tomatico.com.br

Como vender no Mercado Livre? Descubra!

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

14/10/2021

Quer aumentar as suas vendas online? Descubra como vender no Mercado Livre.

Como vender no Mercado Livre - Descubra

Entre as diversas possibilidades de vendas online, o Mercado Livre vem se destacando como um canal para ampliar as chances de atrair e conquistar clientes. Isso porque ele representa uma grande vitrine virtual, que oferece milhares de produtos de centenas de lojas.

Dessa forma, é capaz de atrair um fluxo intenso de consumidores que podem se interessar por tudo o que é oferecido na plataforma — inclusive pelo seu produto. Por conta disso, muitos empresários desejam saber como começar a vender no Mercado Livre.

Esse é o seu caso? Então veja neste artigo como vender no Mercado Livre com um passo a passo simples e prático. Além disso, confira outras informações importantes sobre o maior marketplace do da América Latina!

Por que vender no Mercado Livre?

Lançado em 1999, na Argentina, o Mercado Livre tornou-se a maior plataforma de e-commerce da América Latina. Isso graças à grande variedade de produtos oferecidos na plataforma, que tem atraído muitos visitantes.

Prova disso é que, em 2021, ele somava quase 668 milhões de visitas por mês. Enquanto isso, a rival Amazon tinha aproximadamente 169 milhões de acessos mensalmente. Esse grande tráfego de pessoas aumenta suas possibilidades de ampliar as suas vendas dentro da plataforma.

Além da alta visibilidade para os lojistas, o custo de investimento para vender online no Mercado Livre não é tão elevado. Isso porque a plataforma oferece toda a infraestrutura pronta. Assim, o empresário não precisa ter gastos com a criação de uma loja virtual, por exemplo.

Outra vantagem que tem atraído a atenção é o custo zero com a manutenção e a ativação do site. Além disso, a própria plataforma oferece capacitação e aconselhamento de vendas para ajudar os lojistas.

O que é preciso para vender no Mercado Livre?

Agora que você sabe por que é interessante vender pelo Mercado Livre, é essencial saber o que é preciso para concretizar esse objetivo. Atualmente, ele permite que você possa se cadastrar como pessoa física, utilizando seu CPF.

Normalmente, muitos começam assim. No entanto, o Mercado Livre tem promovido ações para estimular a regularização dos negócios. Uma dessas ações é, por exemplo, estabelecer um teto máximo de vendas para as pessoas físicas.

Ao ultrapassá-lo, é necessário possuir um CNPJ para continuar vendendo através da plataforma. Outra restrição é em relação aos serviços oferecidos por ela. O Mercado Coletas só está disponível para quem vende com um CNPJ, pois é necessário emitir notas fiscais.

Quanto paga para vender no Mercado Livre?

Para aqueles que desejam saber como vender pelo Mercado Livre, é importante entender quais são os custos envolvidos com a operação. Em primeiro lugar, anunciar na plataforma é grátis. Mas, dependendo do tipo de anúncio feito, haverá uma cobrança de comissão de vendas.

Ela varia conforme a categoria de produto. Por exemplo, em setembro de 2021, havia um percentual de 11% sobre as vendas realizadas por meio dos anúncios clássicos de celulares e smartphones — e de 16% nos anúncios premium.

Já as taxas de relógios de pulso eram de 14% e 19%, nos anúncios clássicos e premium, respectivamente. Além dessas tarifas de venda, havia, em setembro de 2021, um custo fixo de R$5,00 em produtos abaixo de R$79,00. Você pode conferir essas taxas atualizadas no site do Mercado Livre.

Também existia um custo pela oferta de frete grátis. No mesmo período, a taxa era de 5,5% sobre as vendas através dos anúncios clássicos e de 10% sobre as vendas através dos anúncios premium.

Como vender no Mercado Livre?

Após entender mais sobre esse e-commerce, é preciso saber como micro, pequenos e médios negócios podem vender no Mercado Livre em 2021. Veja o passo a passo!

Crie sua conta e cadastre os seus dados

Se for sua primeira vez no Mercado Livre será necessário criar uma conta e cadastrar os seus dados pessoais ou do seu negócio. Então acesse a plataforma e clique em ‘Crie a sua conta’.

Para fazer o cadastro como pessoa física é necessário informar nome, sobrenome, CPF, e-mail e senha. Já para se cadastrar como empresa, as informações são CNPJ, razão social, e-mail e senha.

É um procedimento simples, mas que deve ser feito com o máximo de cuidado. Antes de clicar em ‘continuar’, é interessante ler o Contrato do Mercado Livre para saber quais são suas obrigações e direitos como anunciante.

Faça o login na plataforma e escolha o que vender

Após a abertura da conta, o Mercado Livre solicitará o envio de alguns documentos da empresa para que seu cadastro seja aceito. Depois de autorizado, é o momento de cadastrar seu primeiro anúncio. Para isso, acesse sua conta novamente e clique na opção ‘vender’.

Então selecione o que pretende anunciar: produtos, veículos, imóveis ou serviços. Depois disso, escreva um título para o seu anúncio, selecione a categoria do produto, conforme o catálogo do Mercado Livre, e escolha uma forma de promover o item.

Forneça informações sobre o seu produto

O próximo passo para vender no Mercado Livre é preencher as informações do seu produto. Nesse momento você deve incluir fotos apresentando diversos ângulos. Lembre-se que, nas vendas online, uma boa imagem é fundamental para atrair a atenção do consumidor.

Também é necessário indicar a quantidade de produtos disponíveis para automatizar o controle de estoque e informar se tem variações. Além disso, é preciso preencher o código universal do seu produto bem como sua ficha técnica. Não se esqueça de informar o preço e os meios de envio.

Selecione o tipo de anúncio e clique em anunciar

Para concluir, é preciso saber como anunciar no Mercado Livre. Como você viu, é possível fazer isso gratuitamente. No entanto, a exposição é baixa e os anúncios expiram após 60 dias. Para ter mais visibilidade, você pode optar pelos anúncios pagos. Após escolher, clique em ‘anunciar’.

Sempre que realizar uma venda, você será notificado e receberá o pagamento por meio do Mercado Pago — um sistema de cobrança da própria plataforma. Para aumentar as possibilidades de a sua empresa vender mais pela internet, cultive uma boa reputação no Mercado Livre.

Neste artigo você viu a força dessa plataforma de vendas online e o que é preciso para começar a utilizá-la. Aprender a como vender no Mercado Livre pode ser muito útil para o seu negócio ou atividade autônoma!

Quer descobrir novas formas de vender mais? Então confira nosso artigo sobre como aumentar as vendas da sua micro ou pequenas empresa com 7 dicas!