tomatico.com.br

Ponto de equilíbrio mantém negócio em segurança

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

08/06/2021

Aprenda a calcular o ponto de equilíbrio da sua empresa!

Todo empreendedor precisa saber qual é o ponto de equilíbrio de seu negócio, pois trata-se de um indicador que mostra se a empresa está livre de causar prejuízo.

De forma simples e direta, o ponto de equilíbrio identifica o volume mínimo de faturamento de uma empresa para que ela não gere prejuízo.

Ele mostra, portanto, o quanto é necessário vender para que as receitas se igualem aos custos.

Agora, como saber qual é o ponto de equilíbrio de uma empresa?

Aprenda a calcular o ponto de equilíbrio da sua empresa

Geralmente, o ponto de equilíbrio é uma porcentagem da receita projetada.

Em um exemplo, se uma empresa tem um ponto de equilíbrio de 60% para uma receita anual de R$ 100 mil, ela deixa de ter prejuízo quando vende, pelo menos, R$ 60 mil no ano.

 A partir desse valor a empresa começa a ter lucro.

A partir disso pode-se entender que, quanto mais baixo o ponto de equilíbrio, menor o risco do negócio, e maiores as chances de que ele alcance a lucratividade.

Existe uma fórmula para calcular o ponto de equilíbrio, que é o total do custo fixo dividido pela margem de contribuição.

O resultado deve ser multiplicado por 100 para se chegar à porcentagem. Aqui, vale um parêntesis: a margem de contribuição é a receita menos o custo variável.  

Preparado para fazer suas contas?

Esse cálculo, junto com as projeções financeiras, é de extrema importância porque vai permitir ao empreendedor enxergar se há necessidade de redução de custos diante da capacidade de produção da empresa, por exemplo.

Ele também dá pistas dos riscos do negócio e, dependendo do resultado, é possível tomar decisões que evitem prejuízos futuros. Mãos à obra?