tomatico.com.br

Contrato de empréstimo para empresas: o que observar?

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

28/10/2021

Analisar corretamente as condições do contrato de empréstimo para empresas é essencial antes de se comprometer com a linha de crédito.

Contrato

Diante da necessidade de obter recursos, muitos negócios recorrem a linhas de crédito diversas. Porém, antes de concluir a operação, é essencial entender o contrato de empréstimo para ter a certeza de que a escolha é a ideal.

Afinal, conhecer todas as condições permite compreender os impactos da contratação na saúde financeira da empresa. Também é uma forma de avaliar se a alternativa está de acordo com as possibilidades do empreendimento e de comparar com outras modalidades disponíveis.

Sabendo que essa avaliação é tão importante, descubra o que verificar no contrato de empréstimo para empresas!

Confira a identificação das partes

Todo modelo de contrato tem como uma das primeiras informações a identificação das partes. Nessa seção, constam os dados de quem toma o empréstimo e também de quem o oferece.

No caso, o credor é quem disponibiliza os valores e faz a cobrança posterior, conforme as condições estipuladas. Na qualificação também constam os dados de quem toma o crédito e se compromete com a quitação dos valores.

Assim, é estabelecida a promessa de pagamento entre as partes, sendo que o cliente do empréstimo assume a dívida e a sua quitação. Para prevenir problemas futuros, é importante conferir todos os dados visando evitar qualquer tipo de erro.

Identifique o tipo de contrato

Como os empréstimos não são sempre iguais, é preciso ter atenção ao tipo de contrato que será firmado. No modelo tradicional, há como obter recursos junto a uma instituição financeira, com pagamento mediante as condições acordadas.

Porém, também existem outras possibilidades, como o contrato de mútuo. Nesse cenário, há o empréstimo de bens fungíveis (que são consumidos), mas que podem ser substituídos por outros, como o dinheiro.

Essa é uma modalidade que pode ser aplicada no caso de os sócios realizarem empréstimos para a empresa, por exemplo. Portanto, vale a pena entender as diferentes naturezas

Verifique o montante líquido a ser depositado

O próximo passo envolve a avaliação dos números do contrato de empréstimo. O ponto de partida, nesse sentido, consiste em compreender o quanto você receberá, efetivamente, para usar em seu negócio.

Afinal, uma das diferenças entre empréstimos e financiamentos é que os primeiros oferecem uso livre de recursos. Enquanto isso, o financiamento é condicionado às questões obrigatórias previstas no contrato.

Porém, também é crucial saber que o montante líquido recebido no empréstimo é menor do que você pagará ao final, devido aos juros aplicados. Então, é importante compreender o quanto efetivamente estará disponível para o uso no seu negócio.

Conheça as taxas de juros aplicadas à operação

Também é fundamental descobrir quais são as taxas de juros previstas no contrato de empréstimo. Isso significa identificar tanto os juros mensais quanto os juros acumulados no período de um ano.

Esse é um cuidado essencial, porque uma taxa de juros maior significa um aumento geral nos custos. Então, ao conhecer esse valor, é possível comparar alternativas e se planejar melhor para realizar o pagamento.

Avalie o período de pagamento

Na promessa de pagamento, também é preciso considerar qual será o período de quitação do empréstimo. Isso é relevante porque afeta diretamente o valor das parcelas e o custo geral do contrato.

Um empréstimo com prazos menores envolve um pagamento reduzido de juros. Porém, as parcelas se tornam maiores e nem sempre são viáveis para pequenas e médias empresas, por exemplo.

Então, entenda qual é o prazo máximo e avalie o que é mais adequado para a situação financeira do negócio. Assim, há como determinar se as condições apresentadas fazem sentido para as suas possibilidades e necessidades.

Conheça o custo efetivo total do contrato de empréstimo

Outra informação indispensável é o chamado custo efetivo total (CET). Ele corresponde a todos os gastos que você terá para realizar o empréstimo e quanto terá pago ao final, uma vez que a dívida se encerre.

Nesse cálculo, são considerados os juros e outros encargos, como impostos e demais taxas. Portanto, avalie se o gasto total está dentro das suas expectativas ou se é melhor buscar uma alternativa ao empréstimo tradicional.

Isso é relevante porque, quanto maior for o CET, maior será o endividamento do empreendimento. Logo, vale a pena tentar equilibrar o custo efetivo, como forma de diminuir os impactos sobre a situação financeira do negócio.

Analise quais são as condições de pagamento

No momento de analisar o contrato de empréstimo, não se esqueça de verificar como está prevista a realização do pagamento. Ou seja, você deve saber como o pagamento ao credor deverá ser feito e o que isso representa no seu fluxo operacional.

Existem modalidades em que a cobrança é feita à parte, em um período de vencimento e exige a disponibilização de todo o valor, de uma só vez. Porém, se você busca o empréstimo para empreender e ter capital de giro, isso pode gerar dificuldades.

Contudo, diversas alternativas permitem a quitação parcelada, trazendo mais facilidade para a empresa. Inclusive, existe a chance de contratar um empréstimo vinculado à máquina de cartão, fazendo o desconto de valores das suas vendas por cartão, de modo direto.

Com esse tipo de solução, o processo tende a ficar mais simples, diminuindo problemas com o equilíbrio do fluxo de caixa, por exemplo.

Verifique os encargos extras

Além da taxa de juros e dos impostos, é necessário considerar os custos decorrentes de atrasos. Normalmente, o contrato de empréstimo especifica quais são as taxas de juros e mora que decorrem ao descumprir o prazo estabelecido.

É preciso estar ciente, em primeiro lugar, para evitar a cobrança de taxas abusivas. Além disso, é indispensável conhecer os impactos que a incidência desses valores pode causar no custo efetivo total.

No geral, vale a pena fazer uma simulação para ver todas essas questões aplicadas de forma prática. Assim, é possível ter mais visibilidade a respeito das condições e entender melhor o funcionamento do empréstimo em questão.

Conhecendo essas informações, você tem a chance de avaliar o contrato de empréstimo para a empresa de maneira completa. Logo, há como cuidar da organização financeira do negócio para garantir o pagamento adequado.

Está em busca de alternativas de empréstimos com condições claras e objetivas? Conheça a solução de crédito Tomático!