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Gestão de desempenho: por que esse tema está em alta?

Tempo estimado de leitura: 12 minutos

29/12/2021

Entenda como e por que o método está em alta!

A gestão de desempenho é um processo que pode ajudar na produtividade da sua empresa. Entenda como e por que o método está em alta!

A gestão de desempenho é um processo utilizado pelas empresas para promover os talentos entre o seu quadro de funcionários. Desse modo, o plano visa melhorar os resultados individuais e, consequentemente, a produtividade da equipe.

Para isso, o gestor deve utilizar ferramentas e metodologias que ajudem a identificar e reter os colaboradores competentes, assim como desenvolver as habilidades dessas pessoas. Então é importante saber como esse processo funciona e por que esse tema está em evidência.

Neste artigo, você entenderá o que é a gestão de desempenho, quais resultados ele pode oferecer à sua empresa, os desafios enfrentados e os métodos mais utilizados. Acompanhe!

O que é gestão de desempenho?

Inicialmente, é importante entender o que é gestão de desempenho. Na prática, o conceito se refere ao processo de acompanhamento e avaliação da performance da empresa.

Desse modo, a estratégia tem foco nas atividades executadas pelos colaboradores, o comportamento durante a execução e os resultados gerados por eles. Assim, ela tem o objetivo de proporcionar um ambiente de trabalho onde a equipe possa se desenvolver e ser mais produtiva.

Para isso, a gestão de desempenho cria oportunidades de aprendizado e desenvolvimento a cada atividade realizada na empresa. Portanto, esse gerenciamento vai além das avaliações periódicas pontuais — ele é feito no dia a dia da organização.

Assim, o processo proporciona ao gestor uma visão mais precisa sobre o desempenho de cada colaborador. Por essa razão, ele permite que a organização faça intervenções que possam ajudar na performance individual e coletiva, gerando mais satisfação e engajamento no time.

Por fim, é importante saber que a gestão de desempenho está diretamente relacionada com a cultura da empresa. Isso porque é necessário ter uma cultura voltada para a melhoria da performance da equipe para que esse tipo de gerenciamento seja efetivo.

Como esse processo funciona?

Após entender o que é a gestão de desempenho, é o momento de descobrir como esse processo funciona. Na prática, ele é feito a partir da comunicação e dos feedbacks contínuos entre gestores e colaboradores, visando cumprir os objetivos estratégicos da empresa.

Dessa forma, não é necessário que a gestão de desempenho tenha foco somente na organização como um todo. O gestor pode se concentrar também na performance individual, de um departamento ou das tarefas em execução.

Vale destacar que a gestão de desempenho deve funcionar de modo contínuo. Logo, deve ser atualizada frequentemente e funcionar de maneira integrada às outras soluções.

Qual é a diferença entre gestão e avaliação de desempenho?

Ao saber o que é e como funciona a gestão de desempenho, é interessante compreender a diferença dessa estratégia para a avaliação de desempenho. Nesse caso, a principal distinção está no fato de que a primeira se trata de um processo, enquanto a segunda é uma ferramenta.

Assim, a avaliação de desempenho tem como função permitir a análise de resultados passados, de maneira pontual. Geralmente, ela é feita por meio de questionários respondidos considerando os comportamentos e os resultados dos colaboradores.

Desse modo, a avaliação compõe a etapa final da estratégia de gestão de desempenho e tem papel importante na hora de definir qual será a recompensa oferecida ao colaborador. Ademais, ela determina quando um novo ciclo de desenvolvimento da equipe pode ser iniciado.

Por que a gestão de desempenho está em alta?

Como você viu, a gestão de desempenho tem como objetivo melhorar a performance da empresa. Nesse sentido, antigamente o aspecto mais visado do desempenho de uma organização era o lucro. Porém, com o tempo, outros fatores foram incorporados à performance de uma empresa.

As mudanças demonstraram aos gestores que olhar somente para o lucro era uma estratégia incompleta. Afinal, essa visão ignora a preparação da empresa para continuar gerando lucros e resultados consistentes.

Já a gestão de desempenho, como é conhecida hoje, tem uma visão global dos aspectos que envolvem a performance do empreendimento. Nesse contexto, surgiu o conceito de Balanced Scorecard (indicadores balanceados de desempenho).

