tomatico.com.br

Como evitar golpes financeiros na sua empresa? Descubra!

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

02/12/2021

É fundamental saber como evitá-lo e proteger sua empresa. Saiba mais!

Como evitar golpes financeiros na sua empresa Descubra!

Ser vítima de golpes financeiros é o tipo de situação a qual nenhuma empresa gostaria de enfrentar. Além de serem um grande inconveniente para o cotidiano da organização, essas fraudes podem ter um impacto negativo nas finanças.

No entanto, não é incomum acompanhar notícias de pessoas físicas e jurídicas que sofreram ataques do tipo — especialmente com a evolução da tecnologia. Por isso, é fundamental entender como se proteger dessa situação.

Quer saber mais? Neste artigo você entenderá mais sobre o tema e conhecerá dicas para evitar golpes financeiros na sua empresa.

Acompanhe!

O que são os golpes financeiros?

Antes de entender como evitar golpes financeiros, é importante saber a definição desse conceito. Ele consiste em fraudes em que um criminoso obtém ganhos em cima do capital de uma empresa ou pessoa física.

Para compreender melhor, suponha que sua empresa recebeu o contato de um possível parceiro no WhatsApp, buscando um acordo comercial. E, após avaliar as possibilidades, seu negócio optou por concretizar uma determinada negociação com esse contato.

Todavia, depois de realizar o pagamento pelo produto ou serviço oferecido, o novo parceiro desapareceu. Nesse caso, sua empresa perdeu o investimento que havia feito — foi, portanto, vítima de um golpe.

Essa situação é mais comum entre pessoas físicas, já que empresas tendem a ter processos mais robustos de segurança para evitar fraudes. Mas nem sempre os golpes são facilmente identificados. Por isso, é preciso manter a atenção redobrada para evitar os impactos negativos que eles podem acarretar.

Quais os riscos de cair em golpes?

Como você já sabe, cair em golpes financeiros pode trazer diversos prejuízos para a sua empresa. O principal deles está, claro, relacionado às finanças. Diante da perda de dinheiro ocasionada pela fraude, pode ser difícil lidar com o prejuízo e com novos riscos de golpe.

No entanto, além do campo financeiro, o relacionamento com o cliente também pode ser afetado. Em muitos casos, por exemplo, é possível que os golpistas tenham acesso a dados sensíveis do negócio — inclusive informações sobre os clientes.

Um golpe pode, portanto, afetar a reputação da empresa. A partir disso, ela pode ser vista como uma instituição que não protege os dados. Crises de imagem como essas podem ser difíceis de serem superadas, especialmente para micro e pequenas empresas.

Como evitar golpes financeiros na sua empresa?

Agora você já entendeu que os golpes financeiros são prejudiciais a qualquer negócio. Por isso, o entendimento sobre como evitá-los é essencial.

Saiba a seguir como resguardar sua companhia dos golpistas!

Conhecer as principais fraudes

O primeiro passo para evitar golpes é identificá-los, certo? Afinal, ao saber quais são os principais cenários de risco ou o modo de atuação dos golpistas é possível perceber quando sua empresa está sob ameaça.

Nesse sentido, um dos golpes mais comuns é o phishing. Nele, os criminosos compartilham informações falsas por e-mail, SMS ou outro meio de contato com o objetivo de obter dados da empresa. Isso pode ser a partir da solicitação direta deles ou do download de arquivos maliciosos.

Outro golpe possível é a cobrança de boletos falsos. Aqui, como o próprio nome sugere, a empresa paga uma conta que não existe e o dinheiro é encaminhado diretamente para os golpistas.

Em adição aos cenários acima, outra fraude comum é a clonagem de cartões. Para se proteger de todos esses golpes, é fundamental se atentar ao remetente das mensagens que receber, conferir os dados dos boletos e ter atenção com os estabelecimentos onde usa o cartão.

Evitar compartilhar dados com estranhos

Para evitar golpes, também é importante zelar pelos dados da empresa. Isso inclui evitar compartilhar dados com pessoas, organizações ou fornecedores. Mesmo que exista uma relação prévia de confiança, tenha cuidado com as informações passadas.

Embora essa dica possa soar óbvia em um primeiro momento, é comum encontrar vítimas de golpes que envolvem dados. O principal cenário é por ligações. A empresa recebe o contato de alguém se passando por um representante de banco, por exemplo, que pede a confirmação de dados sensíveis.

Por isso, desconfie sempre que receber uma solicitação para compartilhar informações, especialmente as privadas — como senhas ou número do cartão de crédito. Normalmente, esse tipo de informação não é solicitada por telefone ou e-mail.

Entender os procedimentos financeiros da empresa

Entrando no ambiente interno, é preciso lembrar que golpes não vêm apenas de pessoas que estão fora da organização. É possível que existam tentativas de fraudes internas — de funcionários ou pessoas ligadas à empresa.

Para evitar ser vítima dessas fraudes, é necessário ter um pleno conhecimento sobre os procedimentos utilizados, principalmente os financeiros. Afinal, quando se tem uma visão macro dos processos, é mais fácil se proteger. Nesse ponto, tenha maior cuidado ao compor o time responsável pelas finanças.

É fundamental que, além de competente, a equipe seja de confiança. Também pode ser interessante solicitar relatórios periódicos sobre os números da empresa. Desse modo, você será capaz de manter-se atualizado sobre as finanças e minimizar as chances de erros.

Usar a tecnologia a seu favor

Contar com o apoio da tecnologia é outra estratégia essencial para evitar as chances de golpe. Ao ter um software para o setor financeiro da sua empresa, por exemplo, é possível automatizar diversas tarefas. E isso traz maior segurança aos processos.

Além disso, há sistemas capazes de integrar outros aspectos relativos às finanças — como contas a pagar e receber. Desse modo, ao tornar processos menos manuais, a empresa fica menos suscetível a golpes como os de phishing.

Escolher bem os parceiros do seu negócio

Por fim, é imprescindível que sua empresa faça uma boa seleção de parceiros. Como você lidará com diversas outras organizações, como fornecedores, é necessário que exista uma relação de confiança entre as partes.

Visando aumentar a segurança, é interessante avaliar o histórico das organizações com as quais a sua empresa firmará parceria. É preciso conhecer a reputação, os locais onde ela presta ou já prestou serviço, etc.

Essa questão ganha uma importância ainda maior quando envolve a solicitação de crédito ou outro tipo de financiamento para o seu negócio. Não deixe de contar com parceiros de confiança, como o Tomático, para evitar problemas.

Como vimos, os golpes financeiros podem ser responsáveis por uma série de impactos negativos na sua empresa. Por isso, conhecer as principais estratégias para evitá-los pode ajudar a manter seu negócio em segurança.

Quer estar informado sobre mais conteúdos como esse? Siga o Tomático nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn!