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Como fazer a gestão de caixa na crise

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

14/09/2020
gestão de caixa

A boa gestão de caixa é um fator determinante para o sucesso de qualquer negócio. Em tempos de crise econômica, que afetam o caixa das empresas muitas vezes de forma severa, essa gestão torna-se ainda mais fundamental – até para garantir a sobrevivência do negócio durante o período de turbulência.

Gerenciar o caixa da empresa de forma eficiente é, portanto, a diferença entre sobreviver e morrer. Para que essa gestão seja de fato eficaz, o empreendedor precisa interpretar corretamente o cenário externo, conhecer os ciclos do próprio negócio (saber como ele reage a determinado tipo de crise) e estar a par da saúde financeira da empresa. Com tudo isso muito claro, fica mais fácil administrar os riscos, antecipar problemas no fluxo de caixa e, assim, tomar as melhores decisões.

Essa antecipação aos fatos permite pensar com mais cautela, agir com mais assertividade e desenhar um plano de recuperação – ao invés de sair apagando incêndios, como dar descontos aleatoriamente para aumentar as vendas em um momento de desespero.

Ferramentas para fazer a gestão de caixa na crise

Em uma crise econômica, com as vendas em baixa, é preciso dar ainda mais atenção aos controles financeiros. Planilhas abertas? Então é hora de entender a fotografia atual da sua empresa e seu ciclo financeiro. Como está o fluxo de caixa hoje e como estará nas próximas semanas e meses com a queda nas vendas?  Para fazer essa projeção financeira, detalhe as contas a pagar e a receber, não esqueça de verificar o estoque e a necessidade de fazer novas compras.

Analisando esses indicadores é possível entender qual caminho se deve seguir – e  provavelmente será preciso tomar uma série de medidas para manter a saúde financeira da empresa. Dentre elas:

  • Controlar os gastos;
  • Reduzir custos onde for possível;
  • Renegociar o vencimento de pagamentos;
  • Renegociar com fornecedores;
  • Pensar em novas estratégias que ajudem a vender mais na crise;
  • Adiantar recebíveis;
  • Recorrer a um crédito empresarial, que vai ajudar a dar fôlego para enfrentar a situação difícil e estar pronto para a retomada.

Mesmo que você já esteja vendo uma luz no fim do túnel, vale atentar-se ao fato de que nem sempre o fluxo de vendas retoma os patamares anteriores à crise. Por isso avalie a necessidade de repensar a gestão do estoque e adequar os gastos à nova realidade. Uma nova gestão de caixa também deve ser feita nesse momento, para garantir que a empresa consiga aproveitar a retomada da economia.