Trata-se de uma ferramenta de medição e gestão de desempenho. Ela considera as seguintes dimensões da performance de uma organização:

  • processos internos: aspectos operacionais, inovação, serviços etc.;
  • aprendizado e crescimento: treinamentos, desenvolvimento de capacidades, satisfação dos funcionários, entre outros;
  • financeira: crescimento, geração de caixa, lucratividade, saúde financeira e demais fatores;
  • clientes: satisfação dos clientes, market share — porcentagem do espaço que a empresa ocupa no mercado em vendas.

Então existem diversos aspectos que devem ser considerados para mensurar a performance de uma empresa no método de gestão de desempenho. A partir dessas informações, é possível identificar problemas internos que impedem melhores resultados.

Com isso, os gestores têm oportunidades de desenvolver soluções e fazer os ajustes necessários. Para complementar os resultados, o processo conta com estratégias que ajudam a garantir altos níveis de satisfação e engajamento dos colaboradores.

Como consequência, há melhorias na produtividade, retenção de talentos e melhora da posição da empresa perante o mercado. Por essa razão, cada vez mais empresas aderem à gestão de desempenho como uma metodologia para alcançar melhores resultados.

Quais resultados a sua empresa pode obter com essa estratégia?

Agora você já sabe que gestão de desempenho está em alta por oferecer melhores resultados às empresas. Então é hora de conhecer mais sobre os benefícios que a estratégia pode proporcionar ao seu negócio.

Confira!

Valorização dos colaboradores

A valorização dos colaboradores é uma forma de engajar a equipe a seguir alinhada com os objetivos da empresa. Isso porque um funcionário valorizado se sente compreendido e cuidado. Entretanto, nem sempre é fácil demonstrar esse apreço por parte da empresa.

Com a gestão de desempenho, a comunicação se torna mais direta e facilita o reconhecimento de destaques entre os funcionários. Ainda, auxilia no direcionamento da ajuda a quem precisa, demonstrando a preocupação e valorização da empresa em relação ao time.

Fortalecimento da equipe

O fortalecimento da equipe é fundamental para estimular a colaboração entre os funcionários e manter um bom clima organizacional. Com os métodos de desenvolvimento da gestão de equipe é possível estimular essa integração entre os colaboradores, contribuindo para a produtividade.

Redução do turnover

Entre os prejuízos da alta rotatividade dos funcionários (turnover) está o alto custo, que envolve tanto os processos de demissão quanto as novas contratações. Além disso, existem despesas atreladas aos treinamentos de novas pessoas, o que demanda tempo e energia da equipe.

Portanto, é importante que a organização busque formas de reduzir essa taxa, combatendo as suas principais causas. Por exemplo, uma das razões para um alto turnover é a insatisfação dos colaboradores.

Nesse sentido, a gestão de desempenho apresenta contribuições relevantes. Afinal, o processo identifica os pontos de descontentamento, permitindo que a empresa possa saná-los.

Retenção de talentos

Os talentos são os profissionais proativos que buscam desafios para promover o próprio crescimento e o da empresa. Quando a organização não consegue enxergar esses funcionários ou não adota estratégias de valorização, a tendência é perdê-los para a concorrência.

No entanto, a gestão de desempenho viabiliza a identificação desses perfis. A partir disso, os líderes têm oportunidades de adotar estratégias de valorização para reter os talentos na empresa.

Aumento da produtividade

A produtividade está diretamente relacionada à satisfação e à motivação do funcionário. Quando a equipe está contente com o seu trabalho, faz suas atividades com maior engajamento e senso de realização.

Isso reflete na qualidade do seu serviço, no ambiente profissional e, consequentemente, na performance da empresa. Como a gestão de desempenho permite que a organização proporcione maior satisfação ao funcionário, ela contribui para o aumento da produtividade.

Quais são os desafios da gestão de desempenho?

Após entender quais são os resultados que você pode esperar de uma boa gestão de desempenho, é preciso conhecer quais são os desafios da implementação desse processo. A seguir, confira os principais!

Mudanças rápidas no cenário

O mercado é bastante dinâmico e é preciso acompanhá-lo. Por exemplo, em um dia, a concorrência pode lançar uma campanha atraindo muitos clientes. Desse modo, obriga as outras empresas, inclusive a sua, a reavaliar as estratégias e metas corporativas.

