tomatico.com.br

Recessão econômica: entenda o que significa – e porque é importante ficar de olho nela

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

24/07/2020
recessão econômica

O Brasil entrou em recessão econômica no primeiro trimestre de 2020. A informação foi dada no dia 29 de junho pelo Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (Codace), um órgão ligado ao Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) formado por economistas de diferentes instituições. Mas, afinal, o que é recessão econômica?

Segundo o anúncio feito pelo Codace, o Brasil encerrou um ciclo de crescimento – ainda que fraco, mas de crescimento – de três anos, de 2017 a 2019, e, a partir do primeiro trimestre de 2020, entrou em recessão. “O Codace identificou a ocorrência de um pico no ciclo de negócios brasileiro no quarto trimestre de 2019. O pico representa o fim de uma expansão econômica que durou 12 trimestres — entre o primeiro trimestre de 2017 e o quarto de 2019 — e sinaliza a entrada do país em uma recessão a partir do primeiro trimestre de 2020”, diz o comunicado da instituição.

Para chegar a esse veredito, os economistas levaram em conta alguns dados, como o já divulgado Produto Interno Bruto (PIB) referente ao primeiro trimestre de 2020, que registrou queda de 1,5% na comparação com os três meses imediatamente anteriores.

O que é recessão econômica: entenda o conceito

Recessão econômica é o declínio da economia, a queda do PIB, o que está atrelado à queda de produção, do consumo e dos lucros, aumento do desemprego e dos índices de falências e concordatas das empresas. De forma técnica, a recessão acontece quando o PIB fica negativo por dois trimestres seguidos.

A recessão econômica pode ser rápida ou prolongar-se, transformando-se no que se pode chamar de depressão econômica. No caso atual do Brasil, estima-se que haverá mais uma queda do PIB no segundo trimestre de 2020 – ainda mais acentuada do que a registrada nos três primeiros meses do ano, já que foi o período em que as medidas de isolamento social atingiram seu ápice. As projeções apontam para uma queda de aproximadamente 10% em relação ao primeiro trimestre. Depois disso, espera-se uma recuperação gradativa e a perspectiva é de que o PIB volte a crescer em 2021.

Segundo o Ibre/FGV, a projeção para 2020 é de queda de algo entre 5,4% e 6,4% no PIB brasileiro.  

Antes da recessão econômica atual, causada pelo novo coronavírus, o Brasil passou por outras, e depois o PIB voltou a crescer. E é assim que funciona: a economia é cíclica e as crises econômicas fazem parte da história.