tomatico.com.br

Saiba como importar da China e fazer seu negócio crescer

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

30/08/2021

Importar da China pode ser uma alternativa para seu negócio!

A China é, inegavelmente, a maior economia entre os mercados emergentes. Embora seja uma das civilizações mais antigas do mundo, sua economia é considerada emergente — tendo em vista que o seu processo de abertura de mercado aconteceu no final dos anos de 1970.

Por ser uma potência no setor industrial e possuir mão de obra barata, muitas marcas produzem no país. Isso faz com que o comércio chinês tenha produtos de qualidade e com preços competitivos. E saber como importar da China pode ser benéfico para o crescimento do seu negócio.

Quer aprender como importar produtos chineses de forma simples e segura? Então acompanhe este artigo até o final e confira um passo a passo para alcançar esse objetivo. Vamos lá?

O que pode ser importado?

Independentemente do seu modelo de negócio, o catálogo de produtos que podem ser importados da China é bastante extenso. Entretanto, é preciso estar atento que existem alguns que são proibidos, por exemplo:

  • Cigarros e derivados de tabaco;
  • Explosivos e bebidas alcóolicas;
  • Medicamentos sem apresentação de receita médica;
  • Produtos com regulamentação específica (Anvisa, Inmetro, Ibama etc.);
  • Grandes marcas sem laudo de autenticidade.

Fora esses itens, a gama de produtos que podem ser importados da China para revender no Brasil é praticamente infinita. E, com o avanço da tecnologia, as dificuldades que existiam para trazer produtos de fora diminuíram.

Veja os produtos mais importados:

  • Roupas de moda feminina, masculina, infantil, esportiva, entre outras;
  • Objetos de decoração para a casa e escritório;
  • Produtos de beleza, como cremes, shampoos, máscaras faciais etc.;
  • Itens de maquiagem, tal qual batons, sombras, bases, entre outros;
  • Equipamentos de informática, como teclado, mouse, headset, hardware, e assim por diante;
  • Celulares, tablets, notebooks e outros produtos eletrônicos e muitos outros.
  • Acessórios em geral, como brincos, anéis, relógios e muito mais.

Como você pode perceber, há uma variedade de itens, com preços também variados.

Todos eles podem atrair consumidores. Isso porque muitos são produtos que não são encontrados com facilidade no Brasil — ou não têm preços acessíveis aqui.

Quais são as vantagens de importar da China?

A maior vantagem de importar da China é o baixo custo. Como você viu no início deste conteúdo, o mercado chinês está em franca expansão. Isso traz bastante competitividade e reduz os preços dos produtos, favorecendo o comércio externo.

Dessa maneira, existe a possibilidade de obter uma considerável margem de lucro sobre a revenda de produtos chineses. Esse pode ser um grande diferencial para alavancar os ganhos do seu negócio — já que mesmo revendendo a um preço baixo é possível obter lucro.

Além disso, também conta como vantagem a grande variedade de produtos sujeitos à importação. E, diferentemente do que se acredita, muitos produtos são de qualidade. Embora ainda possam ser encontradas réplicas e falsificações, a baixa qualidade não é mais a regra no país asiático.

Como fazer a importação de produtos chineses?

Após conferir uma breve listagem do que pode ser importado e quais as vantagens dessa prática, é importante saber como fazer a importação de forma legalizada e segura na sua empresa.

Veja abaixo um passo a passo!

Defina o produto que será importado

O primeiro passo para começar a importar é definir o produto que deseja revender. Isso o ajudará a encontrar o produto que melhor atenda ao seu modelo de negócio. Logo, você poderá buscar pelo melhor preço e qualidade entre os fornecedores dele.

Conheça o mercado

O sucesso dessa empreitada demanda estudar o mercado chinês. Afinal, é preciso saber quais são os melhores sites para comprar e importar, por exemplo. Ademais, busque por marcas conceituadas e que contam com solidez no mercado, para evitar a suspensão no fornecimento dos produtos.

Selecione fornecedores confiáveis

Por ser um mercado muito competitivo, é comum encontrar uma grande variedade de fornecedores de um mesmo produto. Então busque saber sobre a credibilidade do fornecedor, seu atendimento pós-venda, referências e comentários de outros clientes a respeito dele.

Analise os custos logísticos

Os custos com logística podem impactar severamente na sua margem de lucro. Por isso, vale dar atenção a esse quesito. Assim, leve em consideração as tarifas do frete internacional e eventuais custos com impostos para fazer um bom planejamento financeiro.

Escolha a forma de importação

Essa escolha é importante, pois existem diversas formas de importar produtos da China de modo regular. E cada uma delas pode impactar seu negócio de modo diferente.

 As alternativas mais conhecidas e seguras nesse ramo são:

  • Importação direta: normalmente, nesse tipo de importação, você pode precisar adquirir a chamada licença RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros), que ajudará a passar por todo o processo aduaneiro;
  • Trading: nessa modalidade, uma empresa intermedia a importação em troca de um valor de comissionamento. Ela pode ser bastante útil para quem está começando e não conhece as burocracias envolvidas. Porém, os custos podem ser mais altos;
  • Importa fácil: essa é uma forma de importação via Correios. Sua empresa poderá fazer compras de até US$ 3 mil por vez, desde que o peso da caixa não ultrapasse 30 quilos. É preciso conferir os impostos e taxas cobrados para avaliar se vale a pena;
  • Drop shipping: nesse tipo de negócio, você não precisa de estoque. Basta fazer uma parceria com o fornecedor do produto, divulgá-lo em seu e-commerce e ele enviará a compra para o cliente quando o negócio estiver concluído;

Viu como importar produtos da China não é tão complicado e pode ser benéfico para fazer seu negócio crescer?

Portanto, se você entende que isso faz sentido para a sua empresa siga o passo a passo indicado e não deixe de procurar um profissional ou assessoria quando surgirem dúvidas.

Está precisando de dinheiro para começar a importar da China e alavancar o seu negócio? O Tomático é a melhor opção de crédito para a sua empresa. Confira nossas alternativas!