Com essas transformações frequentes, é mais difícil para a gestão de desempenho fazer os ajustes rapidamente em planejamentos a longo prazo. Por isso, o time precisa ser proativo e se planejar de modo a ter espaço para alterações ao longo do tempo.

Problemas com o planejamento da gestão

Na gestão de desempenho, existem métodos e ferramentas que devem ser adotados conforme as necessidades de cada empresa. Portanto, é interessante fazer uma consultoria interna para entender quais são as melhores técnicas para empregar na organização.

Ademais, é essencial avaliar e reavaliar constantemente a eficácia dos métodos escolhidos para identificar os que funcionam e os que devem ser alterados. Quando isso não é feito, a gestão de desempenho tende a encontrar dificuldades para entregar resultados.

Intervalos grandes nas avaliações

Um dos princípios da gestão de desempenho é a comunicação e a cultura do feedback. Assim, o gestor transmite os resultados da performance individual e da equipe, identificando os pontos que podem ser melhorados. Para tanto, ele utiliza os dados obtidos na avaliação.

Porém, quando as avaliações ocorrem em um intervalo longo de tempo, os feedbacks podem não fazer mais sentido. Logo, elas devem ser aplicadas em intervalos mais curtos, que proporcionem tempo hábil e mais agilidade para as melhorias.

Quais são os métodos de gestão de desempenho para aplicar na empresa?

Após conhecer os desafios da gestão de desempenho, é importante entender quais são os métodos que podem ser aplicados na sua empresa. Acompanhe os principais!

360 graus

Nessa análise, os funcionários fazem observações sobre os colegas e outros profissionais que convivem no trabalho e uma autoavaliação. Depois, é feito um cruzamento dessas perspectivas, a fim de ter uma visão mais completa sobre o papel desempenhado pelo colaborador na empresa.

Avaliação por competências

A avaliação por competências permite que o gestor entenda os pontos que precisam ser trabalhados no colaborador. Isso porque ela avalia as competências técnicas e comportamentais de cada funcionário da empresa, conforme o cargo e as funções desempenhadas.

Feedback contínuo

No feedback contínuo, o gestor apresenta os retornos da atuação do funcionário de maneira frequente — semanal ou quinzenal, por exemplo. Nessa conversa, o colaborador entende quais são os seus pontos fortes na empresa e o que pode ser melhorado.

O objetivo do método é trabalhar o processo de crescimento constante, pois é uma ferramenta que estimula a mentalidade focada na alta performance. Desse modo, ele atua como uma bússola, direcionando o caminho para os colaboradores.

Autofeedback

O autofeedback, ou autoavaliação, consiste em ouvir o colaborador, entendendo como ele acredita que está desempenhando o seu trabalho. Nesse caso, o funcionário expõe os seus pontos fortes e o que precisa ser melhorado.

Com base nisso, pode ser feita uma reflexão sobre os próprios comportamentos, facilitando a adoção de melhorias e a aceitação da realização de treinamentos pelos colaboradores.

Metas e resultados

Além dos métodos qualitativos, é importante que a empresa avalie fatores quantitativos para ter uma visão completa sobre a performance do funcionário. Nessa metodologia, a intenção é entender se o colaborador atinge os objetivos preestabelecidos para cumprir em determinado período.

Avaliação por objetivos

A avaliação por objetivos inclui fatores qualitativos e quantitativos. Nela, um objetivo individual é definido para o colaborador. Para isso, é considerado o momento em que o indivíduo está e as suas habilidades individuais.

Depois, é feito o acompanhamento para entender quais medidas o funcionário tomou para atingir a meta e identificar se o resultado foi alcançado.

Matriz Nine Box

Esse modelo ajuda o gestor a entender as competências e os resultados de cada colaborador. Para isso, a leitura é dividida em 9 caixas ou quadros, o que facilita a compreensão dos dados. Como o método é fácil de ser preenchido e interpretado, é um tipo de avaliação ágil e eficiente.

Como você viu, a gestão de desempenho não é apenas uma ferramenta, mas um processo sistemático de melhorias que tem como foco o desenvolvimento do colaborador. Por essa razão, é um tema em alta e cada vez mais aplicado nas empresas de sucesso.

Uma relação mais próxima da empresa com o colaborador gera maior engajamento da equipe e pode gerar ideias inovadoras. Você sabe como apoiar essa iniciativa? Leia o artigo e entenda!