalem. Porém, esse também é um indicador de segurança que pode ser encontrado por meio de cálculos que demonstram quanto a organização precisa vender para cobrir os custos totais.

Desse modo, o lucro acontece quando o desempenho da empresa está acima do ponto de equilíbrio. Em contrapartida, resultados inferiores representam prejuízos. Assim, quanto menor for o ponto de equilíbrio, menores são os riscos do negócio.

Quais são os principais pontos de equilíbrio de uma empresa?

Além de conhecer o conceito, é preciso saber que o ponto de equilíbrio se divide em 3 tipos que apresentam diferenças no método de cálculo. Veja!

Ponto de equilíbrio contábil

Nessa fórmula, é preciso somar os custos e as despesas fixas para, então, dividir o resultado pela margem de contribuição. Dessa maneira, o valor demonstra a quantia necessária para igualar os gastos e começar a ter lucro.

Ponto de equilíbrio financeiro

O ponto de equilíbrio financeiro assemelha-se ao contábil. Entretanto, ele exclui as depreciações e outras despesas não desembolsáveis contabilizadas no DRE (demonstrativo de resultados do exercício).

Assim, ele considera apenas os gastos essenciais para manter o negócio, como os custos operacionais e administrativos.

Ponto de equilíbrio econômico

Nesse cálculo, é acrescentado o custo de oportunidade. Essa despesa considera a margem de ganho se o valor investido fosse direcionado a outro negócio ou ativo, por exemplo, em vez de aportado na empresa.

Dessa maneira, a organização precisa gerar um resultado igual ou superior ao investimento preterido. Assim, o indicador visa apontar qual é o valor necessário para tornar a empresa a opção mais vantajosa.

Como calcular o ponto de equilíbrio?

Como você viu, a diferença entre os tipos de ponto de equilíbrio está nos fatores considerados para o cálculo. Contudo, em todos eles existem indicadores indispensáveis. Saiba mais!

Indicadores

Os indicadores utilizados no cálculo do ponto de equilíbrio são custos, despesas fixas e margem de contribuição. O primeiro está diretamente ligado à produção, como matéria-prima e mão-de-obra. Já o segundo se refere aos gastos com a manutenção da empresa, como materiais de limpeza, energia, aluguel etc.

Por fim, o terceiro engloba a quantia que sobra após a companhia pagar todos os custos e despesas fixas e variáveis. Então é importante entender como calcular esses indicadores antes de aprender as fórmulas do ponto de equilíbrio.

Primeiramente, é necessário somar todos os custos e despesas fixas. Então, deve-se fazer o cálculo da margem de contribuição subtraindo do faturamento total a soma dos custos e despesas fixos e variáveis (faturamento – custos e despesas fixas e variáveis).

Cálculos do ponto de equilíbrio

A partir dos resultados dos indicadores de desempenho, é possível calcular o ponto de equilíbrio da empresa com as seguintes fórmulas:

  • ponto de equilíbrio contábil = custos e despesas fixas/índice da margem de contribuição;
  • ponto de equilíbrio financeiro = despesas e custos fixos − despesas não desembolsáveis/margem de contribuição;
  • ponto de equilíbrio econômico = custos e despesas fixas + custo de oportunidade/margem de contribuição.

Qual é a importância do ponto de equilíbrio para o seu negócio?

Agora que você já sabe o que é e como calcular o ponto de equilíbrio, deve entender qual é a importância desse indicador para o seu negócio. Na prática, o resultado do cálculo pode ajudar a empresa de diversas maneiras.

Como o ponto de equilíbrio indica quanto a empresa deve faturar para não ter prejuízos, há chances de identificar se é necessário reduzir os custos ou aumentar as vendas. No último caso, também é possível entender se será necessário elevar a capacidade de produção da organização para gerar mais receita.

O indicado ainda contribui para a precificação de produtos e serviços de modo a compensar os gastos e produzir lucro. Ao mesmo tempo, ele consegue representar o nível de risco da empresa e o nível de competitividade. Afinal, o ponto de equilíbrio mais baixo tende a indicar maior segurança e competitividade.

Outros fatores que podem ser analisados por meio desse índice são:

  • viabilidade do negócio;
  • redução de custos;
  • erros financeiros;
  • preços adequados;
  • decisão sobre novos investimentos.

Portanto, o ponto de equilíbrio deve ser um indicador calculado frequentemente para uma melhor gestão financeira e empresarial. A partir do resultado é possível evitar possíveis despesas ou crises na empresa e identificar pontos de melhoria para aumentar os lucros e manter a saúde financeira da organização.

Como você viu, o ponto de equilíbrio é um indicador de segurança que permite à administração empresarial entender se o negócio está se pagando e obtendo lucro ou não. Por essa razão, esse é um cálculo que não pode deixar de ser feito em sua empresa.

Gostou deste post e quer se manter atualizado sobre as novidades do blog? Assine a nossa newsletter e receba a notificação sobre novos conteúdos em primeira mão!